Copilot agora lê artigos e pode os resumir

Novo recurso do Microsoft Copilot analisa documentos no Windows

Avatar de joão lucas batista
A IA da Microsoft poderá acessar arquivos salvos no computador para criar resumos, analisar dados e avaliar suas informações

O Microsoft Copilot ganhou novos recursos para otimizar a produtividade de seus usuários no Windows 11. A IA da Microsoft agora analisa dados para criar resumos e vincular essas informações a tarefas de análise e acessibilidade.

Apesar de não ter sido anunciado oficialmente pela Microsoft, o recurso foi descoberto e revelado em primeira mão pela conta Leopeva64 no X, antigo Twitter, que publicou um vídeo utilizando a nova ferramenta de chat. No vídeo, o Copilot recebe comandos para organizar os tópicos de um documento em PDF em um sumário, feito em segundos pela IA. Veja abaixo:

Novos recursos do Microsoft Copilot

As novas ferramentas do Copilot devem agradar os usuários pelo aumento em produtividade. O novo chat é fácil de usar e intuitivo, permitindo arrastar e soltar um arquivo no bate-papo para que, assim, a IA tenha acesso ao conteúdo.

Microsoft copilot
Novo chat do Copilot. Imagem: Reprodução/ XDA

Em seguida, há uma vasta lista de ações possíveis para serem demandadas. O usuário poderá fazer uma pergunta sobre o documento, querendo saber pontos específicos do texto, ou até mesmo pedir um resumo.

Com isso, o Copilot auxilia na procura de dados ou informações que podem estar condensadas em documentos extensos, o que demandaria muito tempo manualmente.

Interpretação de arquivos pelo Copilot

Novo recurso do microsoft copilot analisa documentos no windows. A ia da microsoft poderá acessar arquivos salvos no computador para criar resumos, analisar dados e avaliar suas informações
Imagem: Reprodução/ Microsoft

Com os avanços das IA’s e a rápida atualização das ferramentas dessas plataformas, os novos recursos interpretativos de documentos do Copilot surgem logo após IA’s semelhantes — pelo foco em produtividade — terem lançado softwares similares, como é possível observar com os recentes lançamentos da Adobe e Google.

Com o intuito de fornecer resultados personalizados, o Copilot busca se destacar pela compatibilidade com o Windows, sistema operacional nativo da Microsoft, somado ao seu GPT personalizado, suporte ao Sora, e sendo, de fato, um assistente útil para o PC, principalmente para quem precisa de leituras dinâmicas.

Copilot no OneDrive em abril

Microsoft onedrive
Imagem: Reprodução/ Microsoft

Anunciado pela Microsoft em outubro do ano passado, o OneDrive irá receber a plataforma IA Copilot no próximo mês. A incorporação da plataforma de Inteligência Artificial irá permitir acesso por meio do OneDrive, assim como pelo MicrosoftTeams e SharePoint. Conforme artigo divulgado pela Microsoft, o Copilot estará disponível para clientes corporativos e escolares com licença para Microsoft 365.

Espera-se que o Copilot possa fazer auxiliar na produção de rascunhos mais detalhados, edição de textos com perguntas relevantes e sugestões, além de prática remoção de conteúdo.

Veja também

Fontes: XDA e Microsoft.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados