A Apple revelou nesta segunda-feira (8) durante a WWDC um novo serviço de streaming de música: Apple Music. A companhia que transformou a música digital com o iPod e o iTunes demorou para entrar nesse novo mercado e chega com a missão de concorrer com players já estabelecidos, como Spotify e Rdio.
O Apple Music irá combinar transmissão de rádios, download e transmissão de músicas, clipes, além de canais de interação entre artistas e fãs. Ele será integrado ao atual app Música do iOS.
Como outros serviços de streaming, haverá recomendações de músicas. A companhia aposta em recomendações personalizadas e não irá se apoiar apenas nos algoritmos: uma equipe de especialistas da Apple fará algumas sugestões. Além disso, o aplicativo terá estações de rádio que serão controladas por DJs. Zane Lowe da BBC é um dos nomes responsáveis pela curadoria do canal que tocará 24 horas por dia.
Através da área Connect, artistas poderão publicar mensagens para os fãs, como fotos de bastidores, downloads de novas músicas e letras de canções que estão sendo produzidas. A ideia é bem similar ao material oferecido pelo concorrente recém lançado Tidal.
Como em outros serviços, os usuários poderão escutar as músicas offline e compartilhar playlists com amigos. Um diferencial é a presença de videoclipes em alta definição.
O Apple Music custará US$ 9,99 por mês, ou US$ 14,99 no plano família para até seis pessoas. A partir do dia 30 de junho ele estará disponível em mais de 100 países. Será possível escutar as músicas no iOS, OS X e Windows. Uma versão para Android será disponibilizada até o final do ano, segundo a empresa.
O Apple Music está entrando em um mercado dominado pelo Spotify, que já possui 60 milhões de usuários (15 milhões no plano Premium), sem muitos diferenciais. A carta na manga da Apple é a sua grande base de consumidores de produtos de hardware.
Ainda não há informações sobre o lançamento do serviço no Brasil, mas a página brasileira indica que ele será lançado em breve.
Quer saber tudo o que rolou no evento de hoje da Apple? Confira o nosso resumo com todas as novidades apresentadas!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.