Índice
A Qualcomm, referência no desenvolvimento de processadores para smartphones, também desenvolve processadores para o mercado de fones de ouvido que contam com recursos de primeira linha. Previstos para estarem em dispositivos lançados ainda em 2024, a empresa anunciou os novos chips S3 Gen 3 Sound e S5 Gen 3 Sound com funcionalidades voltadas para melhor cancelamento de ruído via inteligência artificial, áudio de alta qualidade e conectividade para quem escuta música, faz chamadas e também prefere jogar. Veja os detalhes dos chips para fones de ouvido agora mesmo.
S3 Gen 3 Sound
Voltado para fones de ouvido que fazem parte da categoria intermediária mais premium, o novo processador Qualcomm S3 Gen 3 Sound foi definido por sua fabricante como “uma família de sistemas de áudio Bluetooth programáveis por flash-on-Chips (SoCs) baseados em um consumo de energia ultrabaixo”. E há uma série de recursos interessantes, veja abaixo.
Baixo consumo de energia
A Qualcomm promete que seu novo processador conseguirá entregar duração de bateria por “até um dia” com uso da tecnologia Bluetooth LE (Low Energy ou Baixo Consumo). A empresa também afirma que o baixo consumo de energia não influenciará na qualidade do áudio entregue. A empresa afirma que o processador S3 Gen 3 Sound chega para “maximizar robustez e oferece função dinâmica de botão para botão troca com transferência de endereço Bluetooth.
Áudio sem perdas e de alta resolução
Equipado com o recurso de Lossless Audio, esta é uma tecnologia que reproduz o áudio sem perda de sua qualidade original — diferente do padrão MP3, que utiliza um algoritmo de compressão que reduz o tamanho dos arquivos, com uma pequena perda de qualidade.
A empresa explica que os usuários de fones de ouvido com este novo processador terão acesso a um som com qualidade máxima de 24 bits a 96kHz. Por meio do programa Qualcomm Voice & Music Extension, será possível que os desenvolvedores de aplicativos e dispositivos de áudio tenham contato direto com os engenheiros da Qualcomm para que o novo processador seja aproveitado da melhor forma possível.
O recurso Qualcomm TrueWireless Mirroring também está presente neste novo processador: lançado em 2020, ele realiza o gerenciamento da conexão com o smartphone (ou outra fonte de áudio). Para entender o funcionamento na prática: quando usamos um fone de ouvido sem fio, um deles se conecta com o celular e outro apenas espelha o som. Quando um dos fones são guardados, esta troca é feita automaticamente pelo processador para fone de ouvido para que haja a melhor qualidade e conexão.
Novo sistema de cancelamento de ruído
O novo processador chega com suporte à terceira geração do Qualcomm Adaptive ANC. A empresa promete que a inteligência artificial conseguirá entregar melhor som quando o sistema estiver ativado, entregando a imersão para melhor concentração.
Já quando o modo ambiente estiver ativado, a empresa afirma que o som entregue dará a total qualidade para quando o usuário estiver em ambientes abertos. As chamadas não foram deixadas de lado: em relação à geração anterior, o S3 Gen 3 Sound chega para entregar “chamadas com clareza” e também oferecendo um som 40% mais limpo.
S5 Gen 3 Sound
Voltado para produtos mais premium, o S5 Gen 3 Sound foi anunciado como “uma poderosa plataforma de som para elevar sua experiência”. A Qualcomm trabalhou para entregar experiências premium de uso, e também afirma que o processador conta com o “sistema de cancelamento de ruído mais poderoso e mais responsivo para transmissão imersiva”. Veja os detalhes.
Arquitetura premium
A Qualcomm redesenhou toda a arquitetura de seu processador para a entrega de uma experiência completa. Em relação à geração anterior (S5 Gen 2), o S5 Gen 3 Sound chega para entregar poder de desempenho 3x maior, 1,5x mais memória, e performance de inteligência artificial 50x superior.
