Índice
A Qualcomm Multi-Link Meshum foi anunciada para entregar melhor latência e alta capacidade em redes mesh, que permite a conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo.
A novidade ainda está longe de chegar ao mercado tradicional, uma vez que o Wi-Fi 7 começou a ser aderido pelas empresas agora, mas tem tudo para gerar um melhor uso no dia a dia. Confira os principais detalhes agora mesmo.
Qualcomm Multi-Link Mesh promete grandes melhorias
As redes mesh são um tipo de conexão Wi-Fi, que por meio da conexão de mais de um roteador, permite que uma grande malha seja criada para que pessoas em um mesmo ambiente tenham um melhor uso, por mais que não estejam próximas aos roteadores.
O recurso Qualcomm Multi-Link Mesh pode ser considerado uma evolução deste conceito e a empresa ressalta que usará as redes mesh para oferecer backhaul dedicado e conexões front-end por links gerenciados dinamicamente.
O novo gerenciamento permitirá que as interferências causadas por outros aparelhos finalmente sejam uma coisa do passado e o grande uso estará no uso de dispositivos de AR/VR. Outro ganho estará nas conexões, que agora estarão mais rápidas e com menor latência. Os dados oficiais citam:
- Aumento da capacidade da rede mesh em até 3,5 vezes;
- Dobro de velocidade;
- Redução da latência em tempo real em 75%.
O uso desta nova tecnologia poderá ser vista no consumo de conteúdos em serviço de streaming sem travamentos (buffer), jogos sem lags, colaboração em conjunto e demais interativas sem fio que antes eram “travadas” por conta de problemas das redes. A empresa cita que uma nova era está apenas começando.
Wi-Fi 7 é a tecnologia fundamental de nosso próximo portfólio de produtos, que marca nosso 35º aniversário como um dos pilares da rede sem fio. O Wi-Fi Mesh está se tornando rapidamente a principal opção de implantação em residências e microescritórios, e a implementação da Multi-Link Operation (MLO) da Qualcomm oferece a resiliência e a capacidade exigidas por nossos clientes nesses segmentos.
Jonathan Betino, CEO da Linksys
VR/AR sem fio mais eficiente
Durante sua apresentação para apresentar a nova tecnologia, a Qualcomm citou que um dos grandes problemas enfrentados por quem usa óculos/tecnologias de VR e AR é que uma pequena interferência de outros aparelhos acaba impedindo o acesso à velocidade total do ponto de internet. A solução encontrada para este problema foi colocar todos os aparelhos com a mesma frequência de banda para garantir a alta capacidade e baixa latência.
A diferença entre um ambiente sem High Band Simultaneous (HBS) Multi-Link e com esta tecnologia é incrível: a Qualcomm cita que a velocidade máxima alcançada, em um ambiente livre de interferências, deve variar entre 100 a 200 Mbps. Com a nova tecnologia que mantém a banda alta entre diversos aparelhos conectados à uma mesma rede mesh, será possível ter acesso a 10 vezes a capacidade máxima de sua conexão com a Internet.
O HBS garante que você obtenha uma experiência AR suave e consistente enquanto ainda usa seu telefone para todas as outras coisas que você faz todos os dias. É como se cada dispositivo fosse um ponto único de Wi-Fi para a melhor conexão ser aproveitada.
Bom consumo de conteúdo em 4K
Por fim, o novo Qualcomm Multi-Link Mesh também poderá ser aproveitado no consumo de áudio e vídeo. Foi exibido um exemplo de que um smartphone era o dispositivo-fonte para o controle de um vídeo e também de uma soundbar via Bluetooth. O teste com o High Band Simultaneous (HBS) Multi-Link permitiu que uma frequência de banda de 6 GHz fosse escolhida como melhor para o smartphone e quando a imagem e som foram enviadas para a smart TV e soundbar.
No teste que não usou a tecnologia e uma frequência de banda de 2GHz foi enviada para o smartphone, os especialistas perceberam travamentos, imagem abaixo da qualidade 4K (sem contar os travamentos) e uma qualidade no som muito inferior.
O exemplo de consumo de vídeo foi apenas um dos testes realizados pela Qualcomm, mas a empresa ressalta que será possível ter um melhor envio de vídeo de um notebook para um monitor sem a necessidade de fios. Outro bom uso será em jogos na nuvem com fones sem fio, em que áudio e vídeo serão melhores transmitidos sem a necessidade dos dispositivos estarem conectados com um cabo de rede LAN.
O que achou do novo padrão da empresa? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
- Qualcomm anuncia 1º iSIM (chip integrado) no Snapdragon 8 Gen 2
- Foco no 5G Advanced: Qualcomm lança 1º Modem-RF Advanced do mundo
Com informações: Qualcomm Pressroom
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.