Índice
O avanço da tecnologia trouxe a possibilidade de automação e criação de ambientes inteligentes em nossos lares, com comandos de voz, gestos e controle pelo telefone à distância. Mas ter uma casa conectada pode ser difícil sem saber o que e onde procurar, pensando nisso a Google lançou uma série de produtos voltados pro tema.
Controle Central
A busca inicial do consumidor deve ser por um controle central e a partir disso abrir as possibilidades para a conexão dos ambientes afetados. O Google disponibiliza o Nest Hub de 2° Geração equipado com tela sensível ao toque, reconhecimento de gestos e controle de voz, consegue gerir os demais aparelhos inteligentes e vem com uma plataforma bem sólida para iniciantes.
Com uma tela de 7 polegadas (17,78 cm), a conectividade com os objetos e ambientes da casa é possível através da integração com luzes, televisões e demais aparelhos inteligentes, assim contemplando as funções mais básicas da automação. Mas o Nest Hub também pode servir como um tablet pequeno, com acesso a streamings, clima e aplicativos de comunicação por texto.
O aparelho tem uma resolução de 1024 × 600, 69 milímetros de profundidade, largura de 177 milímetros e altura de 120 milímetros com um peso de 558 gramas. Comporta Wi-Fi 5 e bandas de 2.4GHz e 5GHz, Bluetooth 5.0 e acompanha o Chromecast embutido.
O sistema de detecção de sono é uma novidade desse aparelho, automático e com sensor de respiração, som ambiente e luminosidade, a inteligência artificial traz uma experiência de saúde. Promovendo dados estatísticos e detalhes sobre o seu tempo de cama e como você dorme.
Além disso, os gestos são uma facilidade, enquanto realiza alguma tarefa caseira, um tapa de mãos pode fazer a música parar, por exemplo. O Google Assistente, conhecido por usuários de aparelhos Android, também é disponível.
A parte negativa para alguns é a falta de uma câmera embutida, no entanto, a versão Max do Nest Hub oferece uma tela de 10 polegadas (25,4 cm) e o acessório para conversas em vídeo.
Além disso, a opção mais cara tem a funcionalidade Face Match (identificação facial) para liberar o acesso a home do aparelho ao escanear a face do perfil registrado, adicionando mais uma camada de segurança, diferente da versão padrão, não está disponível no Brasil.
O Nest Hub de 2° Geração se encontra por 600,00 reais na Info Store e tem um custo médio de 10,8KWh/mês; o Nest Hub Max, apesar de não ter venda aqui no Brasil, oferece um gasto de 36KWh/mês, os cálculos foram feitos com o usuário utilizando durante 24 horas e 30 dias do mês.
Veja o review do Nest Hub de 2° Geração do Google
Veja o review do Nest Hub Max do Google
Quais os itens necessários para a sua casa conectada?
Lampadas Inteligentes
Os sistemas de iluminação podem deixar a sua casa conectada e prática, nesse caso as lâmpadas inteligentes são a próxima adição para o seu lar. Com o Nest Hub, um comando rápido de voz ou um gesto programado podem desligar o seu cômodo, ou a casa inteira, sem necessitar da tarefa chata de levantar e ir até o interruptor.
O Google integra com várias marcas diferentes, ao custo de ter a necessidade de baixar um aplicativo a mais ou perder funcionalidades, no entanto, recomenda a compra da lâmpada desenhada para o sistema da empresa, a Cync. O software do seu aparelho central se conecta facilmente com a lâmpada e, além disso, fornece uma separação por ambientes, possibilitando fluidez e agilidade no uso do Nest Hub.
As lâmpadas podem ser adquiridas em cinco modelos, duas full color com 16 milhões de cores, uma A19 e uma BR30, duas Tunable White com gradação de tom de branco, também A19 e BR30 e uma Soft White com cor fixa, modelo A19. Os modelos vão requerer entre 43,2KWh e 46,8KWh/mês, utilizando todos os dias de forma ininterrupta.
Preços: Branca pode ser achada por 154 reais na Americanas e a colorida tem o preço de 187 reais no Carrefour.
