Índice
A Qualcomm anunciou hoje, durante o Snapdragon Summit, seu mais novo processador para computadores: o Snapdragon X Elite. Com foco em performance para workloads de IA e performance surpreendente, o novo chip promete chacoalhar o mundo dos processadores de PC tão dominados por marcas concorrentes. Confira as informações:
O que é o Snapdragon X Elite
O Snapdragon X Elite é uma plataforma System on a Chip (SoC) ARM focada em computadores, recém-anunciada pela Qualcomm. O que mais surpreende nela e torna o anúncio significativo é sua performance, que supera a de concorrentes como a Apple e a Intel com menos uso de energia — o que é traduzido para o consumidor final como mais tempo de duração da bateria mesmo com a realização de tarefas mais complexas.
CPU
Contando com uma arquitetura de 4nm, o Snapdragon X Elite conta com um sistema de 12 núcleos Qualcomm Oryon CPU para otimizar a demanda dos mais diversos workloads e conta também com Dual-Core Boost para maior responsividade e efetividade nas diferentes demandas dos usuários, que segundo a Qualcomm chegam a ter performance até 2x maior que os chips da mesma categoria fabricados por competidores da empresa — sendo a primeira CPU ARM a alcançar mais de 4Ghz quando utilizando o Dual-Core Boost.
A Qualcomm apresentou dados mostrando que a performance do Snapdragon X Elite atinge a do M2 Max, da Apple utilizando 30% menos energia que o chip da empresa de Cupertino. Comparado com o i9-13980HX da Intel, o pico de performance é atingido com 70% menos energia.
Snapdragon X Elite representa um salto dramático em inovação para computação graças a Qualcomm Oryon CPU para uma performance excelente que irá surpreender nossos clientes com eficiência de energia e ajuda na produtividade.
Kedar Kondap, Vice presidente Senior e Gerente Geral de computação e gaming da Qualcomm.
GPU
Além disso, o X Elite conta com a GPU integrada Qualcomm Adreno, que permite gráficos de ponta e entretenimento variado em jogos ou demandas gráficas necessárias, que, segundo a empresa, chega a ser 2 vezes mais rápido do que os demais GPUs da categoria – tudo isso com uso baixo de energia que, segundo a empresa, permitirá que notebooks que utilizarem o processador possam ter uma bateria que dure vários dias com uma única carga. Em suma, a nova plataforma é 80% mais rápida e 80% mais econômica que o poderoso Ryzen 9-7940HS da AMD.
A plataforma poderá ser utilizada em uma grande variedade de formatos de computadores, desde os notebooks mais simples até os computadores dois em um, segundo a Qualcomm. Além disso, ainda segundo a empresa, a performance das máquinas alcançará a dos competidores com apenas 1/3 do consumo de energia.
O chip também oferece suporte para até 3 monitores conectados ao mesmo tempo ao computador, com cada um deles transmitindo imagem em 60Hz para uma experiência mais completa e fluída para quem precisar de grandes funções de multitasking.
A largura de banda da memória também conta com um salto em relação ao modelo anterior, com 136 GB/s e compatibilidade com memória LPDDR5X, sendo compatível com até 64GB de memória. Além disso, o processador também aceita USB até o 4.0 em combinações de até 3x USB-C, 3x USB-4, 2x USB 3.2 Gen 2 e 1x eUSB2.
NPU e IA
Além da GPU Adreno e da CPU Oryon, o Snapdragon X Elite também conta com a Qualcomm AI Engine, integrada com a NPU (Unidade de Processamento Neural) Hexagon, que permitirá experiências fluidas com diferentes tipos de workloads que necessitarem da utilização de IA, com a capacidade de executar modelos de IA generativa com velocidades surpreendentes – com, até o momento, suporte confirmado para o Windows Studio Effects e várias outras aplicações e experiências de IA. Ela tem 50% mais poder computacional e 5x mais performance que a NPU da geração passada.
