Índice
Você utiliza a One UI 4.1 e vem sofrendo problemas de lentidão após ativar o recurso RAM Plus, que tinha justamente o propósito de entregar mais desempenho ao seu smartphone Galaxy? Não se sinta sozinho, pois usuários de diversos celulares da Samsung estão relatando redução de performance após a atualização.
A Samsung ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido, mas o primeiro caso aconteceu em maio de 2022 e fóruns de tecnologia de todo o mundo estão recomendando que todos deixem de usar a RAM Plus até segunda ordem. Entenda o caso agora mesmo.
O problema da RAM Plus
Usuários de diversas linhas de celulares da Samsung começaram a passar por um grande problema assim que receberam a atualização da One UI 4.1, baseada no Android 12.
Antes disso, vamos explicar a RAM Plus: como um dos recursos mais interessantes do sistema operacional do Google, esta é a configuração que basicamente utiliza uma parte do armazenamento interno do celular para entregar mais desempenho.
A novidade foi vista com bons olhos por muitas pessoas por um simples motivo: quem não gostaria de ter maior fluidez em atividades do dia a dia? Porém, isso pode não ocorrer para quem é dono de um modelo fabricado pela Samsung.
O primeiro relato que sinalizou o problema foi feito em maio de 2022, pelo usuário Mandrei95 no Reddit; ele é dono de um Galaxy A52 que originalmente possui 6 GB de RAM, e após receber a atualização liberada a partir de setembro de 2021, começou a perceber lentidão no dia a dia.
Outra postagem no Reddit feita por CGGamer em julho de 2022 indica que o problema não atinge apenas os modelos com um processador Exynos, fabricado pela Samsung. CGGamer é dono de um Galaxy S21 com chipset Snapdragon 888 e também alega que a RAM Plus está fazendo o processo reverso: em vez de dar mais potência no dia a dia, tudo está mais lento do que antes. Ele relata que “Algumas horas depois, as animações começaram a ficar fora do padrão, e sempre tenho que ir ao Device Care e otimizar o telefone para que tudo volte ao normal.”
Donos de Galaxy S22, lançado no começo de 2022, também relatam que os problemas de lentidão ocorrem na última atualização da melhor linha de celulares da Samsung. A explicação mais plausível para o problema é que os aplicativos que rodam na RAM virtual encontram dificuldades para funcionar. O mais certo a se fazer é deixar tudo na memória RAM “tradicional”, que é mais rápida e foi desenvolvida apenas para esta tarefa.
Diminuindo a lentidão em celulares da Samsung
Se você tem um smartphone da empresa que atualmente roda a One UI 4.1, é possível diminuir a quantidade a RAM Plus e voltar a ter uma parte da performance que tinha antes da atualização ser liberada. Vamos ao passo a passo?
Passo 1: basta acessar as Configurações e depois clicar em Assistência do aparelho e bateria. Entre na opção Memória, e ao rolar a tela, você verá a seção RAM Plus.
Passo 2: provavelmente, você estará usando mais do que 2 GB para entregar maior desempenho no dia a dia. Então, marque a menor opção e reinicie o smartphone para que as configurações sejam aplicadas.
Usuários da One UI 5 já podem desativar o recurso de forma completa, mas esta versão do sistema operacional ainda não está liberada para donos de celulares da Samsung de todo o mundo.
Um comando pode ser feito por meio do software ADB (Android Debug Bridge), mas você coloca seu smartphone em risco devido a isso ser muito técnico e qualquer mudança sem conhecimento pode causar problemas no funcionamento de outros recursos. Então vale a pena esperar por uma atualização da Samsung e/ou a liberação da nova versão para que a RAM Plus seja desativada de forma completa com total segurança.
Você percebeu que seu celular da Samsung ficou mais lento após uma atualização? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Conheça todos os detalhes dos Galaxy Z Flip4 e Z Fold4, que chegaram ao Brasil a partir de R$ 6.299
Fontes: XDA Developers l Android Police
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.