Índice
Quem acompanha o mercado audiófilo já deve ter ouvido falar da chinesa Tronsmart. Com caixas de som de todas as faixas de preço para todas as necessidades, a marca vem ganhando o gosto popular pelos preços atrativos, qualidade sonora e pelas especificações. Esse ano, por exemplo, a Tronsmart Bang foi lançada com 15 horas de duração de bateria.
O Showmetech recebeu a Tronsmart T7 para testar e já adianto: essa caixa de som 360º é muito poderosa e pela faixa de preço compensa muito. Resumindo: Além de ser muito bonita, o som tem ótima qualidade, os graves são muito presentes a ponto de fazer a mesa vibrar, é à prova d’água e o Bluetooth 5.3 torna a execução dos comandos muito rápidos, nunca vi nada assim. Enfim, veja abaixo cada um dos pontos.
Design
As primeiras impressões foram muito positivas. Logo de início você tem a sensação que é um produto bem construído. É basicamente um cilindro de 8 x 22 x 8 cm construído em um plástico muito rígido em cima e em baixo, as laterais são feitas em tecido muito gostoso de segurar. Na parte superior temos dois dos maiores destaques de design: uma roda que funciona pra aumentar e diminuir o volume, e um anel iluminado por LED com 4 modos de iluminação diferentes.
Na lateral temos os botões ligar e desligar, play/pause, avançar e o SoundPulse EQ Button, que é um botão para mudar a equalização das músicas realçando os graves. Abaixo, protegida por uma tampa emborrachada, temos a entrada para cartão de memória e a entrada USB-C para carregamento. Não há entrada P2, mas hoje em dia nem faz tanta falta assim — convenhamos.
A caixa pesa 870 gramas, reforçando a qualidade dos componentes internos. Ela vem com uma cordinha pra você segurar e pode ser usada em pé ou deitada, e aí pode ser que ela fique rodando na sua mesa até travar, se equilibrar e parar.
Gosto é gosto e cada um tem o seu, mas eu a achei muito bonita e gosto bastante de poder aumentar e diminuir o volume pela roda, eu tinha uma JBL Go que os botões pararam de funcionar de tanto pressionados, então quanto menos eu apertar, mais tranquilo eu fico de saber que ela vai durar bastante.
Outra coisa que ajuda a diminuir os toques — e consequentemente o desgaste dos botões — é que pelo aplicativo é possível desligá-la. Acredito que foi a primeira vez que vi isso numa caixa de som, achei legal e útil. Pra ligar é só apertando o botão mesmo, o único produto que já vi aceitar ser ligado via Bluetooth foi um purificador de ar, o PuriCare Mini, da LG.
Conectividade
Nas especificações técnicas é informado que o Bluetooth tem alcance de até 18 metros. Testei e é real. Sem obstáculos eu consegui ficar a aproximadamente 20 metros dela, com o som sem falhas e mesmo com o volume em 40% eu estava ouvindo perfeitamente dessa distância (tadinho dos vizinhos). Dentro de casa pude andar entre cômodos com o celular e ela continuava tocando sem interrupções.
O Bluetooth é do tipo 5.3, o mais moderno atualmente e com a menor latência, além de menor consumo de bateria. Uma de suas características é o aprimoramento de escolha de canal. Pra tentar diminuir interferências, a faixa de frequência do Bluetooth é dividida em vários canais para que os que estejam congestionados sejam ignorados durante o pareamento. Mais um ponto positivo pra T7.
Também é possível se conectar em mais de uma T7 para ter som surround. Então se você quiser comprar duas, dá pra conectá-las via app da Tronsmart e usar em par. É bem bacana. Se você não quiser ter duas caixa iguais, celulares modernos com Bluetooth 5.2 ou superior permitem conectar em duas caixas de som via Bluetooth ao mesmo tempo, então eu conectei o Galaxy S22 na Echo Dot 4 pra ter mais caixas de som tocando música simultaneamente. É útil e fica aqui a dica.
A Tronsmart tem um aplicativo que está disponível tanto na Play Store quando na App Store e por ele você consegue verificar a bateria, alternar modos de equalização, alterar o player (sd card ou Bluetooth), colocar em modo estéreo e uma das coisas que achei bem bacana é a possibilidade de acessar o manual via app, bem útil. Foi dessa forma que descobri que pra desligar a luz dos LEDs basta apertar o botão power rapidamente.
Por fim, pelo aplicativo você consegue atualizar o firmware da T7.
Som
Vou começar assumindo: o som é alto e excelente, surpreende qualquer um que ouve. A potência total é de 30 watts distribuída em 2 tweeters laterais e um woofer na parte de baixo que faz qualquer superfície vibrar bastante. A quantidade de graves presentes é surpreendente. Ouvir “Vai Malandra” da Anitta no volume em cerca de 35% faz a mesa vibrar muito durante as batidas. Se você gosta de graves, essa com certeza é uma caixa de som portátil pra você considerar na hora de comprar.
“Sua Cara“, do Major Lazer com Anitta e Pabllo Vittar no volume 60% estremece tudo. Essa caixa de som portátil é feita principalmente pra ser usada em ambientes externos e ser 360º ajuda muito nisso, você pode posicionar no centro das pessoas e todos conseguirão ouvir música. O Bluetooth tem longo alcance e você não precisará deixar o celular perto, a fabricante informa que aceita até 18 metros e eu testei, é real. Mesmo a 20 metros o som não falha e você consegue ouvir música, ainda que o volume esteja em menos de 50%.
Apesar de não ser um produto voltado para audiófilos, o som é equilibrado e mesmo a girando, a distribuição do som quase não muda, provando que o slogan de “som 360º” não é marketing, é real. Saindo do pop/funk nacional, ouvi “The Sounds of Silence“, de Simon & Garfunkel, e os vocais são suaves e naturais. Os instrumentos de “Another One Bites The Dust“, do Queen, em especial o baixo do início da música, é maravilhoso de ser ouvido aqui.
A gente sabe que caixas de som bluetooth não são as mais indicadas pra assistir filmes e séries por que há delay entre o vídeo e o áudio, o que é normal, há limitação na tecnologia. Mas na Tronsmart T7 isso não acontece. Testei essa caixa junto com o monitor portátil 4K da Uperfect e deu pra assistir sem incomodo.
Enquanto escrevo esse parágrafo sinto as batidas de “We Can’t Stop” da Miley Cyrus e fico triste de vocês não poderem sentir também. O volume está só em 30% e a mesa e meu corpo vibram com as batidas. Gosto de não precisar ter o volume muito alto pra sentir a música vibrando tudo.
Cada um dos modos de som realça uma frequência de som, algumas elevam os médios, outros o agudo e alguns, os graves. Existe o modo de customização em que o usuário escolhe o que ele deseja realçar. Vai de cada um, mas o SoundPulse foi um dos que mais gostei, realça praticamente tudo nas músicas.
Bateria
Aqui dentro tem uma bateria de 2.000 mAh que segundo a fabricante aguenta 12h de reprodução de música. É claro que isso depende de uma série de fatores e pode ser que dure mais ou menos, vai de acordo com cada usuário. Com o LED ligado é possível usar por até 4 horas, também segundo a fabricante.
Bateria é sempre o assunto mais delicado quando falamos de produtos portáteis. Aqui ela não faz feio, mesmo com o LED ligado, 4 horas é um valor muito bom. Com os LEDs desligados consegui ficar o dia quase que todo ouvindo música no volume em 30% e no fim do dia ainda
Eu amo que os aparelhos sem fio, sejam fones, mouses, teclados ou caixas de som ou qualquer coisa, mostram a porcentagem da bateria e pela Tronsmart não é diferente. Seja via iOS, Android ou Windows.
Preço
A , mas já esteve por menos de R$ 300. Pro que ela oferece o preço está ótimo.
Conclusão
Foi uma surpresa positiva em todos os sentidos. Qualidade em tudo: desde o acabamento bem feito, som alto e claro, duração de bateria. Foi a primeira vez que testei um produto da Tronsmart e está definitivamente recomendada. Uma JBL Flip 6, que tem especificações técnicas inferiores, custa quase o dobro.
Vale muito a pena pagar em torno de R$ 334,00 na Tronsmart T7, investimento que você não se arrependerá e ela com certeza é uma das melhores caixas de som nessa faixa de preço. Pra quem quiser conhecer mais produtos, no site da Tronsmart você encontra fones de ouvido, caixa de som, acessórios, teclados e muito mais.
Especificações técnicas da Tronsmart T7
Modelo | Tronsmart T7 |
Versão Bluetooth | Bluetooth: 5.3 |
Perfil de bluetooth | a2dp v1.3, avrcp v1.6, hfp v1.7 |
Codec de áudio | SBC |
Escala de bluetooth | Até 18m/59ft (área aberta) |
Classificação do ip | IPX7 impermeável |
Potência de saída | 30w |
Faixa de freqüência | 20hz-20khz |
Bateria | 7.4v/2000mah |
Tempo de reprodução | Até 12 horas (led desligado); Até 4 horas (led ligado); |
Cor | Preta |
Tempo de carregamento | 3 horas |
Peso | 870 gramas |
Tamanho | 8 x 22 x 8 cm |
Veja também
Caixa de som Tronsmart Bang oferece até 15 horas de bateria.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Bom dia estou aguardando a minha chegar a expectativa é grande…
Essa caixa é perfeita ! Pra ser mais que perfeita só faltou ter uma bateria de 2.500mAh no mínimo. Poderia ter uma de 3.000 mAh para durar muito mais. Comprem sem medo, essa caixinha é espetacular !