Meta lançará quest 3 neste ano, mesmo com demissões em massa

Meta lançará Quest 3 neste ano, mesmo com demissões em massa

Avatar de lucas gomes
No final de 2022 o Meta anunciou que haveria demissão de 13% na empresa; a estratégia não atrapalhou o desenvolvimento do Quest 3. Entenda.

Quest é o óculos de realidade virtual (VR) do Meta, a empresa de redes sociais de Mark Zuckerberg — como o Facebook, Instagram e WhatsApp. O aparelho está atualmente em sua segunda versão, mas a previsão é de que seu sucessor chegue ainda em 2023 nas lojas. Aparentemente o novo Quest 3 será lançado com foco em eficiência, além de contar com recursos presentes no Quest Pro. O anúncio está sendo feito mesmo após o Meta ter realizado demissões em massa.

Quest 3 ainda em 2023!

Em novembro de 2022 o Meta informou que havia planos para reduzir sua mão de obra em pelo menos 13%, algo que chega a mais de 11.000 pessoas demitidas. Recentemente Mark Zuckerberg afirmou que a empresa trabalharia com foco em simplificar a empresa, o que não atrapalhou o plano de continuar o trabalho com o Quest 3 e seu lançamento no decorrer de 2023.

Meta lançará quest 3 neste ano, mesmo com demissões em massa
As demissões em massa que ocorreram no ano de 2022 — em toda a área de tecnologia, inclusive — no Meta, não impediram que a empresa focasse no desenvolvimento, e agora no anúncio, do Quest 3. Imagem: BeInCrypto

O setor responsável por essa parte, o Reality Labs, está gastando uma fortuna do Meta para tentar superar seus principais rivais, Google e Apple, em áreas específicas como XR e metaverso. Com diversos cortes em projetos de XR, o foco da empresa acaba sendo naturalmente o Quest 3.

No final deste ano, lançaremos nosso headset de próxima geração, que contará com Meta Reality, [como o Quest Pro], e espero que isso estabeleça essa tecnologia como a linha de base para todos os headsets futuros e, eventualmente, claro para óculos AR também.

Mark Zuckerberg, CEO do Meta, em comunicado a investidores
Meta lançará quest 3 neste ano, mesmo com demissões em massa
Alguns recursos presentes no Quest Pro (imagem) estarão também no Quest 3. As lentes, por exemplo, devem estar no novo aparelho. Imagem: FoneArena

O citado “Meta Reality” é a solução AR de passagem de cores da Meta que foi vista pela primeira vez no Quest Pro. Isso significa que o Quest 3 contará também com recursos de passagem de cores semelhantes ao AR. E por mais que o novo aparelho do Meta conte com essa passagem de cores, aparentemente os rastreadores de rosto e olhos não estarão presentes, de acordo com Andrew “Boz” Bosworth, diretor de tecnologia do Meta, numa sessão de perguntas e respostas feita no Instagram.

Vai demorar um pouco… vai levar anos. A razão é simples: todas aquelas câmeras extras e o poder de computação necessário para realmente fazer a geometria facial e o reconhecimento têm muitas compensações, e uma das principais compensações é o custo.

Andrew “Boz” Bosworth, diretor de tecnologia do Meta respondendo sobre a inclusão do rastreador facial no Quest

“Ano da eficiência”, diz Zuckerberg

Isso tudo estava previsto em vazamentos que ocorreram em 2022, realmente dando a entender que o Quest 3 não contaria com o rastreador facial, entretanto, as lentes do Quest Pro que foram muito bem avaliadas, devem estar presentes neste novo aparelho. Enquanto a linha do headset Quest continua, nem todos os projetos do Meta foram poupados.

Meta lançará quest 3 neste ano, mesmo com demissões em massa
CEO do Meta, Mark Zuckerberg, em pronunciamento. Imagem: ABC News

No ano passado o Meta descontinuou o Portal, seu alto-falante inteligente que também fazia videochamadas, e ao que tudo indica também cancelou dois projetos de smartwatches que não chegaram a ter seus projetos revelados. Como estamos vendo o Meta avançar com mais headsets indica que a prioridade da empresa continua sendo dispositivos que ofereçam experiências imersivas.

Fechamos o ano passado com algumas demissões difíceis e reestruturando algumas equipes. Quando fizemos isso, eu disse claramente que esse era o começo de nosso foco na eficiência e não o fim. Desde então, tomamos algumas medidas adicionais, como trabalhar com nossa equipe de infraestrutura sobre como entregar nosso roteiro gastando menos em capex.

Em seguida, estamos trabalhando para simplificar nossa estrutura organizacional e remover algumas camadas de gerenciamento intermediário para tomar decisões mais rapidamente, além de implantar ferramentas de IA para ajudar nossos engenheiros a serem mais produtivos. Como parte disso, seremos mais proativos quanto ao corte de projetos que não estão funcionando ou podem não ser mais tão cruciais, mas meu foco principal é aumentar a eficiência de como executamos nossas principais prioridades.

Ainda nesses anúncios para investidores, Zuckerberg fala que 2023 deve ser o ano da “eficiência”

E você, está ansioso com o anúncio do Quest 3? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Infinix Free Fire Limited Edition: Smartphone gamer por menos de R$ 1.400!

Fonte: Road to VR.

Revisado por Glauco


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados