As operadoras de telefonia celular lideraram o ranking de reclamações do Procon em 2012. O número de atendimentos registrados no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) foi de 2,03 milhões. Um aumento de 19,7% em relação a 2011.
No setor de telecomunicações (telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e Internet), o número de registros saltou de 17,46% em 2011, para 21,7% em 2012.
Segundo o Boletim Sindec 2012, a Oi liderou o ranking com 120.374 demandas. Em seguida, ficaram a Claro-Embratel (102.682), o grupo Itaú (97.578), Bradesco (61.257) e Vivo-Telefônica (44.022).
Os principais problemas enfrentados pelos consumidores foram: 37,42% relativos a cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc); 17,31% relativos a oferta de produtos e serviços; 13,21% problemas com contrato (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e publicidades enganosas), 17,57% referentes à qualidade de produtos (vício ou má qualidade de produto/ serviço, defeitos e garantia de produtos).
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