Índice
A linha de telas conectadas da Amazon recebeu seu maior modelo (até então), o Echo Show 15. Com a proposta de ser uma central da casa conectada, este modelo tem um design pensado para fazer parte da decoração da casa, com formato que lembra um quadro para pendurar na parede. O Showmetech testou as funcionalidades da maior tela conectada da Amazon, e você vai ver abaixo quais foram as impressões desta análise, confira.
Design
À primeira vista, o Amazon Echo Show 15 lembra um quadro pendurado na parede – e lembra também a smart TV The Frame, da Samsung, mas em tamanho menor, visto que tem as dimensões de 402 mm x 252 mm. A tela conectada possui uma moldura preta externa, e uma moldura branca interna (onde está alojada a câmera) que remete a um passe-partout (também conhecido como paspatur aqui no Brasil), muito utilizado na composição de quadros emoldurados. E esse é o objetivo da Amazon, ter um dispositivo tecnológico integrado à decoração da casa.
Nas bordas laterais da moldura preta, o Echo Show 15 apresenta comandos que já são conhecidos da linha de telas inteligentes da Amazon: controle de abertura da câmera, teclas de volume e de bloqueio do microfone. Junto dos botões, há os furos de captação do microfone.
Já na parte traseira, vemos as saídas dos alto-falantes posicionadas nas laterais do dispositivo. Há uma canaleta em formato quadrado para encaixar o suporte de fixação na parede (incluso na caixa), além de quatro furos para parafusos, que serão utilizados para fixar o suporte de mesa (comprado separadamente).
Ainda na traseira, no centro, há um rebaixo para conectar a fonte de energia – que possui um cabo relativamente curto, considerando uma posição de instalação na parede, à altura dos olhos. Assim como nos demais dispositivos conectados da linha Amazon Echo, há uma porta microUSB que a Amazon não divulga como utilizável, entretanto especula-se que poderia ser usada para um adaptador Ethernet-USB.
Tela e câmera
O Amazon Echo Show 15 não tem este nome à toa, pois possui uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD (1920×1080 pixels) sensível ao toque com revestimento brilhante – ao contrário da The Frame 2022, que possui revestimento de tela fosco antirreflexo. Este detalhe deve ser lembrado na hora de posicionar a tela inteligente, pois o reflexo das luzes pode atrapalhar a visualização de conteúdo.
A orientação da tela é detectada automaticamente, esteja você utilizando o Echo Show 15 na posição vertical ou horizontal. Importante notar que, caso você pretenda utilizar o dispositivo para assistir vídeos em serviços de streaming, o ideal é mantê-lo com a tela na horizontal, para aproveitamento máximo.
Já a câmera tem sensor com resolução de 5 MP, e esperávamos mais de um dispositivo premium, já que tanto o Echo Show 10 quanto o Echo Show 8 já utilizam câmeras de 13 MP. Claro que não se trata de uma câmera com pretensões mais profissionais, mas a qualidade nas chamadas de vídeo deixa a desejar.
Assim como nas demais telas inteligentes da Amazon, o Echo Show 15 também possui um botão deslizante para bloquear fisicamente a câmera. Enquanto este recurso funciona como uma garantia de que não há imagens sendo capturadas dentro de casa, o bloqueio da câmera acaba impedindo um dos recursos mais interessantes do dispositivo, que é o reconhecimento do usuário para personalização de informações (vamos falar mais abaixo).
Áudio e Conectividade
Se no Echo Show 15 a tela é o grande destaque, o mesmo não pode ser dito do sistema de som. A tela inteligente vem equipada com dois alto-falantes de 1,6 polegada, ou seja, o mesmo conjunto visto no diminuto Echo Show 5. Os alto-falantes possuem saídas nas laterais ou acima e abaixo, dependendo da orientação da tela na hora do uso.
No uso diário, são competentes para conversar com a Alexa, fazer videochamadas, ouvir um podcast ou uma música de fundo. Mas não espere uma boa qualidade sonora com volume alto: falta corpo nas músicas. A impressão que fica é que, por ter um corpo fino, a acústica não ficou tão bem resolvida quanto no restante da linha Echo Show. Se o Echo Show 8 possui qualidade sonora comparável às caixas bluetooth da JBL, o áudio do Echo Show 15 é comparável ao sistema de som de notebooks.
Quanto à conectividade, o Echo Show 15 conecta-se à rede local com Wi-Fi 5 de banda dupla com antena dupla (MIMO). Já o bluetooth permite compartilhar áudio do smartphone, tablet, notebook ou qualquer dispositivo que reproduza música. Além disso, também permite conectar caixas de som bluetooth para reproduzir o conteúdo do Echo Show – um recurso bem-vindo para melhorar a qualidade sonora.
Alexa e usabilidade
A Alexa está presente e no comando do Echo Show 15, mas o destaque neste modelo fica por conta da interface com widgets, que aproveita a grande área da tela mostrando diversas informações úteis. Se nos modelos menores a tela mostra uma informação por vez, agora é possível ver ao mesmo tempo o horário, previsão do tempo, calendário, e outras informações que podem ser personalizadas conforme o gosto do usuário.
E por falar em usuário, lembra quando falei da câmera? O processador AZ2 Neural Edge possibilita o recurso Visual ID, que utiliza a câmera para reconhecer o usuário que está utilizando a tela conectada e fornece informações personalizadas. Para utilizar o recurso, cada usuário deverá se cadastrar, em um processo que necessita registrar o rosto em posições determinadas. Segundo a Amazon, o Visual ID armazena localmente a identificação biométrica do usuário, em respeito à privacidade.
E como usar o Visual ID? Com a câmera destampada, basta passar em frente ao Echo Show 15 que você será automaticamente identificado – uma saudação “Boa tarde, Fulano” vai aparecer no topo da tela e você verá suas informações personalizadas, incluindo até mesmo mensagens deixadas por outras pessoas da sua casa.
Os widgets são uma importante evolução para a linha Echo Show, entretanto são poucos e todos eles fornecidos pela própria Amazon. A variedade também não é muita: há calendário, notas, lista de compras, controles da casa conectadas, dicas, e mais alguns outros. Mas enquanto há muitas possibilidades de customização da posição dos widgets, os widgets em si não possuem personalização, podendo atrapalhar a experiência. Dois exemplos: se o seu calendário for muito cheio, serão exibidos os primeiros três ou quatro compromissos da agenda; e se você tem muitos dispositivos conectados em casa, o widget vai mostrar apenas uma parte. O ideal seria que houvesse widgets de terceiros, especialmente relacionados aos skills da Alexa.
Falando em skills, o Spotify está presente, possui uma bela interface, porém a experiência é muito limitada. Se você espera conseguir navegar pela biblioteca e fazer busca usando a tela, sinto lhe dizer que não será desta vez. Você pode pedir uma música por comando de voz para a Alexa, ou controlar pelo smartphone e selecionar o Echo Show como alto-falante para saída da música (como é feito em qualquer dispositivo compatível com a Alexa), e a interface irá mostrar apenas a música que está tocando e algumas sugestões de playlists relacionadas. Sem biblioteca, sem barra de pesquisa. Uma pena.
Já nos serviços de streaming de vídeo, a coisa melhora. A interface da Netflix é semelhante ao visto em smart TVs, e você pode utilizar a tela para selecionar o que pretende assistir. Como falamos anteriormente, se você pretende assistir Netflix, Prime Video ou YouTube, instale o Echo Show 15 com a tela deitada. Falando em YouTube, a Amazon e o Google ainda não disponibilizaram uma forma nativa de assistir os vídeos da plataforma, então ao ser solicitado, abre-se o navegador de internet no site do YouTube. Funciona? Sim, mas poderia ser mais funcional e bem executado.
