Índice
A próxima geração da internet móvel, que leva o nome de 5G Advanced, tem tudo para entregar uma série de benefícios. De olho nesta tendência, a Qualcomm anunciou seu primeiro Modem-RF Advanced com suporte para as conexões para smartphones, tablets, desktops e notebooks. Entre os ganhos, teremos uma maior conectividade, cobertura, latência, eficiência energética e mobilidade.
A empresa também anunciou a primeira plataforma dedicada de acesso sem fio fixo (FWA) 5G Advanced-ready do mundo com suporte para redes mmWave, Sub-6 GHz e Wi-Fi 7. Confira os detalhes agora mesmo.
O que é 5G Advanced?
Anunciado em 2021, o 5G Advanced é a próxima geração das redes 5G. Os principais ganhos serão no fatiamento de rede e uso de inteligência artificial, uma vez que agora, as conexões terão acesso a uma maior velocidade e, principalmente, melhor gerenciamento das redes para que um mesmo ponto seja utilizado por diversos dispositivos ao mesmo tempo.
Outro ponto positivo do 5G Advanced está no compartilhamento de dados, uma vez que a captura de troca de dados será finalmente aceita com a maior segurança possível. Além disso, haverá um melhor serviço de nuvem e software de comunicação para operadoras dos mais diversos tipos de mercado: redes móveis para smartphones e residências, redes privadas e mais ramificações do mercado.
A implementação está prevista para 2024, com o lançamento do Release 18. Este é o conjunto de normas que devem ser seguidas pelas empresas que desejarem oferecer a nova rede para seus clientes. A previsão da ABI Research cita que 5 milhões de smartphones sejam distribuídos neste primeiro momento. Este volume subirá para 88 milhões em 2025 e depois para 242 milhões (2026) e 482 milhões (2027).
Snapdragon X75: Modem-RF Advanced da Qualcomm chega para mudar indústria
A novidade chega para dar suporte para o 5G Advanced em smartphones e tablets, mas o Modem-RF Advanced também poderá ser utilizado no setor automotivo, computação, IoT industrial, acesso sem fio fixo e redes privadas 5G.
Os ganhos incluem melhor limites da conectividade, incluindo cobertura, latência, eficiência energética e mobilidade. As empresas que desenvolvem tecnologias 5G possuem o céu como limite e a Qualcomm espera que novas experiências sejam aprimoradas em setores dos mais diversos tipos. Também será possível ter um melhor gerenciamento de tecnologias da IA para que nosso dia a dia seja mais dinâmico.
Como possui uma nova arquitetura desenvolvida apenas para o 5G Advanced, a Qualcomm cita que o novo modem-antena possui fácil escalabilidade e desempenho nunca visto na indústria. Os principais recursos são:
- A primeira agregação de 10 portadoras do mundo para mmWave, agregação de portadora de downlink 5x e MIMO de uplink FDD para bandas sub-6 GHz, que permitem agregação e capacidade de espectro incomparáveis;
- Transceptor convergente para mmWave e sub-6 emparelhado com os novos módulos de antena mmWave de quinta geração Qualcomm QTM565 reduzem o custo, a complexidade da placa e o consumo de energia;
- Melhor desempenho sustentado em todos os cenários de usuários, incluindo elevadores, trens de metrô, aeroportos, garagens, sessões de jogos móveis e muito mais;
- Gerenciamento de feixe mmWave assistido por sensor baseado em IA para confiabilidade de conectividade superior e aprimoramentos de precisão de localização baseados em IA;
- Qualcomm 5G PowerSave Gen 4 e Qualcomm RF Power Efficiency Suite para prolongar a vida útil da bateria;
- Qualcomm DSDA Gen 2 habilita o 5G / 4G Dual Data em dois cartões SIM simultaneamente;
- Qualcomm Smart Transmit Gen 4 permite uploads rápidos, confiáveis e de longo alcance — e agora incluindo suporte para Snapdragon Satellite.
A expectativa de lançamento é que os dispositivos comerciais com o novo modem RF-Advanced cheguem ao mercado mundial durante o segundo semestre de 2023.
Qualcomm FWA Gen 3 é nova plataforma para melhor conectividade
Outra novidade anunciada hoje e alimentada pelo Snapdragon X75 é a plataforma que permitirá acesso sem fio fixo (FWA) 5G Advanced-ready. Saindo da complexidade, a Qualcomm entregará suporte a mmWave, Sub-6 GHz e Wi-Fi 7, incluindo capacidade Ethernet de 10Gb. É esperado que diversas empresas façam bom uso de banda larga sem fio para que cada dispositivo em uma mesma casa tenha acesso à velocidade de uma internet do tipo fibra.
A empresa também cita que a mesma plataforma tem uma CPU quad-core e aceleração de hardware dedicada e projetada para que empresas consigam alcançar o desempenho máximo de redes 5G, Ethernet e Wi-Fi.
A Qualcomm FWA Gen 3 também conseguirá habilitar uma gama de aplicativos para que operadoras móveis forneçam velocidades de internet sem fio por meio das redes 5G em áreas rurais, suburbanas e urbanas densas, sem a necessidade de ter uma super estrutura vista apenas em grandes capitais. Estes são os principais recursos da nova plataformas:
- Arquitetura de hardware mmWave-Sub-6 convergente para reduzir o espaço ocupado, o custo, a complexidade da placa e o consumo de energia;
- Qualcomm Dynamic Antenna Steering Gen 2 para capacidades de autoinstalação melhoradas;
- Qualcomm RF Sensing Suite para permitir implantações indoor de CPE mmWave;
- Qualcomm Tri-Band Wi-Fi 7, suportando canais de até 320MHz com operação Multi-Link especializada para uma latência mais rápida, conexões confiáveis e capacidade de malha para uma cobertura perfeita;
- Arquitetura de software flexível com suporte para múltiplos frameworks, incluindo OpenWRT e RDK-B;
- Com o Dual SIM, a plataforma Gen3 tem suporte para as configurações 5G Dual-SIM Dual Active (DSDA) e Dual-SIM Dual Standby (DSDS).
O que achou de todos os anúncios? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Tudo o que você precisa saber sobre o Wi-Fi 7
Com informações: Qualcomm
Revisado por Glauco
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.