Índice
Nesse último domingo, 30 de outubro, aconteceu o segundo turno das eleições brasileiras que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. Diante do ato democrático no país, líderes de outras nações enviaram o reconhecimento e parabenizações em geral ao presidente que ocupará seu posto a partir de 1º de janeiro de 2023. Confira agora a reação dessas diversas manifestações ao redor do mundo.
Gustavo Petro – Colômbia
Marcado como o primeiro líder a se pronunciar antes mesmo do anúncio do TSE sobre a vitória de Lula nas eleições, Gustavo Petro, presidente da Colômbia, falou sobre estreitar a relação entre os países que tanto amam a Amazônia.
Tradução livre do tweet abaixo: “Falei por telefone com o presidente Lula. Estendi meus sinceros parabéns. ‘As relações entre a Colômbia e o Brasil serão próximas porque nós dois amamos a Amazônia’, ele me disse. Assim será o presidente Lula.“
Emmanuel Macron – França
Em ligação com o novo presidente do Brasil, o atual presidente da França também o parabenizou e reforçou sobre desafios em comum que ambos os líderes podem ter pela frente.
Parabéns, querido Lula, por sua eleição que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países
Emmanuel Macron para o presidente Lula
Alberto Fernández – Argentina
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, também recebeu Lula com uma calorosa recepção e ainda enviou um tweet falando sobre a esperança de dias melhores para a América Latina.
Tradução livre ao tweet abaixo: “Todo meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca.“
Joe Biden – Estados Unidos
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, também se pronunciou ao final do domingo sobre as eleições brasileiras. Ele ressaltou a ansiedade de poder trabalhar junto ao novo presidente do país.
Tradução livre do tweet abaixo: “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos.“
Xi Jinping – China
O líder da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem ao presidente Lula parabenizando-o e colocando a relação entre os países, que estão há quase 50 anos em laços estreitos, como ponto de destaque.
Estou disposto a trabalhar com Lula, o presidente eleito, a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, de modo que, em conjunto, possamos planejar e elevar a parceria estratégica abrangente entre China e Brasil a um novo patamar, para o benefício dos dois países e seus respectivos povos
Xi Jinping em mensagem enviada a Lula
Vladimir Putin – Rússia
Através do site Kremlin, canal de contato com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, houve também um tópico pelo qual há uma parabenização a Lula pela vitória nas eleições. O documento diz que em partes Vladmir Putin afirma:
Saudações a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais no Brasil.
O resultado das eleições reafirmou o seu elevado prestígio político. Espero que, trabalhando juntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as esferas.
Vladimir Putin sobre a vitória de Lula nas eleições
Olaf Scholz – Alemanha
Através do Twitter o presidente da Alemanha, Olaf Scholz, também se pronunciou. Assim como muitos outros, o líder ressaltou a importância na preservação ambiental.
Tradução livre do tweet abaixo: “Parabéns, Lula, pela sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiante com o Brasil — especialmente em questões de comércio e proteção climática“
Ursula von der Leyen – Reino Unido
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez um tweet na madrugada de ontem desejando os parabéns ao presidente Lula e dizendo estar ansiosa para trabalhar com ele em desafios globais.
Tradução livre do tweet abaixo: “Parabéns, Lula, pela sua eleição como Presidente do Brasil. Estou ansioso para trabalhar com você para enfrentar os desafios globais urgentes, desde a segurança alimentar até o comércio e as mudanças climáticas.”
Nicolás Maduro – Venezuela
O ditador do regime autoritário da Venezuela, Nicolás Maduro, além de disparar uma série de tweets parabenizando o presidente Lula, ainda fez uma carta oficial em reconhecimento ao resultado das eleições brasileiras.
Tradução livre do tweet abaixo: “Brasil decidido! Com satisfação parabenizamos em nome do povo venezuelano e do presidente Nicolás Maduro ao companheiro Lula, por sua vitória hoje, sendo eleito como presidente do Brasil. Um triunfo que também pertence às lutas populares na América Latina!“
Mario Abdo Benitez – Paraguai
Continuando em países latino americanos, o presidente do Paraguai, Mario Abdo, também fez seu pronunciamento.
Tradução livre do tweet abaixo: “Nossos parabéns ao Lula como o recém-eleito presidente da República Federativa do Brasil, e ao povo brasileiro irmão por este dia de eleição. Esperamos continuar trabalhando juntos pela prosperidade de nossos povos.”
Muitos outros líderes também já se manifestaram sobre a vitória de Lula, entre eles:
- Gabriel Boric, presidente do Chile;
- Daniel Ortega, ditador da Nicarágua;
- Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal;
- Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia;
- Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul;
- Andrés Manuel López Obrador, presidente do México;
- Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai;
- Guillermo Lasso, presidente do Equador;
- Umaro Sissoco Embaló, presidente de Guiné-Bissau;
- Filipe Nyusi, presidente de Moçambique;
- José Ramos Horta, presidente de Timor Leste.
Veja também
Lula é eleito o 39º Presidente do Brasil.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
São presidentes que passam a mão na cabeça de, conforme as mídias em geral, um condenado por três instâncias, por ter solapado finanças de instituições do Brasil. São pessoas que não se importa com o bem estar do povo. Talvez pensem que se apropriar indevidamente de alguma coisa é o melhor. Que o povo fique sem usar papel higiênico, façam dos cachorros seus alimentos por não ter o que comer. Talvez, “ingenuamente”, não saibam que esse “fantástico” ser humano esteja ligado ao boneco Pinóquio. Acho que o fim dele Deus proverá, para o bem ou para o mau.