Quando o windows 12 deve ser lançado?. Previsto para ser lançado em 2024, o windows 12 deve trazer mudanças no design e principalmente na barra de tarefas. Veja o que já se sabe

Quando o Windows 12 deve ser lançado?

Avatar de victor pacheco
Previsto para ser lançado em 2024, o Windows 12 deve trazer mudanças no design e principalmente na barra de tarefas. Veja o que já se sabe

O Windows 11 foi lançado em outubro do ano de 2021, mas nada nos impede de pensar na próxima geração e perguntar quando o Windows 12 estará entre nós para uma instalação nos PCs que utilizamos no dia a dia.

O ciclo de produto do sistema operacional da Microsoft ainda tem um certo tempo pela frente, mas já é possível dar uma estimativa do próximo lançamento e até mesmo quais computadores rodem a próxima geração do sistema operacional. Com foco em responder esta e mais perguntas, desenvolvemos este post especial.

Possível data de lançamento do Windows 12

Informações de bastidores da indústria de tecnologia dão a estimativa de que a nova versão do sistema operacional fique disponível para download em meados de 2024. É claro que tudo ainda é uma grande dúvida, até porque a Microsoft nem mesmo tocou no assunto e não há nenhuma informação sobre o que mudaria em relação à atual versão e uma nova geração do Windows.

Possível logo do windows 12
Nova versão deve chegar apenas a partir de 2024 (Foto: Reprodução/YouTube)

Além disso, é importante lembrar que o Windows 11 continua recebendo atualizações, o que não deve parar tão cedo. O primeiro semestre de 2022 trouxe a possibilidade de usar aplicativos de smartphones de forma nativa no computador sem que a experiência fosse afetada em relação ao uso em dispositivos móveis.

Levaram seis anos entre o Windows 10 e o Windows 11, mas a empresa deve seguir o intervalo entre o Windows 8.1 e o Windows 10 (de três anos) para que o lançamento do Windows 12 aconteça. Blogs de tecnologia do exterior estão apostando na estimativa de uma disponibilização aconteça entre setembro e novembro de 2024. Veja a data de lançamento das últimas versões do sistema operacional da Microsoft:

  • Windows 8: 2012;
  • Windows 10: 2015;
  • Windows 11: 2021;
  • Possibilidade do Windows 12: 2024.

Chamada internamente pela desenvolvedora de codinome Next Valley, a nova versão do sistema operacional deve ser lançada de uma forma semelhante ao que aconteceu com as anteriores: primeiro, deve ser liberada para testes via Windows Insider Program e apenas após uma primeira série de testes é que o lançamento público acontece de fato.

Evolução da atualização  do windows com o passar dos anos
Windows já mudou bastante com o passar dos anos (Foto: Reprodução/Lifewire)

Ainda assim, também existe a possibilidade do W12 chegar ao mercado mundial apenas 2027, caso a Microsoft precise de mais tempo para desenvolver novas funcionalidades. Tudo pode acontecer e apesar de tudo, ainda não vimos a empresa falar abertamente sobre o assunto.

Vai ser gratuito e/ou obrigatório?

A Microsoft não tem o hábito de inativar máquinas com sistemas operacionais antigos com foco em obrigar os usuários a usar a versão mais recente de seu sistema operacional. Mas é importante lembrar que você só terá acesso aos novos recursos se utilizar o Windows 12.

Para o lançamento do Windows 10, Windows 11 e versões posteriores, a empresa sempre separou um espaço de tempo para que os clientes fizessem a atualização gratuita e o isso não deve ser deixado de lado com o lançamento da próxima versão.

Possível logo do windows 12
Cor roxo deve característica do Windows (Foto: Reprodução/Cod App)

A única regra para usar a nova versão é em relação às atualizações lançadas, como por exemplo, quando o suporte para o último lançamento for finalizado, você será obrigado a fazer a atualização para que a Microsoft siga dando suporte no caso de qualquer problema.

Nos resta esperar para saber se a mesma política deve ser seguida com o lançamento do Windows 12, mas isso não deve mudar e a nova geração do sistema operacional não deve ser obrigatória. O que pode acontecer é apenas o fim do suporte até uma data específica, mas isso deve durar mais de 3 anos. O suporte do Windows 8.1 por exemplo, foi até 10 de janeiro de 2023.

