O Internet Explorer é o navegador padrão do Windows desde 1995 e por mais de duas décadas é alvo polêmicas. A famosa guerra dos navegadores, quando o Netscape perdeu seu posto de líder para o IE causando uma mudança na forma como sites eram desenvolvidos e resultando no nascimento de novos navegadores: Mozilla Firefox e Opera, trouxe má fama para ele.
Por ser inferior aos seus concorrentes tanto na interface, como em funcionalidades, recursos e tecnologia, muitos usuários acabam trocando o navegador padrão do Windows por outro, como Chrome, Firefox e Opera, mas tem aqueles que preferem uma medida mais radical, como remover o programa de vez.
Felizmente, remover o Internet Explorer no Windows 10 é muito simples, confira no passo a passo a seguir.
1- Abra o Painel de Controle. Para acessá-lo, digite “painel de controle” e selecione a opção.
2- No Painel de Controle selecione a opção “Desinstalar um programa“.
3- Agora clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows“.
4- Procure e desmarque a opção “Internet Explorer“.
5- Clique em “OK“, depois em SIM para confirmar e reinicie seu computador.
Pronto, agora você está “livre” do Internet Explorer. Caso mude de ideia, basta repetir o processo até o passo 4 e marcar novamente a opção “Internet Explorer“.
E o Edge? Tem como tirar?
Mesmo removendo o IE, seu “filho”, o Microsoft Edge continua no Windows. Ainda não existe um método para removê-lo, mas você pode substitui-lo por outro navegador de sua preferência.
Basta acessar as Configurações > Sistema > Aplicativos Padrão e alterar a opção Navegador da Web, trocando o Microsoft Edge por outro navegador.
Gostou da dica? Quer mais tutoriais como esse? Escreva nos comentários.