Índice
Você sabe quanto tempo você gasta nas redes sociais? Provavelmente não, mas é muito provável que você faça parte da grande maioria que passa um tempo importante do dia conectado nas redes. (https://hippainhelp.com/)
É muito fácil deixar que horas a fio simplesmente escorram pelas mãos, ou melhor, pelo mouse, teclado e tela do celular, sem que nos demos conta do relógio marchando.
Esse é um assunto que abarca uma infinidade de casos diferentes e situações específicas. Há aqueles que usam as redes para trabalhar e passam o dia conectado por questões profissionais. Há quem utilize muito as redes sociais, mas com um foco determinado, como estudar ou tratar de questões relativas à faculdade/escola.
E há também quem passe a maior parte do tempo vendo trivialidades, e de certa forma, todos nós nos perdemos em algum momento no turbilhão de conteúdo postado nas redes, por mais ou menos tempo.
À exceção de casos patológicos, como vício e dependência, nos quais um profissional competente deve ser procurado para tratar do problema, é possível utilizar algumas ferramentas para monitorar o tempo gasto nas redes sociais e, por consequência, capacidade de controle sobre esse tempo.
Se por um lado o mundo digital oferece uma gama multicolor de distrações e sorvedouros de tempo, por outro, ele também disponibiliza ferramentas e conteúdo de qualidade para lidarmos com isso. É o caso dos apps: Antisocial e UBhind.
Como não perder tempo nas redes sociais com o Antisocial e UBHind?
O primeiro passo para administrar melhor o seu dia é medir como o seu tempo está sendo gasto. Do ponto de vista das redes sociais e do uso do smartphone, nada melhor do que um aplicativo especializado em acompanhar as suas atividades.
É isso que o Antisocial e o UBhind fazem. Os dois funcionam de forma semelhante. Ao serem instalados e obterem as permissões necessárias, os aplicativos rodam em segundo plano, registrando várias informações sobre como você usa o celular, como por exemplo:
- Tempo gasto por dia usando o smartphone;
- Tempo gasto em cada aplicativo;
- Te diz o aplicativo mais usado;
- Uso de dados diário;
- Consumo de tempo semanal, mensal, etc;
No caso do Antisocial, um aspecto interessante é que o aplicativo apresenta não só os seus dados, mas também o tempo gasto pelos demais usuários do aplicativo.
Desta forma, é possível comparar o seu perfil com o da média geral. Essa comparação, embora não deva ser feita sem um entendimento crítico de sua rotina, é extremamente útil para identificar formas de aproveitar melhor seu tempo.
A imagem acima mostra uma tela típica do Antisocial. Você pode ver o tempo total gasto usando o celular por dia, semana ou mês. Em destaque, também é apresentada a aplicação mais usada por você.
No caso do Antisocial, ao final de duas semanas é gerado um relatório resumindo todo o seu perfil de utilização e como seu tempo foi gasto ao usar o smartphone.
Outras informações interessantes apresentadas pelo Antisocial, como mostrado na tela acima, são o número de vezes que a tela do celular é desbloqueada por dia e tempo gasto especificamente nas redes sociais.
Colocando limites no tempo gasto nas redes sociais
Uma ferramenta que os dois aplicativos oferecem é especialmente útil: É possível estabelecer um limite de tempo diário para o uso do smartphone.
Ao atingir esse limite o(s) aplicativo(s) notificam o usuário de que “já deu por hoje e é hora de guardar o aparelho” para se dedicar às demais atividades do dia com atenção total.
Algo um tanto irônico, seu smartphone te avisando que você está passando do razoável e usando-o demais. Mas nada mais útil para se dar conta de como o tempo passa e colocar limites relevantes para uma utilização mais racional do seu gadget preferido.
Um propósito especial é o monitoramento por parte de pais e mães de como os filhos andam gastando o tempo no celular. Quanto mais cedo nos habituamos a não ver o dia passar de tanto usar as redes sociais, mais difícil é fazer mudanças no sentido de se tornar mais produtivo no futuro.
Essas ferramentas podem subsidiar os pais com informações mais precisas sobre o tempo que os filhos dedicam à atividades relevantes e a outras menos importantes.
Além do Antisocial e do UBhind, há também alguns outros aplicativos com proposta na mesma linha. O helpmefocus e o rescuetime são outras ótimas alternativas. Confira os links abaixo e experimente!
Links para os aplicativos:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.