E também vale lembrar que, provavelmente, será possível comprar cópias separadas da nova versão do Windows de forma separada. Especialistas da indústria de tecnologia apontam que os preços devem ser parecidos do que com o que vemos no Windows 11 Home, que atualmente está em R$ 1.099 no site oficial da Microsoft Brasil.

Logo do windows 11
Nova versão deve ser distribuída gratuitamente por quem tem Windows 11 (Foto: Reprodução/Microsoft)

É claro que pode valer mais a pena investir em um modelo que tenha a nova versão instalada de fábrica ou com a atualização garantida, mas este é um assunto que iremos discutir apenas em 2024 (ou quem sabe em 2027).

O que a atualização do Windows pode trazer?

Pode ser muito cedo para tocar neste assunto, pois como dizemos anteriormente, a própria empresa que cuida deste assunto ainda nada falou sobre a existência do Windows 12. Entretanto, é possível ter uma prévia por meio das versões lançadas para o programa Windows Insider, utilizado pela Microsoft para testar novidades. Outros vazamentos e rumores também nos ajudam a saber o que esperar de tudo.

Nova interface

Durante a conferência Microsoft Ignite 2022, uma captura de tela do Windows nunca vista antes foi exibida para todos. Ainda não há muitas informações e confirmações se esta seria a nova interface do sistema da Microsoft, mas ela existe e pode ser vista abaixo:

Possível interface do windows 12
Imagem nunca vista antes apareceu em conferência da Samsung (Foto: Reprodução/Microsoft)

É importante lembrar que esta novidade também pode ser lançada no próprio Windows 11 e, então, ficarmos sem saber o que esperar do visual da próxima versão do sistema operacional. Além de ser completamente das versões que já vimos em outras versões do Windows, a barra de pesquisa flutuante é outra novidade que deve estar no W12. Lembrando que: este novo layout também pode ser implementado no Windows 11.

Dados do Windows Central também citam que uma nova tela de bloqueio (mostrando mais informações e sendo tão útil quanto a dos smartphones) estreie com a nova versão do OS da empresa. Um designer desenvolveu um conceito do Windows 12 e o resultado é realmente impressionante, assista:

Investimento em IA

Este é um fato quase que confirmado pelo próprio Panos Panay, o chefe do Windows. Durante sua passagem pela CES 2023, ele afirmou que é certo que o futuro do Windows está na inteligência artificial, então não estranhe se a próxima versão do Windows ter um assistente pessoal que se aprimora com o passar do uso.

Logo do windows baseada em ia
IA deve ser um dos pontos altos do Windows 12 (Foto: Reprodução/Midjourney)

Além disso, gradualmente, a Microsoft, que foi uma das principais investidoras da OpenAI (criadora do ChatGPT), vem implementando novidades baseadas em IA dentro de seus serviços. A maior delas é a nova versão do Bing, que conta com uma ferramenta que ajuda na pesquisa e conversa com o usuário de forma bastante natural.

Outra novidade é o Microsoft 365 Copilot, que chegou a aplicativos como Word, PowerPoint, Teams, Outlook e mais, para ser uma verdadeira inovação no dia a dia. Um fato é certo: veremos a Microsoft investindo cada vez mais em novidades com apoio de inteligência artificial e isso vem sendo mostrado pela empresa nos últimos seis meses.

Volta do CoreOS

O Windows10x é uma versão do sistema da Microsoft que nunca foi de fato lançada, apesar de ter sido desenvolvido pela Microsoft com base no CoreOS. O maior foco com isso é permitir que os usuários tenham uma versão variante e personalizável conforme os mais diversos tipos de dispositivos.

O Windows Central também cita que um CorePC tem um sistema de partição separado para oferecer atualizações separadas e que também pode ser utilizado apenas para a leitura de arquivos, o que também permite maior segurança no dia a dia. O lançamento disso é incerto, mas com a chegada do Windows 12, nada deve ser desconsiderado, certo?

O fim do painel de controle

Apesar do Windows 8 estrear os blocos coloridos e muitas pessoas terem achado que o Painel de Controle seria algo do passado, ele está disponível até hoje. Especialistas de tecnologia apontam que esta mudança deve finalmente acontecer com base nas mudanças feitas, já que o Windows Update por exemplo, agora pode ser acessado apenas pelas Configurações.

