Nova temporada de ruptura

Segunda temporada de Ruptura: tudo o que você precisa saber

Avatar de victor pacheco
Com estreia agendada para o dia 17 de janeiro, fique por dentro da trama e possíveis novidades da série estrelada por Adam Scott

Demorou, mas ela está quase entre nós. A segunda temporada de umas das séries mais aclamadas do Apple TV+ tem estreia marcada para a segunda metade de janeiro e, se você não lembra muito da trama e muito menos do final de Ruptura (também chamada de Severance), veja o que esperar da nova temporada. Atenção: o texto abaixo tem spoilers da primeira temporada de Ruptura.

Quando a nova temporada estreia?

Personagens principais de ruptura, série do apple tv+
Personagens devem enfrentar efeitos colaterais de sua revolução contra a Lumon (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Quase dois anos após sua estreia (que aconteceu em 18 de fevereiro de 2022), a segunda temporada de Ruptura será lançada em 17 de janeiro de 2025. O serviço de streaming de vídeo da Apple planeja realizar lançamentos semanais, então a temporada com dez episódios será finalizada no dia 21 de março. Veja o cronograma:

  • 17 de janeiro – Episódio 1
  • 24 de janeiro – Episódio 2
  • 31 de janeiro – Episódio 3
  • 7 de fevereiro – Episódio 4
  • 14 de fevereiro – Episódio 5
  • 21 de fevereiro – Episódio 6
  • 28 de fevereiro – Episódio 7
  • 7 de março – Episódio 8
  • 14 de março – Episódio 9
  • 21 de março – Episódio 10

Apesar da produção da segunda temporada de Severance ter começado em seu ano de lançamento, ela foi afetada pelas greves dos atores e roteiristas de Hollywood, que também causou atraso em outras diversas séries que serão lançadas em 2025, como, por exemplo, a quinta temporada de Stranger Things, da Netflix.

Outro problema que também causou o atraso foi uma briga entre os produtores e showrunners da produção. Segundo matéria publicada pelo TVLine em abril de 2023, Dan Erickson e Mark Friedman brigaram nos bastidores, citando climas hostis e divergências sobre os rumos dos roteiros e estouros cada vez maiores no orçamento como principais motivos do conflito.

Ben Stiller, diretor da produção, teria sido o responsável por acalmar os ânimos de Dan e Mark para que a segunda temporada fosse finalmente lançada.

Sobre o que Ruptura fala?

Personagens principais de severance, série do apple tv+
Personagens enfrentam sistema autoritário de empresa (Foto: Divulgação/Apple TV+)

A produção original da Apple TV+ mostra uma distopia que nos coloca para acompanhar o dia a dia de Mark (Adam Scott), que trabalha em uma empresa chamada Lumon. Todos os funcionários que aceitam trabalhar na Lumon precisam passar pelo processo de ruptura, que basicamente, por meio de um chip implantado na cabeça, separa sua vida profissional de sua vida pessoal.

Quando este chip é ativado, os funcionários esquecem que possuem uma vida pessoal e família fora da empresa. É como se todas as suas emoções e memórias fossem “desligadas” em prol do bom rendimento no trabalho. O ciclo da empresa funcionava muito bem até a chegada de Helly (Britt Lower) ao time, que começa a questionar o processo de ruptura.

Helly (britt lower) em severance
Helly é o grande passo inicial para a revolução contra a Lumon (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Quando sai da Lumon, a pessoa volta a interagir como se não trabalhasse no local sinistro, não lembrando de nada do que foi discutido (ou feito na Lumon). E, no dia seguinte, quando o chip é ativado novamente, nenhum dos acontecimentos vividos enquanto ela estava fora da empresa é lembrado.

A série faz uma separação para nos ajudar a entender o conceito: os innies (que pode ser traduzido para internos) levam este nome por terem o consciente para trabalharem dentro da Lumon. Já os outies (que pode ser traduzido para externos) são as “versões” dos funcionários com emoções. Pode acontecer dos outies fazerem ações que impactam a vida dos innies, sendo este, inclusive, o principal ponto do último episódio da primeira temporada.

Escritório da lumon em severance
A grande pergunta: o que é a Lumon? (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Uma grande dúvida que gira em torno de Ruptura é o que os funcionários fazem. Quem acompanhou a primeira temporada apenas ficou sabendo que o time dos quatro protagonistas fazem um trabalho gerenciamento de microdados, que basicamente consiste em selecionar números corretos em um computador. É esperado que a nova temporada traga esta e mais respostas.

Fãs especulam que a Lumon seja uma empresa de ressurreição ou clonagem (na distopia, tudo é permitido, certo?). Isso porque, no trailer lançado durante a CCXP 2024, foi dito que o trabalho realizado pelos funcionários é “um dos mais importantes para a nova geração”. Mas, nada mais foi dito. Confira o trailer abaixo:

Onde a primeira temporada parou?

Adam scott em severance
Personagem de Adam Scot conseguiu acordar de transe de sua empresa (Foto: Divulgação/Apple TV+)

O final da primeira temporada de Severance foi abrupto. Em uma cena final de dez minutos, os personagens que passaram pelo processo de ruptura conseguiram acordar mesmo entrando na Lumon e finalmente descobrir como é sua vida fora da empresa.

Helly é, na verdade, Helena Eagan, herdeira e defensora pública da Lumon. Enquanto isso, Mark encontra pistas de que sua falecida esposa, Gemma, está viva, mas disfarçada como Ms. Casey, conselheira dentro da empresa. Também descobrimos que Mark optou pelo processo de ruptura como uma forma de evitar o luto de sua esposa, que, até então, ele achou que havia morrido.

