Índice
No Showmetech TRIO da semana, apresentaremos um vídeo falando sobre o Quest Pro, um novo headset de realidade virtual do Meta; abordaremos também sobre veículos autônomos do Uber Eats; e vamos mostrar um novo eVTOL autônomo chamado X2. Vem conferir com a gente os destaques da semana com o Showmetech TRIO!
Quest Pro, novo headset VR do Meta
Uma história um tanto quanto inusitada traz para a rede a possível advinda de um novo headset para utilizações em realidade virtual, ou seja, VR, do Meta: o Quest Pro. O caso é inusitado pois o aparelho foi deixado num quarto de hotel e foi achado por uma pessoa que abriu e fez fotos e vídeos, mostrando que é um modelo semelhante a um protótipo do que chegará a ser o Quest Pro.
Nas imagens é exibido um dispositivo preto com três câmeras frontais e ainda os controles, todos eles com aparências atualizadas. Além de conter o nome “Meta Quest Pro” na embalagem, ainda há orientações para que não haja revenda, por se tratar de um protótipo.
Estes registros foram feitos exatamente a um mês do Meta Connect, evento que ocorrerá em 11 de outubro, inclusive com a presença de Mark Zuckerberg, para alguns anúncios da empresa – até mesmo deste novo equipamento.
Não é a primeira vez que protótipos assim são encontrados, digamos, de “forma aleatória. Um protótipo do iPhone 4 foi encontrado num bar, em 2010; assim como um outro protótipo, dessa vez de um Pixel 7, do Google, foi vendido no eBay antes do seu lançamento; e também um protótipo do Pixel Watch acabou sendo perdido num restaurante.
Carros autônomos no Uber Eats
Os carros autônomos, que possuem sistemas aliados a uma inteligência artificial para comandá-los sem a necessidade de motoristas, estão cada vez mais presentes em países como Estados Unidos e China, em que estes veículos podem ser vistos operando em caráter de teste.
Um contrato de 10 anos estabeleceu a parceria entre a empresa Nuro e o Uber Eats, oferecendo carros autônomos nas entregas da plataforma. A Nuro é uma empresa especializada em autonomia automobilística. A novidade ocorrerá nos Estados Unidos, por enquanto cobrindo áreas como Houston, Texas e Mountain View. Os usuários que fizerem solicitações pelo Uber Eats não saberão se receberão suas encomendas por um carro autônomo ou por uma pessoa.
A plataforma sofrerá alguns ajustes, como a gorjeta que pode ser oferecida e será devolvida ao usuário, caso a encomenda tenha sido entregue por um carro autônomo. Outra curiosidade fica pelo fato do usuário necessariamente ter de sair de casa para buscar a encomenda, não conseguindo pegá-la na porta ou portaria, como acontece em alguns casos. E para pegar a encomenda, será necessário inserir um código exclusivo.
A Nuro já trabalha desde 2019 em Houston com encomendas via carros autônomos em parceria com outras empresas, como a Walmart. Será que veremos a novidade no Brasil? Lembrando que o Uber Eats encerrou suas atividades em nosso país ainda este ano.
Nuro não é a única empresa de entrega autônoma com a qual o Uber Eats tem um acordo. O serviço de entrega de alimentos lançou um piloto com a Motional em maio para pedidos em Santa Monica, Califórnia, embora as entregas feitas por um veículo autônomo ainda tenham um motorista de segurança ao volante. O Uber Eats também lançou um serviço que está estreando com a empresa de entregas em calçadas, Serve Robotics, no mesmo mês, para rotas de entrega curtas em West Hollywood.
Mais informações do Engadget sobre as entregas em carros autônomos do Uber Eats
eVTOL autônomo, realidade em 2022
E por falar em veículos autônomos, vamos dar uma olhadinha no mais novo X2, um eVTOL da empresa de aviação, Xpeng Aeroht. “eVTOL” é uma sigla para “electric vertical take-off and landing”, que significa “eletrônico vertical de decolagem e aterrissagem”, algo bem semelhante aos bastante conhecidos drones.
A diferença aqui é que o X2 não será aquele aparelho pequeno para filmagens aéreas, aqui será possível carregar até duas pessoas em seu interior – lembrando ainda que se trata de um veículo autônomo, ou seja, essas duas pessoas são passageiros.
O X2 é equipado com 8 hélices e 8 motores elétricos, todos eles funcionando através de baterias. Ele pode atingir a velocidade máxima de 130 km/h e consegue manter voo por em torno de 35 minutos seguidos. Os testes se mostraram um sucesso, com a Xpeng Aeroht planejando sua produção em massa para 2024. Os valores poderão variar entre 126 mil e 236 mil dólares, que é uma média de 646 mil e 1 milhão e 210 mil reais, respectivamente, em conversão direta.
Confira o nosso vídeo deste TRIO no YouTube
Veja também
Confira a nossa ! Dessa vez um vídeo especial trazendo todos os destaques vistos no IFA 2022, veja agora!
Fonte: The Verge, Engadget e Mashable.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Quero 1 desses