A Qualcomm aproveitou o 7° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria para anunciar o “Prêmio Tecnologias de Impacto – Novas Soluções Wireless e IoT”, promovido pela empresa com apoio da Confederação Nacional da Indústria, do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual e também do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O concurso premiará as 10 melhores invenções tecnológicas que agregarem valor às atividades econômicas, em especial as que fizerem uso da comunicação sem fio e de Internet das Coisas (IoT). As novas e demais formas de transmissão de dados wireless, desde que desenvolvidas no país, também entram no pacote.
Estão aptos a participar do evento todos pesquisadores, cientistas e startups com base no Brasil.
Jorge Ávila, diretor sênior da Qualcomm na América Latina acredita que é preciso “dar visibilidade para essas pessoas”. A empresa norte-americana realiza pela primeira vez o prêmio no Brasil e quer incentivar novos projetos nessas áreas. Segundo ele, a intenção da empresa também é dar suporte sobre como patentear pesquisas e distribuí-las.
As inscrições para o “Prêmio Tecnologias de Impacto – Novas Soluções Wireless e IoT” começam nesta quinta-feira (29) e vão até o dia 30 de setembro.
As instituições parceiras, a CNI, o INPI e o CNPq, também apoiarão o prêmio ao fazer palestras em universidades brasileiras – justamente para que os jovens conheçam, se interessem e se inscrevam no concurso.
Mais inclusão tecnológica
Não é de hoje que o Brasil está tentando dar mais força à inclusão tecnológica no país. A chamada Lei do Bem, por exemplo, teve como objetivo fomentar a compra de computadores e, em seguida, de smartphones.
Há alguns meses, como foi noticiado pelo Showmetech, o ministro de Ciências, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, assinou o Plano Nacional de desenvolvimento de Internet das Coisas. A intenção é que o Brasil esteja pronto para a rede 5G, que começará os testes comerciais em 2019 e verá a sua verdadeira revolução no começo da próxima década.
Com essa nova tecnologia, transmitir dados entre aparelhos eletrônicos será muito mais fácil, além de servir para conectar carros autônomos, fazer uso da medicina remota entre outras aplicações.
A Qualcomm já aposta na terceira frente de expandir a realidade usando a tecnologia. Além das Realidades Aumentada e Virtual, a Realidade Expandida pretende tornar as vivências no mundo virtual ainda mais reais, tornando-as compartilháveis com amigos e familiares.
É com base nessas expectativas que o prêmio da empresa pretende atrair pesquisadores do país. Como premiação, os 10 vencedores irão para a Califórnia no começo do ano que vem, lá, eles visitarão diversos centros de pesquisa no Vale do Silício, incluindo a sede da Qualcomm.
…
Para participar, não se esqueça acessar o site da iniciativa e se inscrever, também é lá que você encontrará mais informações sobre os prazos e requisitos da premiação. Mais uma vez, vale lembrar que as inscrições estarão abertas partir desta quinta-feira (29), se prolongando em mais de um mês até 30 de setembro.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.