Os serviços de videochamada estão restritos ao Skype e ao recurso nativo da Alexa, que conecta com outros dispositivos Echo Show e com o app da Alexa para smartphones. Enquanto não testei a conexão com o Skype, pois estamos em 2022, a videochamada para um smartphone com o app da Alexa transcorreu bem, sem atrasos ou cortes, e com boa qualidade de imagem – dentro das limitações dos 5MP da câmera. O que realmente faz falta é a compatibilidade com demais plataformas de videochamada mais populares, como o Google Meet e o Zoom.
Base para mesa
Ao comprar o seu Amazon Echo Show 15, saiba que será possível apenas pendurá-lo na parede, seja na vertical ou na horizontal. E se você quiser instalar na superfície de um móvel, tal qual todos os outros dispositivos Echo produzidos pela Amazon?
Bem, você poderá comprar à parte uma base para mesa. A Amazon enviou para teste um suporte inclinável fabricado pela Sanus, que oferece até 27 graus de inclinação na vertical (no modo retrato) e 30 graus na horizontal (no modo paisagem). Com o suporte, você terá mais flexibilidade e facilidade para a instalação do Echo Show, visto que não é necessário furar qualquer parede: basta apenas uma superfície para instalação.
Um dos usos da tela conectada sugeridos pela Amazon é na cozinha, e a tela com o suporte funciona muito bem neste cenário. Você poderá deixar em cima do balcão para ver vídeos (séries, filmes ou até mesmo receitas) enquanto estiver cozinhando.
Um ponto de atenção neste modelo é que, uma vez instalado, não é possível mudar a orientação da tela – para isso será necessário desparafusar o suporte e reinstalar na orientação desejada. Caso você queira ter essa flexibilidade, a Amazon também vende no Brasil um suporte giratório, que permite trocar facilmente a posição do Echo Show 15 entre vertical e horizontal.
Conclusão
O Amazon Echo Show 15 é um belo produto, atende muito bem à expectativa de fazer parte da decoração da casa e traz todos os benefícios já conhecidos da linha Echo, como a total integração com a Alexa. Os widgets são uma bela adição à interface da tela conectada, porém o Echo Show 8 e Echo Show 10 também receberam este recurso através de atualização.
Para quem busca uma tela de bom tamanho, que poderá ser utilizada para consumo de mídia – vídeos e séries na Netflix, Prime Video e YouTube –, o Echo Show 15 vem como uma ótima pedida. Entretanto, as demais telas conectadas da Amazon oferecem as mesmas funcionalidades, e pelo mesmo preço é possível comprar o Echo Show 10, que apesar de menor possui melhor câmera, som de qualidade superior e a tela motorizada que acompanha o usuário.
O Echo Show 15 pode ser encontrado por R$ 1.899 na Amazon. Lá também é possível encontrar o suporte articulado (R$ 149) e o suporte giratório (R$ 199).
Especificações Técnicas
Marca | Amazon |
Modelo | Echo Show 15 |
Tamanho | 402 mm x 252 mm x 35 mm |
Peso | 2.215 g |
Tela | 15,6 polegadas (1920 x 1080 pixels) |
Câmera | 5 MP com tampa embutida |
Áudio | Drivers duplos full-range de 1,6” |
Conectividade | Wi-Fi 5 com antena dupla (MIMO Bluetooth (AD2P / AVRCP) |
Sistema Operacional | Fire OS |
Assistente virtual | Alexa |
Processador | SoC octa-core Amlogic Pop1 com mecanismo de rede neural Amazon AZ2. |
Sensor | ALS RGB e acelerômetro. |
Inclusos na caixa | Echo Show 15 Adaptador de energia bivolt (30W) Suporte de parede |
Preço | R$ 1.899 |
Veja também
Procura uma tela conectada menor? Veja nosso review do Echo Show 5, da Amazon.
Echo Show 15
Amazon Echo Show 15-
Design10/10 Excelente
-
Tela9/10 Incrível
-
Câmera7/10 Bom
-
Áudio6/10 Normal
-
Usabilidade7/10 Bom
Pros
- Design decorativo
- Qualidade da tela
- Widgets
Contras
- Câmera de baixa resolução
- Áudio de qualidade inferior