Veja as inovações do CES 2022 para a tecnologia de casas inteligentes
Pequenos gadgets
O Nest Hub Mini oferece uma facilidade para quem deseja descentralizar o seu centro de comando ou tem uma casa grande, pequenos speakers do Google podem ser espalhados pela residência e melhorar a conexão do seu lar. O dispositivo funciona no wi-fi e via cabo de energia, então não possibilita uso no jardim ou área externa sem uma extensão elétrica.
O Dispositivo tem três microfones e sensores auditivos, portando uma maior capacidade acústica e de resposta a chamados. A outra novidade é um chip de machine learning (aprendizado de máquina) que processa os comandos mais usados pelo usuário de forma mais rápida.
Com uma altura de 42 milímetro e um diâmetro de 98 mm, o Hub Mini é um econômico dispositivo que pode gastar até 10,8KWh/mês, como o Nest Hub de 2° Geração. O preço aqui no Brasil é em torno de 179,10, como pode ser achado na Kabum.
Mais uma adição interessante é o Chromecast 3, a ferramenta é elaborada para televisões e possibilita o acesso a sistemas operacionais e serviços de streaming, sendo necessária uma entrada HDMI MHL, o diminuto aparelho igualmente conecta ao Google Assistente e à sua casa conectada, comandos de voz são a maneira de combinar tudo. O aparelho tem uma versão mais cara com o Google TV, que melhora a experiência ao entregar uma definição 4k e uma interface completa.
O aparelho tem um baixo custo de energia, com um adaptador de 5V/1A o gadget oferece um bom custo benefício tanto para sua conversão dos serviços padrões de televisão quanto para o seu bolso, pois você pode comprar a versão básica do Chromecast 3 por 173,00 reais na Amazon e a versão com Google TV pelo preço de 300,00 reais no Submarino.
Segurança
Para o seu sistema de segurança, o Nest Doorbell é a escolha para quem deseja deixar o exterior tão conectado como o interior, equipado com uma câmera de resolução 960 × 1280 e 145 graus de campo de visão com raio de 3:4, bateria e conexão wi-fi. Essa campainha inteligente também tem uma opção de ser uma continuação do sininho atual.
Algumas funcionalidades são gratuitas, como 3 horas de armazenamento e notificações para chegada de pessoas, encomendas, animais e veículos, entretanto, reconhecimento facial e 30 dias de armazenamento são condicionados a assinatura do Nest Aware, ao custo de 6 dólares(31 reais) mensais, o que é um preço caro a se pagar por apenas duas novidades. Esse dispositivo ainda não está sendo vendido no Brasil.
O Google afirma que esse aparelho comporta carga de 12V AC até 24V AC, porém é necessária uma ligação com uma campainha já existente e um transformador de 8 VA. O consumo de banda larga informado é entre 800 e 2000 Kpbs para transmissão dos vídeos.
Conclusão
Com todos os aparelhos contabilizados, a sua casa conectada estará pronta para todas as suas necessidade — e o custo mínimo para essa empreitada fica em torno de R$ 1,4 mil, contando apenas produtos sendo vendidos domesticamente.
Além disso, como ss custos de energia são baixos, os aparelhos também servem para que o comprador tenha um custo-benefício e consiga ter uma grande gama de aparelhos sem machucar o bolso. A maioria dos gadgets oferecem até 2 reais de economia mensalmente em situações de bandeira vermelha na conta de luz.
Os custos de internet são baixos, porém a necessidade de conexão com o controle central e com um telefone, dependendo do aparelho, vão forçar um maior uso de banda larga, mas como os dispositivos acabam substituindo alguns dispositivos usados diariamente, dessa forma balanceando os custos.
Com tudo isso que mostramos, você vai investir em equipamentos inteligentes? Conte para a gente nos comentários!
Revisão do texto por: Dácio Castelo Branco
Veja também:
REVIEW: Philips Hue Play Light Bar, luz de ambientação inteligente para sua casa
Fontes: CNET, Consumidor Moderno, Expert Review
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.