Mark e helly na segunda temporada de ruptura
Mark e Helly devem seguir lutando contra a Lumon (Foto: Divulgação/Lumon)

A maior teoria de fãs é que esta notícia que os personagens conseguiram causar uma revolução é uma grande mentira contada a eles (e a nós) para que mais nenhuma revolta aconteça. O que você acha? Conta pra gente nos comentários!

Temas abordados na nova temporada

Ben stiller na direção da segunda temporada de severance
Ben Stiller na direção da segunda temporada de Severance (Foto: Divulgação/Apple TV+)

A segunda temporada de Severance vai mostrar como este momento de revolução dos personagens impactou o mundo onde vivem. A sinopse é bem vaga, mas nos dá uma prévia do que esperar:

Na segunda temporada, Mark e seus amigos descobrem as terríveis consequências de brincar com a barreira da separação, o que os leva a um caminho de infortúnio.

Sinopse da segunda temporada de Severance.

Cada personagem deve ser trabalhado de forma completamente diferente pelos produtores. Primeiramente, Helly, agora está em um impasse: quando está trabalhando na Lumon, ela tenta de todas as formas sair da empresa e de todo o seu sistema autoritário; mas, fora da empresa, ela é uma grande defensora do processo e filha do CEO da Lumon.

Helly de severance
Helly está em um grande impasse (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Já falando sobre Irvin, há muitas dúvidas sobre o que aconteceu com ele, justamente pelo motivo de que pinta obras com a imagem do elevador da Lumon, momento que o chip da ruptura é ativado. Fãs teorizam que o personagem pode ter passado por diversos resets e, quando está fora da Lumon, sua mente está tentando mandar mensagens subliminares.

Irvin de severance
Irvin pode ter passado por diversos resets no processo de ruptura (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Outra grande dúvida é em volta de Mark: o que ele fará após descobrir que sua esposa supostamente está viva? Quando ele volta a ter as memórias de sua vida real, dentro da Lumon, agora que conseguiu quebrar o chip? São perguntas que serão respondidas na nova temporada de Severance.

Mark na nova temporada de ruptura
Mark precisa equilibrar sentimentos pela psicóloga que não sabe que é sua verdadeira esposa (Foto: Divulgação)

Gemma, apresentada para a audiência como uma conselheira da Lumon e mais tarde revelada como a esposa de Mark, é uma grande incógnita: ainda não sabemos se ela está realmente morta ou é fruto de uma cópia baseada na esposa de Mark.

Gema de severance
Estaria Gema viva? Ou estamos vendo apenas uma cópia? (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Fãs também suspeitam que Gemma possa estar em coma e, na nova temporada, iremos descobrir como os sentimentos do outtie de Mark, misturados com seu innie, irão impactar sua relação com a personagem interpretada por Dichen Lachman.

Por fim, Harmony Cobel, interpretada por Patricia Arquette, é uma grande fanática do fundador da Lumon, mas há um ponto: ela foi demitida de seu cargo ao final da primeira temporada. O que vem agora?

Harmony cobel de severance
Harmony Cobel terá que lutar de frente com seu fanatismo pela Lumon (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Nos novos episódios, iremos descobrir sua possível conexão pessoal com as práticas da empresa e principalmente saber se ela busca por vingança, redenção ou é apenas uma fanática que faz de tudo para que o processo de ruptura cresça cada vez mais.

Novos personagens

Segunda temporada de ruptura: tudo o que você precisa saber. Com estreia agendada para o dia 17 de janeiro, fique por dentro da trama e possíveis novidades da série estrelada por adam scott
Gwendoline Christie estreia em nova temporada de Ruptura (Foto: Divulgação/Apple TV+)

Oito novos atores chegam à Severance como complemento para a nova temporada, mas ainda não há detalhes sobre os personagens que irão interpretar. São eles: Gwendoline Christie, Bob Balaban, Merritt Wever, Alia Shawkat, Ólafur Darri Ólafsson, John Noble, Robby Benson e Stefano Carannante.

O elenco principal (de funcionários contratados e demitidos da Lumon) segue confirmado, sendo formado por:

  • Adam Scott como Mark Scout
  • Patricia Arquette como Harmony Cobel
  • Britt Lower como Helly Riggs
  • John Turturro como Irving Bailiff
  • Zach Cherry como Dylan George
  • Tramell Tillman como Sr.
  • Dichen Lachman como Sra. Casey
  • Christopher Walken como Burt Goodman
  • Jen Tullock como Devon Scout-Hale
  • Michael Chernus como Ricken Hale 
  • Sarah Bock como Srta. Huang

O que o criador da série diz?

Dan erickson, criador de severance
Dan Erickson disse que nova temporada está muito melhor que a primeira (Foto: Reprodução/Time)

Dan Erickson, criador da série, disse que considera a nova temporada de Severance “muito melhor” do que a primeira, que rendeu singelas 14 indicações ao Emmys. Ele também cita que percebeu a responsabilidade de fazer uma nova temporada em meio a tantos fãs. Veja um trecho de sua entrevista ao GamesRadar+:

Eu estava em terapia por todos os sentimentos maravilhosos que estava tendo das pessoas respondendo ao programa e da surpresa disso. Eu realmente pensei que seria um público muito mais específico. Então você pensa: ‘Como evito decepcionar essas pessoas que de repente investiram um pedacinho de si mesmas neste programa?’ Sabendo que voltaremos e filmaremos isso de novo, não quero que as pessoas voltem e passem meses e meses filmando algo que não esteja à altura da qualidade da primeira temporada. Então foi realmente intenso.

Dan Erickson, criador de Severance, sobre a nova temporada da série.

E você, o que espera da segunda temporada de Ruptura? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Com algumas informações: Esquire l CBR l TV Guide l Apple TV+ Newsroom

Revisado por Tiago Rodrigues em 15/01/2025


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados