Índice
Não é só por Dark Souls que a From Software é conhecida. Muito antes de desbravar o gigantesco mundo aberto de Elden Ring ou travar as mais épicas batalhas samurais em Sekiro: Shadows Die Twice, a renomada desenvolvedora japonesa era a casa dos jogos de mecha, graças à série Armored Core.
Tradição acima de tudo
Há mais de dez anos em hibernação desde o último lançamento, Armored Core está de volta com seu sexto volume, sem contar os diversos spin-offs da franquia. Em Armored Core 6: Fires of Rubicon, você fará parte de um grupo mercenário em busca de trabalho no remoto planeta Rubicon 3, onde foi descoberta uma veia de Coral, um valioso recurso natural com capacidade quase infinita de aplicações energéticas.
Sendo um mercenário, e em especial um humano geneticamente modificado para ser um piloto dos robôs armados conhecidos como ACs, não demora muito até que você se encontra trabalhando para praticamente todas das muitas facções presentes em Rubicon, incluindo a Frente de Libertação, formada por colonos há muito estabelecidos no local.
Grande parte do jogo se resume a completar missões para qualquer cliente que arque com os custos dos seus serviços e não é incomum em uma fase lutar contra certas pessoas para depois, em outra oportunidade, juntar forças com elas. Afinal, é esta a natureza de um mercenário, e isso Armored Core 6 faz muito bem, mostrar que não há fidelidade quando a grana está na mesa.
E grana você como piloto irá necessitar e muito para manter-se atualizado, pois a loja do jogo vai recebendo atualizações cada vez mais caras e poderosas para o seu robozão conforme o avanço na campanha. Há uma variedade cada vez maior no decorrer do jogo quando se fala de partes para instalar em seu AC, cabendo a você decidir como especializar o seu modo de jogar.
Flexibilidade para iniciantes e veteranos
Por sorte, para quem se sentir perdido sobre como tratar desse e de outros aspectos de Armored Core 6, há uma série de tutoriais que se destrava no mesmo ritmo em que novas funcionalidades do jogo são apresentadas a você. E já de cara eles se mostram incrivelmente úteis, ensinando o básico do básico do sistema de controle do jogo, que no começo da brincadeira parece ser limitado, mas é tudo menos isso.
Essa complexidade mostra sua cara logo nas primeiras horas de Armored Core 6, quando você ganha a habilidade de lutar em arenas virtuais contra oponentes designados pela I.A do sistema automatizado dos mercenários, sem falar de outros jogadores, ao chegar capítulo 2 da história.
Nela, você tem como lutar contra uma série de inimigos de todos os formatos possíveis, o que além de te ensinar como lidar com eles durante as missões de fato, também te presenteia com chips, a moeda vigente para compra de atualizações do sistema operacional do seu mecha.
Com essas novas funcionalidades, você é capaz de afunilar ainda mais a especialização de AC, além de aumentar a gama de habilidades disponíveis, como acrescentar novas acoplagens de jatos, que por sua vez trazem maior flexibilidade nos movimentos ao planar no ar.
Inúmeras permutações de jogo
Por um lado, vale a pena focar na especialidade que você mais se identificar e vir a gostar, mas caso venha a se sentir à vontade com múltiplas opções, há também como salvar mais de uma configuração de seu robô, para trazer ao campo de batalha quando for necessário.
Nisso, cabe citar, claro, a delícia que é controlar esse bichão. A jogabilidade é de longe a parte mais importante da equação de diversão de Armored Core 6, e quanto a isso, pode ficar tranquilo, pois a From Software caprichou e muito neste jogo.
Temos aqui um campo de batalha repleto de possibilidades visto a enorme quantidade de permutações nas quais você pode se basear para armar seu AC. As missões são curtas e levam em conta a eficiência na execução do trabalho, o quanto você gastou em recursos como munição e kits de reparo, sem falar no dano causado ao inimigo.
Quanto melhor sua performance, mais grana entra na sua conta, e como já contamos lá atrás, você vai precisar dela para transformar sua ferramenta robótica em uma arma mortífera, para impor respeito entre seus colegas e rivais mercenários. Visto que você é um novato, vai ter muito chão para cunhar um nome para si mesmo.
Essa classificação determina o ritmo com o qual novos itens chegam à loja do game, sem falar no destrave de novas modalidades da arena, a qualidade dos contratos a serem aceitos e quanto dindim você irá juntar no final.
É do tipo de coisa que irá fazer os jogadores mais dedicados e perfeccionistas repetir missões até alcançar a pontuação máxima, sem falar em disputar a liderança do ranqueamento mundial, que rola entre todos que estão jogando Armored Core 6 no mundo todo.
Muitos segredos para se achar
Agora, este não seria um jogo da From Software se não tivesse os seus segredinhos, e apesar de ser uma experiência muito mais linear que os lançamentos mais recentes do estúdio de Hidetaka Miyazaki, o sexto título da série traz uma série de colecionáveis que podem ser trazidos como recordação de basicamente todas as missões do jogo.
Ao contrário de muita da tralha que a gente costuma amontoar em outros games, os de Armored Core 6 cumprem uma função interessante no jogo, a de contar o pano de fundo dos acontecimentos da história, de um modo semelhante ao que vemos em Dark Souls e outros dos jogos atuais da empresa.
Tais recordatórios, por assim dizer, podem ser obtidos dos destroços de unidades inimigas que você abate no decorrer das fases do jogo, e cabe ao seu piloto parar a matança por um segundinho para buscar esses tesouros. Mas tenha em mente que não será qualquer vítima sua que irá deixar para trás essas recordações, o que requer que você seja meticuloso no modo com o qual abate a oposição durante o jogo, pois nem todos em seu caminho são contabilizados como objetivos cruciais nas missões, com alguns bem fora da trilha, aliás.
Essa busca faz com que haja um valor ainda maior em jogar novamente as muitas missões do jogo, já que alguns desses colecionáveis se apresentam uma única vez, em fases específicas de Armored Core 6. Obviamente, não será todo mundo que irá atrás disso, mas para quem busca ver tudo o que há de se curtir, a busca será sem dúvida alguma um prato mais que cheio.
Uma apresentação de dar água na boca
Armored Core 6, por ser um jogo da atual geração de videogames, é um espetáculo visual de destruição. Mesmo com ambientes menores que geram certo confinamento no decorrer das missões, a ação desenfreada do jogo é delirante, cheia de efeitos luminosos e de partículas, especialmente durante as muitas explosões que você e seus colegas causam.
Quanto ao caráter sonoro do game, toda a comunicação entre seu personagem mudo e o mundo é feita através de rádio entre e durante missões, pois não há cutscenes mostrando um humano sequer no jogo. A qualidade das atuações varia bastante, sendo que seu treinador, Walter, consegue ser mais robótico em sua leitura das falas que o mecha que você controla.
Em contrapartida, a sonoplastia é no geral excelente, fazendo uso incrível de diferentes canais de áudio caso você jogue utilizando um sistema de som em home theater ou um fone de ouvido de qualidade. Explosões e outros efeitos sonoros funcionam para alertá-lo de perigos dentro e fora do seu campo de visão, colocando você bem no centro do caos generalizado.
Nosso veredito
Mesmo sendo um jogo nos conformes mais tradicionais e sem todo o mistério que permeia seus sucessos de venda e crítica mais atuais, Armored Core 6 é um tiro certeiro por parte da From Software e da publicadora do game, a Bandai Namco.
A gigantesca variedade de estilos de jogo, aliada ao ritmo rápido de suas fases, faz de Armored Core 6 um jogo sem um tiquinho de gordura sequer. Não há enrolação para quem está em busca de ação, e para outros jogadores dedicados a extrair tudo que há, o jogo também oferece meios de se divertir com seus colecionáveis.
O mais novo lançamento da franquia Armored Core é um dos melhores jogos do gênero dos últimos tempos. Há muito para se curtir especialmente para aqueles que buscam pegar o bonde da série sem qualquer experiência prévia. Por outro lado, jogadores veteranos terão uma gama de possibilidades para dar inveja a qualquer um na hora de montar seus mechs e partir para a briga.
Armored Core 6 tem um pouco de tudo para todo o tipo de jogador, dos que querem simplesmente ver o circo pegar fogo sem qualquer pretensão a aqueles que se preocupam com os menores detalhes na hora de escolher novas peças para seus robôs gigantes. Esse sim é um belíssimo retorno de uma franquia que há muito não se via novidades. Seja muito bem-vindo de volta, Armored Core!
Quer ficar sem perder uma só novidade do mundo dos games? Fica com o Showmetech!
Fonte: Wikipedia
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (20/08/23)
Armored Core 6: Fires of Rubicon
Armored Core 6: Fires of Rubicon-
Gráficos100/100 Excelente
-
Som90/100 Incrível
-
Jogabilidade90/100 Incrível
-
Diversão100/100 Excelente
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Eu adorava esse jogo no PS1, boas memórias. Tomara que não custe um olho da cara.