Painel de controle do windows 11
Painel de controle do Windows 11 finalmente pode ser descontinuado (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Então, tudo seria realmente agrupado para o sistema operacional em vez de ficar separado em um aplicativo separado. Boa parte das mudanças feitas atualmente pelo Painel de Controle do Windows 11 também já podem ser feitas pelas Configurações, então a Microsoft apenas deixaria tudo mais organizado.

Papéis de parede animados

Você pode imaginar que isso, na verdade, já está disponível. Mas a verdade é que até o Windows 11, quem deseja ter uma papel de parede animado em seu computador ainda precisa usar um aplicativo secundário. Seria interessante permitir que, agora, isso seja feito de forma nativa em vez de simplesmente termos que baixar um aplicativo para fazer uma mudança tão simples.

Windows 12
Windows 11 ainda não tem suporte para papéis de parede animados (Foto: Reprodução/Tech Advisor)

Enquanto o Windows 12 não chega, o Showmetech se adiantou tem uma matéria completa sobre o assunto, não deixe de conferir para dar uma nova estética para seu computador de forma gratuita.

Instalação nativa de arquivos APK

O Windows 11 até permite a instalação de alguns aplicativos Android, mas tudo ainda está bastante limitado à disponibilidade da Amazon Store. Apesar de tudo, seria muito interessante se o Windows 12 rodasse os mais diversos arquivos da mesma forma que lê programas do tipo .exe. Esta não é nem um possível rumor, mas sim um grande pedido relativamente antigo de muitos usuários.

Isso com certeza afetaria toda a indústria de emuladores Android para PCs, mas também daria um novo uso para computadores com Windows. Então fica aqui o nosso pedido para a Microsoft.

O retorno do MSN Messenger

Por fim, um rumor que cita uma unificação do Teams e o Skype pode resultar no retorno do famoso aplicativo de mensagens descontinuado em 2013. Desta vez, o foco da Microsoft seria mais empresarial do que voltar ao dia a dia das pessoas para disputar o espaço com WhatsApp e outros aplicativos de troca de mensagens.

Ainda assim, estes são apenas rumores que podem ser verdadeiros ou não e boa parte deles podem nem estar sendo cogitados pela Microsoft. São respostas que apenas o tempo irá responder (isso se ele realmente responder).

Possíveis requisitos do Windows 12

Alguns modelos mais antigos e lançados na época do Windows 8 podem não ter as especificações técnicas necessárias para rodar a nova versão do SO da Microsoft. É claro que isso não será comentado pela empresa até o lançamento de fato acontecer, mas podemos esperar, com base nos requisitos do Windows 11, que seja necessário um computador ter:

  • 8 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento interno (no mínimo);
  • Processador 64-bits;
  • CPU com velocidade de ao menos 1 GHz.

A Intel e AMD já preparam processadores para o Windows 12, mas tudo ainda está engatinhando para o lançamento no futuro. Até lá, nos resta esperar por mais rumores e novidades sobre a nova versão.

Como ficam os PCs antigos?

É esperado que modelos lançados antes de 2018 não sejam compatíveis com o Windows 12, se levarmos os requisitos o último lançamento da Microsoft em conta. Para que uma máquina consiga rodar o Windows 11, é necessário que tenha:

  • Processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento;
  • Tela HD (720p) maior que 9 polegadas;
  • Chip TPM 2.0;
  • Placa de vídeo ou chip gráfico compatível com DirectX 12, ou superior e com driver WDDM 2.0.

É quase certo que caso seu computador não tenha as especificações técnicas para rodar a versão do sistema operacional lançado no ano passado, também não rode o Windows 12. A Microsoft lançou um aplicativo que faz uma revisão em todos os componentes de sua máquina para saber se ela rodaria o Windows 11 ou não e você pode fazer o download gratuito para saber se pode fazer o upgrade.

O que você espera da versão do SO da Microsoft? Acredita mesmo que ela será lançada apenas em 2024? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira como instalar a última versão do sistema operacional de graça em nossa matéria especial

Fonte: XDA Developers l LifeWire l Tech Advisor

Posts Relacionados