O processador também foi desenvolvido para entregar uma qualidade de áudio excelente para fabricantes de fones de ouvido comuns ou para jogos, caixas de som sem fio, e mais, todos voltados para o consumo de música, jogos e até mesmo para trabalho.
Apesar da arquitetura ter sido renovada, a empresa garante que as adaptações para tecnologias e sistemas operacionais de fabricantes diferentes serão feitas em menor tempo.
Baixo consumo de energia
Desenvolvido para ter compatibilidade com produtos já desenvolvido com o processador S7 Sound, o S5 Gen 3 Sound chega usando a mesma tecnologia e Bluetooth Low Energy. Na prática, será possível fazer o uso por todo um dia sem a necessidade de colocar os fones de ouvido na tomada.
Este processador, voltado para modelos mais caros e que fazem parte do mercado premium, conta com um recurso de análise de uso via inteligência artificial que analisa o uso para melhor desempenho da bateria. Todos os dados serão armazenados localmente para não haver a invasão de privacidade.
Áudio sem perdas
Antes visto apenas em processadores para smartphones ou dispositivos inteligentes, o processador S5 Gen 3 tem suporte para a plataforma Snapdragon Sound. Na prática, ela foi desenvolvida para entregar o famoso Lossless Audio em diversos formatos: músicas, jogos, chamadas e mais.
O Snapdragon Sound foi projetado para oferecer uma experiência de audição sem fio mais robusta e confiável, com suporte para áudio de alta resolução de 24 bits e 96 kHz, latência ultrabaixa, conexão melhorada entre dispositivos e qualidade de voz cristalina.
Para resolver os desafios de latência entre os dispositivos, o Snapdragon Sound consegue latências de Bluetooth de até 89 milissegundos, índice 45% menor do que as encontradas no atual líder do mercado em otimização de som. Essa latência super baixa consegue deixar os jogos muito mais imersivos e melhora demais a experiência de assistir vídeos.
Para aqueles que preferem ouvir diretamente dos alto-falantes de seu dispositivo móvel, o sistema incorpora o Qualcomm Aqstic DAC, projetado para suportar formatos de até 384 kHz PCM de 32 bits e DSD com THD + N ultrabaixo. Além disso, com a tecnologia, os aparelhos otimizados irão gastar bem menos bateria com a reprodução de áudio.
Cancelamento de ruído
Por fim, os fones de ouvido com processador S5 Gen 3 Sound chegam com uma nova versão do sistema de cancelamento de ruído que entrega qualidade em diversos ambientes, mesmo ao ar livre. A Qualcomm afirma que este é seu algoritmo de redução de som externo mais avançado até o momento.
Devido aos sensores, será possível que o serviço de inteligência artificial detecte posição dos fones no ouvido para que, mesmo que esteja em uma posição que favoreça a entrada de áudio, o som externo não atrapalhe no uso.
O modo transparência, voltado para uso ao ar livre e que combina o som saindo dos fones com o som externo, também promete ser mais eficaz. A Qualcomm afirma que a troca para a ativação dos modos está mais suave.
Por fim, um recurso de inteligência artificial analisará o uso para que a experiência fique cada vez melhor a cada dia. O mais interessante é que os dados ficarão armazenados localmente e nada será enviado para a nuvem.
Disponibilidade de novos processadores
Desenvolvidos com uma arquitetura que acelera a adaptação para os mais diversos produtos que entregam som sem fio, os primeiros aparelhos chegam ao mercado internacional ainda em 2024. A plataforma será adotada inicialmente pela fabricante de smartphones vivo, com dispositivos comerciais que devem ser anunciados nas próximas semanas.
De todas as formas, acompanhe o Showmetech para saber de todos os lançamentos e primeiras impressões de aparelhos com estes novos processadores. Mas diga pra gente nos comentários: o que você mais valoriza na hora de comprar um novo fone de ouvido sem fio?
Veja também
Qualcomm lança Snapdragon 8s Gen 3, levando IA generativa para mais smartphones
Revisado por Glauco Vital em 25/3/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.