O trabalho nos escritórios da maneira que conhecemos mudou, graças à pandemia da COVID-19. A clássica forma em que equipes de trabalho compartilham o mesmo espaço físico deu espaço à produtividade do home office, em que cada profissional trabalha do conforto da sua casa – ou de onde quer que esteja.
Entretanto, não ter equipamentos e condições adequadas pode ter um reflexo na produtividade do home office. Ainda que o trabalho em casa permita uma maior flexibilidade, continuamos passando a maior parte do tempo sentados em frente ao computador, conversando com colegas por áudio e vídeo. E nisso torna-se necessário ter uma boa conexão com a internet, mobiliário ergonômico e um bom equipamento de informática. E por equipamento normalmente pensamos no computador, monitor e webcam, mas frequentemente nos esquecemos de algo fundamental para a comunicação: os fones de ouvido.
Ter os fones de ouvido adequados para o home office pode ter um impacto importante na produtividade do home office, e muitas vezes acabamos não dando a devida atenção a esse equipamento – tanto que é costumeiro utilizarmos os próprios fones de ouvido que vêm com os smartphones para trabalhar. Uma pesquisa realizada pela EPOS – fabricante de equipamentos de áudio – para saber como a qualidade de áudio afeta a qualidade do trabalho nas empresas, 95% dos respondentes declararam que sua concentração e eficiência no trabalho foram afetadas negativamente pela baixa qualidade do som.
A confusão causada pela baixa qualidade de áudio, que inclui falhas de comunicação, de entendimento e interpretação, resulta na perda aproximada de 30 minutos do tempo de trabalho por semana.
Theis Moerk, vice presidente de produto na EPOS
Além do tempo desperdiçado, problemas de áudio também causam stress e frustração nos funcionários, por não conseguirem performar da melhor maneira. A pesquisa aponta que 35% dos funcionários sente frustração e aborrecimento, enquanto outros apontam que os problemas causam vergonha e diminuem a confiança no trabalho.
Um bom equipamento melhora a produtividade do home office
A pesquisa aponta que em média os funcionários passam cinco horas e 18 minutos por dia em interações que dependem de áudio, e problemas de áudio afetam drasticamente a produtividade do home office. Dentre esses problemas, destacam-se a baixa qualidade dos equipamentos e as distrações causadas por ruídos no entorno, como as crianças assistindo televisão e tarefas da casa sendo executadas.
O ideal para trabalhar em casa é ter um equipamento de boa qualidade e que também seja equipado com cancelamento de ruído ativo, para eliminar as distrações do ambiente. Para escolher o melhor equipamento para seu uso, você deve ficar atento a alguns recursos:
- Tipo de conexão (USB, P2 e bluetooth são as principais);
- Conforto (headsets com almofadas confortáveis são os mais recomendados);
- Qualidade do microfone (essencial para se fazer entender nas chamadas);
- Duração de bateria;
- Algoritmos para melhorar os aspectos de qualidade da fala;
- Tecnologia de segurança sem fio para quem trabalha com informações confidenciais.
O cancelamento de ruído ativo deve ser capaz de filtrar os diversos tipos de ruído do ambiente – diferente dos modelos mais antigos, que se prestavam a reduzir o ruído dos motores de avião durante viagens. Modelos recentes são projetados para compreender e eliminar ruídos típicos de escritórios e do ambiente doméstico. O mecanismo para o cancelamento de ruído funciona da seguinte forma: microfones captam os ruídos do ambiente, que são então processados para que o fone gere ondas sonoras de sinal oposto às ondas sonoras que compõem o ruído do ambiente. Dessa forma, uma onda cancela a outra, e podemos escutar mais claramente o que está sendo transmitido ao fone de ouvido.
Para entender mais sobre o cancelamento de ruído, confira nossa matéria mostrando a tecnologia por trás desse tipo de fone de ouvido, e aproveite também para escolher o melhor fone com cancelamento de ruídos para melhorar a qualidade do seu home office.
Fonte: Fast Company; Depositphotos