O Google oficializou hoje (22) o Project Fi: um programa para prover serviço de telefonia móvel. Isso mesmo, a empresa é a mais nova operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos.
Hoje em dia, a qualidade e velocidade das redes moveis tem melhorado bastante, porém, ainda existe muita instabilidade e péssimas operadoras por aí. Pensando nisso, o Google resolveu intervir e, obviamente, ganhar com a resolução do problema. A empresa anunciou em seu blog oficial o inicio do serviço, com instruções para quem contratá-lo, e citando as principais razões da criação da nova operadora:
- Ajudar o usuário ter a melhor conexão disponível;
- Possibilitar uma fácil comunicação através das redes e diversos dispositivos;
- Tornar a experiência do serviço de comunicação o mais simples possível.
Não não existirão torres, estações rádio-base, centrais telefônicas, etc. O modelo adotado para a nova operadora será o MVNO (Mobile Virtual Network, da sigla em inglês), muito comum nos Estados Unidos. Agindo como uma operadora virtual, a infraestrutura será alugada de duas operadoras norte americanas, a T-Mobile e Sprint.
Caberá ao Project Fi alternar entre as redes disponíveis, seja T-Mobile, Sprint ou hotspots espalhados pelo país, para prover a rede com melhor velocidade de conexão. Neste primeiro momento, a novidade será oferecida apenas aos donos do smartphone Nexus 6, único modelo compatível com os novos Sim Cards da operadora.
O plano mensal do Project Fi é de US$ 20 (aproximadamente 60 reais) para um pacote com planos de voz, mensagens de texto e cobertura em diversos países. Para adquirir o plano, é preciso se registrar em um cadastro e esperar pelo convite, como já vimos varias vezes o Google fazer.
Para saber mais sobre o projeto, visite a página oficial do Google Fi.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.