Índice
A Qualcomm anunciou um novo SoC, o Snapdragon 636. Esse chip intermediário octa-core que roda com até 1.8 GHz é baseado em núcleos da arquitetura Kyro 260. Assim como em seus co-irmãos, o Snapdragon 660 e 630, a tecnologia Quick Charger 4.0 está presente. Ela promete um carregamento 20% mais rápido e 30% mais eficiente se comparado com a geração passada.
O foco na performance otimizada
Baseado num processo de fabricação de 14 nm, de acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 636 foi desenvolvido para oferecer performance otimizada para games.
A GPU que embarca esse novo chip é a Adreno 509, que promete entregar 10% mais desempenho em games e navegação, quando comparado com o seu antecessor direto, o Snapdragon 630. No geral, o chip entrega 40% mais performance que o Snapdragon 630, encontrado, por exemplo, no ASUS Zenfone 4 e Moto X4.
Assim como o Snapdragon 630 e 660, essa nova opção da Qualcomm conta com o modem X12 LTE, capaz de oferecer velocidades de download de até 600 Mbps.
Há também a tecnologia Qualcomm Spectra 160 IPS de 14-bit, que oferece suporte para captura de imagens em até 24 megapixels. Além de ferramentas de foco automático, cores vivas e captura de vídeo em 4K em 30 fps (ou em 1080p a 120 fps). Bluetooth 5.0 e a tecnologia de áudio Qualcomm aptX também são suportadas por esse processador.
De acordo com Kedar Kondap, vice-presidente e diretor de produto da Qualcomm, o Snapdragon 636 “permite que os fabricantes desfrutem de uma transição suave entre as plataformas Snapdragon 630 e 660 enquanto oferecem suporte para desempenho e funcionalidade superiores para os usuários finais”
A popularização do display infinito
Até momento, o conceito do display infinito, em que tela ocupa grande parte da área frontal do aparelho está focado em aparelhos topo de linha, como o Galaxy S8/S8+, Galaxy Note 8, LG G6, entre outros, que consequentemente são mais caros.
Com esse novo SoC, a Qualcomm vem com a missão de popularizar o display infinito para o mercado intermediário, já que ele é capaz de lidar com dispositivos com proporção 18:9 que utilizam o que a indústria chama de resolução Full HD+ (2160 x 1080 pixels). Aliado a isso, o chip oferece a tecnologia Assertive Display, capaz de ampliar a visibilidade da tela em diferentes condições de iluminação.
Essa é mais uma constatação de que os chamados smartphones borderless, ou seja, praticamente sem bordas, irão virar o novo padrão de mercado.
Leia também
Quando o Snapdragon 636 chega ao mercado?
A previsão é que os primeiros smartphones com o Qualcomm Snapdragon 636 sejam lançados no início de 2018. Então é bem provável que durante a MWC 2018 sejam apresentados alguns modelos com esse novo chip.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.