Índice
O universo dos games conta cada dia mais com títulos novos de belos gráficos e ótimas performances. Porém, diversos deles são baseados em visuais de outros que abriram o caminho nesse universo. Afinal, os clássicos sempre tem seu charme, né? E o que podemos considerar “retro games” hoje, já foram a base para os gamers de plantão. Por isso, trazemos para vocês uma lista com os 20 melhores títulos atuais inspirados em visuais de clássicos em 2D ou 2.5D. Confira a lista!
Bastion
Bastion é um dos jogos retrô em 2D que seguem a narrativa de um RPG de ação com um narrador que reage a cada movimento que faças. Explora mais de 40 atraentes cenários pintados à mão à medida que descobre os segredos de Calamity, uma catástrofe surreal que desfez o mundo em pedaços.
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, macOS X, PC, Linux e iOS.
Braid
Braid é um dos jogos em 2D de plataforma e resolução de quebra-cabeças, desenhado num estilo pictórico, onde é possível manipular o fluxo do tempo de formas estranhas e não usuais. Partindo de uma casa na cidade, viaje até uma série de mundos e resolva quebra-cabeças para resgatar uma princesa.
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC, Linux e macOS Classic.
Castle Crashers
Esse jogo retrô é uma remasterização do clássico de 2008. Toda a história de Castle Crashers gira em torno do sequestro de quatro princesas e de um grande cristal, que, aparentemente, tem valor inestimável. Até quatro usuários podem jogar numa rede local ou online para salvar a princesa, proteger o reino e invadir alguns castelos. Se você ama os jogos em 2D, precisa jogar esse!
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Switch, PC, macOS e macOS Classic.
Celeste
Ajude Madeline a enfrentar seus demônios internos em sua jornada até o topo da Montanha Celeste, em mais um dos jogos em 2D dos criadores de TowerFall. Desbrave centenas de desafios meticulosos, descubra segredos complicados e desvende o mistério da montanha. A aclamada arte do jogo retrô merece destaque, sendo feita pelo estúdio brasileiro MiniBoss. E o título concorreu ao The Game Awards 2018, vencendo nas categorias Melhor Jogo de Impacto e Melhor Jogo Independente, além de ser indicado para Melhor Jogo do Ano e Melhor Trilha Sonora.
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, macOS, PC, Linux e Google Stadia.
Cuphead
Cuphead é um jogo retrô em 2D de ação e tiros, com ênfase nas batalhas de chefes. Inspirado nas animações infantis da década de 1930, os visuais e efeitos sonoros foram recriados com as mesmas técnicas dessa era. Destaque para os desenhos feitos à mão, fundos em aquarela e gravações originais de jazz.
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
FEZ
A trama gira em torno de Gomez, um personagem bidimensional que vive em um mundo 2D plano. Certo dia, ele encontra um misterioso cubo chamado “Hexahedron“, e em seguida, recebe um chapéu “FEZ” que lhe dá o poder de ver um mundo tridimensional à sua volta.
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Playstation Vita, Xbox 360, Nintendo Switch, PC, Linux, macOS e iOS.
FTL: Faster Than Light
O FLT é um simulador de nave espacial em 2D com visão de cima para baixo lançado pela Subset Games em 2012. O jogo lhe deixa no comando total como capitão. Ele lhe permite ter uma tripulação completa em uma nave, inserindo nomes, características e também direcionar cada um para seus respectivos aposentos, com suas respectivas funções.
Plataformas: PC, Linux, macOS e iOS.
Guacamelee
Jogo de ação em plataformas 2D ao estilo Metroidvania. Guacamelee é ambientado em um mundo mágico inspirado na cultura tradicional e no folclore mexicanos. Os jogadores controlam o lutador Juan e exploram um mundo aberto e não linear para completar os objetivos da história. Enquanto isso, conseguem atualizações de personagem e lutam contra inimigos.
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One, PC, macOS, Nintendo Wii U e Nintendo Switch.
Hollow Knight
Aclamado jogo de ação e aventura de insetos e heróis em 2D. Os jogadores exploram cavernas serpenteantes, cidades antigas e ermos mortais. Lutam contra criaturas malignas e aliam-se a insetos bizarros. Descubra a história antiga e solucione os mistérios enterrados no coração do reino. (https://fii-institute.org/)
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Cloud Gaming, PC, Linux e macOS.
Inside
Inside é um dos jogos em 2.4D da Playdead, desenvolvedora dinamarquesa independente. O jogo de aventura indie é guiado pela narrativa e combina ação intensa com enigmas desafiantes. Suas marcas são o estilo artístico sombrio, banda sonora ambiental e atmosfera inquietante.
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PC, iOS e macOS.
Limbo
Sem ter certeza sobre o destino de sua irmã, um garoto entra no LIMBO a procura dela. Ele somente encontra alguns personagens humanos no novo lugar, que atacam e fogem dele. Esse jogo retrô de quebra-cabeça em plataforma possui gráficos em 2D e marcou a estreia do estúdio Playdead em 2010.
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One, PC, Linux, macOS, Nintendo Switch, Android e iOS.
Mark Of The Ninja
Como um verdadeiro ninja, você deve ser silencioso, ágil e esperto para vencer seus oponentes. Marcado com tatuagens amaldiçoadas que oferecem sentidos aguçados, toda situação apresenta a você opções. Esse jogo retrô em 2D é de ação stealth e foi lançado em 2012, sendo desenvolvido pela Klei Entertainment e publicado pela Microsoft Studios.
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox 360, Xbox One, PC, Linux, macOS e macOS Classic.
Ori And The Blind Forest
A floresta de Nibel está morrendo. Após uma grande tempestade colocar em andamento uma série de eventos devastadores, Ori deve viajar em busca da coragem para confrontar um inimigo sombrio e salvar o seu habitat. Em Ori And The Blind Forest os gráficos em 2D remetem a jogos antigos, mas tudo é feito utilizando tecnologias atuais. E o resultado é belíssimo.
Plataformas: Nintendo Switch, Xbox One e Microsoft Windows.
Ori And The Will Of The Wisps
Ori And The Will Of The Wisps é um jogo retrô que dá sequência ao game acima. Ori, o pequeno espírito, já enfrentou muitos perigos, mas quando um voo fatídico ameaça a corujinha Kun, será necessário mais do que apenas coragem para reunir uma família, curar uma terra despedaçada e descobrir seu verdadeiro destino. Ele é um dos destaque dos jogos em 2D, e concorreu ao The Game Awards 2020 nas categorias: Melhor Direção de Arte, Trilha e Jogo de Ação/Aventura.
Plataformas: Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Xbox Cloud Gaming.
Spelunky
Spelunky é um jogo de plataforma em 2D de 2008, onde o usuário assume o papel de um aventureiro como o Indiana Jones. O personagem tem que desvendar mistérios, recolher tesouros e salvar mulheres em apuros ao longo do caminho para terminar cada nível. Sua sequência, Spelunky 2, foi lançada em 2020 e está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Cloud Gaming, Xbox Series X/S, PC e Nintendo Switch.
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, PC e macOS.
Stardew Valley
O game trata-se de um RPG sem fim da vida no campo. Você herdou a antiga fazenda de seu avô no Vale do Orvalho, agora deve aprender a viver da terra e transformar esses campos completamente vegetados em uma casa próspera. Para isso, você é equipado com ferramentas de segunda mão e algumas moedas. Stardew Valley é um dos jogos em 2.5D na lista, no entanto, conta com gameplay em 2D.
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox One, Xbox Cloud Gaming, PC, Linux, macOS, Android e iOS.
Terraria
RPG de ação-aventura independente lançado em 2011 pela desenvolvedora Re-Logic. Seus focos são a exploração, artesanato, construção de estruturas e combate a monstros perigosos em um mundo 2D gerado de forma procedural (conjunto de algoritmos usados como uma ferramenta para criar grandes quantidades de conteúdo em arquivos de tamanhos mínimos).
Plataformas: PlayStation Vita, PlayStation 3, PlayStation 3, Nintendo Switch, Nintendo 3DS, Nintendo Wii U, Xbox One, Xbox 360, PC, OS X, Linux, Android, Windows Phone e iOS.
Tetris Effect
Tetris Effect é um famoso jogo de quebra-cabeças onde o jogador deve empilhar cubos em linhas contínuas. A depender da combinação desses blocos, as linhas se anulam e somem, e isso rende mais pontos. Quanto mais se demora para atingir o topo, melhor para a pontuação.
Essa é uma versão reformulada e em 2D do clássico Tetris, lançada em 2018. Com multiplayer, você batalha com outros jogadores online para ver quem pontua mais. Há como atrapalhar o outro usuário também, “atacando-o”. O título original está disponível para PlayStation, Game Boy, Mega Drive, Super Nintendo, Android, iOS, PC, macOS e pode ser jogado de graça no site oficial.
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, PC, Xbox Series X/S e Oculus Quest.
The Elder Scrolls V: Skyrim
The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo principal da aclamada série The Elder Scrolls. Os acontecimentos em Skyrim — terra natal do povo Nords — se passam duzentos anos depois da crise de Oblivion (quarto jogo), no ano 201 da quarta era, e 30 anos após a mais recente Grande Guerra. O título em 2.5D venceu o prêmio de Melhor Jogo do Ano em 2011, no Spike Video Game Awards — premiação conhecida hoje como The Game Awards.
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.
Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2
Famoso game de skate em 2.5D, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 leva o nome do conhecido skatista norte-americano. Os dois títulos citados e presentes no trailer são remasterizações dos clássicos, lançadas em 2020. O game original tem versões para PlayStation, Game Boy, Game Boy Advance, Game Boy Color, Nintendo 64, iOS, PC e macOS.
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC.
E então, qual dos retro games acima você colocou na sua lista? Conte para a gente nos comentários!
Veja também:
Não tem um console ou PC gamer? Não tem problema! Confira uma lista com retro games que podem ser jogados no navegador do computador.
Fontes: The Gamer, Retro Dodo, Slant, IMDB.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Gostaria de saber sobre o jogo 3Xtreme !! Brincava com as crianças aqui em casa no domingo!! Já procurei esse jogo mais não achei!! Era do play one. Obrigada. Gostei muito da matéria!! Sucesso.