O processador é capaz de gerar até 30 tokens de IA por segundo, sendo essas unidades as responsáveis pela comunicação e processamento de atuação do modelo de inteligência artificial como um todo. Isso gera, no total, uma performance 4,5 vezes maior do que a de competidores nas mesmas atividades, segundo a Qualcomm, mostrando o foco do processador em workflows com IA. Abaixo, a Qualcomm exibe a performance do Snapdragon X Elite comparado com o chip da Intel rodando o Stable Diffusion:
Além disso, para maior segurança, experiência de login e privacidade, o chip conta com a mais recente versão da Micro NPU dentro do Sensing Hub da Qualcomm, permitindo experiências mais seguras e imersivas de segurança de dados, além de suporte ao Qualcomm Secure Processing Unit para proteção dos núcleos e também encriptação total da memória através do Microsoft Pluton TPM e Microsoft Secure PC.
Desafios do Windows ARM
É importante frisar que, por mais impressionante que as funções e capacidades do Snapdragon X Elite sejam no papel, para que ele se torne realmente um competidor e adotado pelas empresas assim como os processadores da Intel e da AMD são, será necessário uma grande adaptação tanto do Windows quanto das fabricantes de software para que a arquitetura ARM seja suportada e não apresente problemas de compatibilidade ou falta de programas para quem decidir adotar computadores com essa plataforma, sendo esse o principal desafio da Qualcomm para o futuro próximo — o hardware ela já tem, agora falta a compatibilidade total com sistemas operacionais e aplicativos.
Snapdragon Seamless
Através da integração com as plataformas Snapdragon Mobile, será possível baixar, transmitir, streamar e sincronizar dados, além de compatibilidade com 5G e Wi-Fi 7 através do HBS Multi-Link para conexão com a nuvem sem nenhum tipo de empecilho, além de suporte a streaming de vídeos em 4K HD.
Além disso, com o Snapdragon Seamless, será possível trocar qual dispositivo você está utilizando de maneira fácil e suave, permitindo experiências dinâmicas, seja para usar uma foto do celular para adicionar uma info a uma nota ou mesmo jogar um jogo entre as duas plataformas só arrastando entre as janelas. Além disso, também existirá compatibilidade com o Snapdragon Sound e Qualcomm Secure Processing Unit, para uma melhor experiência de áudio e segurança, respectivamente.
Disponibilidade
Os primeiros notebooks com o Snapdragon X Elite, como o Honor PC powered by Snapdragon X Elite, estão com lançamento previsto após a primeira metade de 2024. Os preços e disponibilidade no Brasil ainda não foram confirmados por nenhuma empresa.
Além disso, os seguintes parceiros já confirmaram que irão produzir computadores com o Snapdragon X Elite, prometendo então mais opções de máquinas com o Windows ARM no mercado:
- Acer;
- Asus;
- Dell;
- HP;
- Lenovo;
- Microsoft (com o Surface);
- Samsung;
- Xiaomi.
Especificações técnicas
Componente | Especificação |
---|---|
GPU | Adreno A21 |
CPU | Oryon CPU de 64 bytes |
NPU | Hexagon e Micro NPU no Qualcomm Sensing Hub para maior segurança |
Suporte de memória | LPDDR5 de até 64 gb |
Largura de banda | 136 GB/s |
Núcleos | 12 de 3.8 Ghz, até 4.8Ghz com Dual Core Boost |
Modem | Snapdragon X65 5G |
Modem-RF | mmWave sub-6GHz |
WiFi/Bluetooth | Qualcomm Fast Connect 6700 |
Padrão Wi-Fi | 802.11ax 2×2 |
Conexões | Wi-Fi 7, Wi-Fi 6E, Wi-Fi 6, bluetooth 5.4, USB 4.0 |
Tipos de interface | 3x USB4, 2x USB3.2 Gen2, 1x eUSB2 |
Processamento de vídeo | Adreno VPU, com suporte até 3 monitores em UHD 60Hz |
Assista o resumão do evento em nosso canal do Youtube:
Veja também
Qualcomm lança plataformas de áudio S7 e S7 Pro Gen 1
Snapdragon Seamless amplia integração entre dispositivos
Saiba tudo sobre extensões do Chrome mal-intencionadas
Revisado por Glauco Vital em 24/10/23.