Índice
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania chega aos cinemas nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, e com o filme um novo vilão será introduzido ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês): MODOK, um dos mais clássicos vilões dos Vingadores nos quadrinhos.
Mas quem é MODOK no material original? Respondemos essa dúvida com esse especial que apresenta todos os detalhes do clássico vilão da Marvel. Confira:
Quem é MODOK nos quadrinhos?
MODOK apareceu originalmente nos quadrinhos em 1967, em Tales of Suspense #93, como um adversário do Capitão América. Nas HQs, seu nome, na verdade, é uma sigla, que significa Organismo Mental Desenvolvido apenas para Matar (Mental Organism Designed Only For Killing, no original em inglês).
Como o nome indica, MODOK não é um robô, mas sim uma criação biomecânica – desenvolvida pela I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas), uma das organizações malignas mais conhecidas da Marvel. Originalmente George Tarleton, uma cobaia de experimentos do conglomerado, após se tornar o vilão, assume forçadamente o comando da entidade e se tornar figurinha carimbada no universo das HQs da Casa das Ideias.
As modificações em seu corpo lhe deram poderes especiais, começando por um genial intelecto, visto por muitos quase como uma forma de clarividência, e que também pode criar campos e rajadas de energia psiônica para destruir seus inimigos – tornando ele o tipo de adversário que normalmente é necessário algum preparo para poder vencer. Além disso, ele tem o poder de tecnoquinese, que permite que ele controle variadas tecnologias somente com o pensamento.
As alterações no corpo, porém, não foram sem consequências: do visual de uma pessoa normal, George ganhou uma cabeça enorme, muito maior do que uma caixa d’água – com isso, mesmo que seus braços e pernas sejam do tamanho normal, não são o suficiente para equilibrar o corpo, fazendo assim com que ele esteja sempre confinado a uma cadeira flutuante.
Histórias clássicas do MODOK
Agora que você já conhece quem é MODOK nos quadrinhos, nada melhor do que ler algumas de suas histórias mais icônicas, não é mesmo? Separamos essa lista para você ter total noção de quem é o personagem no material original antes de vê-lo no cinema, confira:
Tales of Suspense #93-94
Nessa clássica duologia de 1967, somos apresentados a George Tarleton, uma cobaia da I.M.A. que acaba se tornando MODOK, e entra em conflito direto com o Capitão América após matar a chefia da organização criminosa e tornar-se seu novo líder.
INCREDIBLE HULK (1962) #168
Se você só acompanha o MCU, talvez não lembre que o Hulk tem um grande elenco de apoio, como a namorada de Bruce Banner, Betty Ross – e MODOK a sequestrou nessa história, utilizando ela como cobaia para um experimento com radiação gama que a transformou na Harpia.
A história é um dos clássicos do Hulk por mostrar uma consequência severa para uma personagem importante do elenco de apoio do Gigante Esmeralda – e vindo de um universo em que as namoradas dos heróis cada vez sofriam mais (Gwen Stacy!!!), impactou bastante os leitores da época.
MS. MARVEL (1977) #5
Dez anos depois de sua introdução nas HQs, a I.M.A. cansou de MODOK e de seus planos grandiosos, o expulsando – porém, o ser superior não lidou bem com isso, e começou a fazer o que qualquer pessoa após levar um pé na bunda pensa em fazer: mostrar o que eles estavam perdendo ao não quererem mais ter ele por perto.
Seu grande plano foi soltar um grave gás neural em Nova York, e com isso o Visão e Carol Danvers, na época a Ms. Marvel, tiveram que entrar em conflito direto com o vilão – que, claro, não conseguiu lidar com a dupla de Vingadores e teve seu plano frustrado. Triste.
MS. MARVEL (2006) #17
Sim, o MODOK teve um filho! Abandonado há muitos anos, o vilão júnior organiza um golpe na I.M.A. para tomar o poder da organização de seu pai – e para essa díficil tarefa, ele conta com a ajuda da Ms. Marvel e do Magnum.
Porém, eles deixam MODOK vivo, o que logo fica óbvio que foi um erro, quando o gênio cabeçudo mais uma vez reconquista o poder da organização vilanesca.
HULK (2008) #29
Desde sua introdução em 1967, por mais terrível que MODOK pudesse ser, ainda existia humanidade nele – e o cientista estava vendo isso como uma fraqueza, o que fez com o gênio decidisse separar sua humanidade de seu corpo atual, virando assim o MODOK Superior, uma clássica história que mostra bem como nosso lado humano muitas vezes ainda nos impede de fazer atrocidades.
Mas e o MODOK do MCU?
Bom, tudo isso que apresentamos acima é o MODOK das HQs, servindo para calibrar suas expectativas com o que esperar de poderes do vilão em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Porém, a origem do personagem, ao que tudo indica, será bem diferente nas telonas.
Aviso: possíveis spoilers a seguir!
O ponto que aparentemente é o mais diferente entre o MODOK das HQs e o do MCU é que o personagem parece não ter nenhuma relação com a I.M.A. – sendo na verdade uma criatura com origens no Reino Quântico que nossos heróis irão explorar no longa-metragem.
Além disso, o vilão será interpretado por Corey Stoll, ator veterano no MCU que interpretou Darren Cross no primeiro Homem-Formiga – para quem não lembra do nome civil, ele é mais conhecido como o Jaqueta Amarela, o vilão do filme.
Com isso, tudo indica que após ficar preso no Reino Quântico no final do primeiro longa, é possível que o personagem tenha encontrado alguém que tenha o modificado e o transformado em MODOK – agora, é saber como ele interagirá com os heróis e também com Kang, o Conquistador, vilão principal do filme.
Você está empolgado para explorar o Reino Quântico em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania? Conte para a gente nos comentários!
Veja também
Quem é Kang, o Conquistador? Descubra tudo sobre o vilão da Marvel
Fonte: Marvel, Screenrant
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.