Índice
A Qualcomm é responsável por mais que o lançamento de processadores para smartphones há muito tempo: ela também desenvolve tecnologias focadas em realidade virtual e para o desenvolvimento de redes 5G. Para quem gosta de corridas da Stock Car, a empresa fechou uma parceria com a Vivo que trará imersão suficiente para que todos se imaginem ao lado dos pilotos. Entenda a novidade agora mesmo.
Snapdragon Copilot mudará experiência de assistir corridas
Por meio de óculos desenvolvidos pela Beenoculus, mas que possuem os chipsets da plataforma Snapdragon XR2, a Qualcomm convidou a imprensa brasileira, criadores de conteúdo e fãs de Stock Car para o teste de uma nova tecnologia. Como o nome sugere, o Snapdragon Copilot permitirá que quem estiver utilizando um óculos com visão 360º tenha a visão do banco do passageiro, como se estivesse dentro do carro.
Para funcionar, a Qualcomm utilizou uma rede da Vivo com conexão 5G que consegue sinal de internet por meio de um roteador 5G veicular. Desenvolvido apenas para funcionar dentro do veículo, a bateria do carro é a fonte de alimentação para que tudo seja transmitido em tempo real.
A confiabilidade da conectividade 5G em toda a pista de Interlagos é fundamental numa proposta como essa, já que a baixa latência, alta velocidade e capacidade da rede 5G garantem que a execução da experiência imersiva seja bem-sucedida.
Elmo Matos, Diretor de Planejamento de Redes da Vivo.
A Qualcomm explica que há uma antena do tipo “tubarão 4×4 MiMo 5G”, fornecida pela Panorama Antennas, na parte externa dos carros. Tal incremento permitirá que os carros no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, tenham sinal durante todas as voltas, mesmo em alta velocidade.
O envio das imagens fica por conta de uma câmera 360º que é estabilizada e instalada dentro dos carros. A Qualcomm cuidou do desenvolvimento deste aparelho de perto para que as melhores imagens fossem captadas e todos os fãs e representantes de equipes tivessem a melhor imagem na hora de usar o Snapdragon Copilot.
A iniciativa pioneira oferecerá uma visão mais imersiva e detalhada das corridas, permitindo que o público acompanhe cada detalhe do que acontece no cockpit do piloto, como se estivesse realmente lá.
Fransergio Vieira, Senior Manager, Business Development, QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda.
Funcionalidade estreia em 2024
O evento, realizado no dia 9 de julho em São Paulo/SP, pôde mostrar um pouco do que está por vir, mas os fãs de Stock Car poderão testar a novidade apenas em 2024. O objetivo é não apenas dar uma melhor experiência para quem gosta das corridas, mas também permitir que as equipes tenham mais ferramentas para melhor desempenho.
No futuro, as empresas envolvidas esperam permitir que a Snapdragon Copilot seja aproveitada de qualquer lugar do mundo, sendo necessário apenas um aparelho que proporciona visão 360º e tenha boa conexão com a internet. Tal novidade poderá ser utilizada via PCs ou smartphones.
A Audatech, braço tecnológico do Veloci Group, controlador da Vicar, empresa proprietária da Stock Car, ressalta que esta é apenas uma das parcerias que realiza com a Qualcomm e mais novidades também estão a caminho.
O automobilismo sempre foi o esporte da tecnologia por excelência e atualmente categorias sofisticadas como a Stock Car são a ponta de lança para o desenvolvimento de projetos inovadores. Não apenas os fãs, como também os patrocinadores, esperam que o esporte funcione como um laboratório de experimentação tecnológica. E a conectividade é uma das fronteiras mais recentes e importantes para que as corridas continuem relevantes para todo o mercado.
Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech.
O que achou da novidade? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Niantic divulga protótipo de headset AR com Snapdragon AR2 Gen 1
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (10/07/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.