Sou um apaixonado por corridas, apesar da Fórmula 1 andar em baixa no Brasil, não consigo perder nenhuma corrida, mesmo com todas as mudanças na categoria que tiraram parte do charme. Talvez por isso, a Fórmula E que teve a primeira corrida oficial este mês tenha merecido maior destaque. A categoria conta com 3 brasileiros: Lucas di Grassi, Bruno Senna e Nelson Piquet.
Acho que a categoria ainda tem muito a evoluir e vai ajudar no desenvolvimento de baterias e cargas rápidas, pois os carros são 100% elétricos. Um evento em São Paulo com a presença do piloto Lucas di Grassi, atual líder do campeonato da Fórmula E, a Qualcomm mostrou o sistema de carregamento elétrico sem fio Qualcomm Halo, que é utilizada nas corridas.
Veja um vídeo (em inglês) dos engenheiros explicando como a tecnologia funciona.
A adoção da tecnologia Halo foi resultado de um acordo que tornou a Qualcomm a parceira tecnológica oficial do campeonato automobilístico da FIA, exclusivo para veículos movidos a energia elétrica.
A empresa avaliará a conectividade e a tecnologia móvel das dez cidades do mundo onde as corridas de Formula E acontecerão, oferecendo ainda soluções para aprimorar a experiência dos espectadores dentro do circuito automobilístico, tais como “live streamings”, videogames e interações pelas redes sociais.
A parceria inclui a instalação da tecnologia da Qualcomm nos veículos de segurança (safety cars) da categoria para que sejam recarregados sem fio durante as competições. A partir da segunda etapa do Campeonato, a solução Halo também poderá ser utilizada pelos pilotos para recarregar os carros de corrida. A tecnologia WEVC (Wireless Electric Vehicle Charging) utiliza a indução magnética para transferir a energia de uma base de carregamento para um dispositivo instalado no veículo elétrico. Os motoristas param sobre essa base e a recarga começa automaticamente.
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