Índice
A Qualcomm anunciou hoje (17) o lançamento do novo processador Snapdragon 7+ Gen 2, que oferece melhor eficiência energética em comparação com a geração anterior, além de ter inteligência artificial integrada em toda a plataforma. O SoC (System on a Chip) foi projetado para melhorar o desempenho em jogos, áudio, vídeo, 5G e Wi-Fi, e tem suporte para 4G/5G Dual-Sim Dual Active (DSDA).
O chipset foi desenvolvido para oferecer desempenho superior em diversas áreas, incluindo jogos, áudio, vídeo, 5G e Wi-Fi. Uma novidade na série Snapdragon 7 é o suporte para 4G/5G Dual-Sim Dual Active (DSDA), que permite o uso de dois chips simultaneamente. O processador também conta com a CPU Qualcomm Kryo, capaz de atingir velocidades máximas de até 2,91 GHz.
Jogos
O processador é voltado para jogos e conta com recursos do Snapdragon Elite Gaming, como o Auto Variable Rate Shading (VRS), que otimiza o desempenho dos jogos ao manter o conteúdo em foco em resolução total e o plano de fundo em resolução mais baixa. Além disso, a renderização volumétrica também adiciona realismo inigualável às cenas do jogo com gráficos de partículas como neblina e fumaça. Já o Snapdragon Sound permite streaming de música sem perdas e sem atraso de som.
Áudio e vídeo
No quesito áudio e vídeo, o Snapdragon 7+ Gen 2 oferece aos dispositivos fotografias dinâmicas em pouca luz e vídeos 4K HDR. O chip tem ISP triplo de 18 bits, que permite aos usuários fazerem registros no modo “mega low light” — tirando 30 imagens e mesclando as melhores partes em uma foto para fotos mais brilhantes após o anoitecer. A plataforma também conta com a ferramenta Qualcomm Sensing Hub, que permite o reconhecimento de atividade do usuário e detecção de cena acústica.
Segundo a Qualcomm, o chip tem poder para fazer com que as câmeras capturem mais de 4 mil vezes mais dados para uma faixa dinâmica extrema com cores vivas e clareza. O lançamento ainda suporta câmeras de até 200 MP.
Inteligência artificial
Com a integração do Qualcomm AI Engine, o chip Snapdragon 7+ Gen 2 apresenta um ganho de desempenho significativo de 40% por watt no quesito Inteligência Artificial. Além disso, a tecnologia Qualcomm Sensing Hub possibilita que dispositivos equipados com o chip sejam capazes de reconhecer atividades do usuário e detectar cenas acústicas.
Uma das principais vantagens do Snapdragon 7+ Gen 2 é o recurso de AI Super Resolution, que utiliza a inteligência artificial para aprimorar cenas e imagens de jogos que estão em baixa resolução. Com essa tecnologia, é possível elevar a qualidade de imagem de 1080p para 4K de forma inteligente e eficiente. Com esses recursos, espera-se que o Snapdragon 7+ Gen 2 seja uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de dispositivos móveis de última geração.
Conectividade
O Snapdragon 7+ Gen 2, equipado com o sistema Snapdragon X62 5G Modem-RF, é capaz de oferecer incríveis velocidades de download de até 4,4 Gbps com excelente eficiência energética. Uma das novidades dessa plataforma é o suporte para a tecnologia 4G / 5G Dual-Sim Dual Active (DSDA), que permite aos consumidores utilizar dois cartões SIM simultaneamente, seja para separar suas comunicações pessoais e profissionais ou para facilitar a comunicação durante viagens internacionais.
Essa é a primeira vez que essa tecnologia é incluída na série Snapdragon 7, tornando o Snapdragon 7+ Gen 2 ainda mais atraente para os consumidores que buscam a mais avançada conectividade móvel. Além disso, o Snapdragon 7+ Gen 2 possui o Sistema de Conectividade Móvel Qualcomm FastConnect 6900 para oferecer Wi-Fi extremamente rápido e extremamente responsivo, com até 3,6 Gbps.
Quem recebe?
Os primeiros aparelhos a contar com o novo chipset serão o Redmi Note 12 Turbo e o Realme GT Neo5 SE, ambos altamente aguardados pelos usuários. A previsão é que a estreia aconteça ainda neste mês, na China. Os dois dispositivos são bastante aguardados pelos usuários, já que prometem oferecer um desempenho excepcional e recursos avançados, como câmeras de alta qualidade, conectividade 5G e muito mais.
Veja também:
Qualcomm anuncia 1º iSIM (chip integrado) no Snapdragon 8 Gen 2. Entenda.
Fonte: XDA Developers
Revisado por Glauco Vital em 17/03/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.