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O que era para ser algo prazeroso e inesquecível, muitas vezes vira um verdadeiro pesadelo. São cada vez mais frequentes problemas com companhias aéreas e passagens de avião.
Dezembro, Janeiro e Fevereiro são os meses de maior frequência de viagens. O clima de férias, seguido do carnaval e na estação mais quente do ano, o verão, estimula as pessoas a conhecerem novos destinos, lugares e paisagens. Inclusive, fizemos uma matéria para ajudar você a encontrar a melhor passagem de avião.
De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) mais de 103 milhões de pessoas foram transportadas por empresas aéreas brasileiras. Os números apresentam um acréscimo de 4,1% comparando aos dados de 2017 (98 milhões).
E com esse aumento no fluxo de passageiros, as reclamações mais comuns sobre problemas com companhias aéreas são atraso e cancelamento de voos, extravio de bagagens e superlotação dos aviões, o famoso overbooking. E mais recentemente, as cobranças indevidas por reserva de assentos.
“O passageiro deve procurar a companhia aérea para ser auxiliado durante o período de atraso, preterição de embarque ou cancelamento de voo”, comenta o advogado Marcel Kesselring Ferreira da Costa, especialista em Direito do Consumidor e Sócio Fundador do Escritório Ribeiro, Goulart, Iurk & Ferreira da Costa Advogados.
De acordo com dados divulgados pela Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, em Novembro último, a Latam e a Gol foram campeãs de queixas.
Mas, se você já passou por um situações assim, sabe que além da dor de cabeça de passar por esse tipo de problema, dor de cabeça maior ainda é resolver o problema e as companhias não costumam facilitar. Uma série de processos e burocracias deixam o passageiro ainda mais insatisfeito. E nem sempre, as pessoas têm acesso fácil e gratuito a advogados para obter orientação.
Então, como resolver problemas com companhias aéreas?
Se você não conseguir resolver diretamente e de maneira rápida com a companhia aérea, agora você tem mais uma opção: a Aerohelp Brasil, uma plataforma digital que promete orientar, informar e esclarecer os consumidores, além de conseguir o reembolso por danos causados.
Primeiro, basta acessar o site da empresa e fazer a reclamação. Em seguida, eles entrarão em contato com você para informar o que pode ser feito. Segundo a empresa, a primeira tentativa é realizar um acordo diretamente com a companhia aérea, caso não seja possível, eles buscam por uma solução judicial e somente quando você receber a indenização é que paga para a Aerohelp.
Ou seja, não tem nenhum tipo de gasto e você não assume qualquer risco.
Passo a passo
1 – Acesse o site da Aerohelp Brasil e clique em “Registre sua reclamação”;
2 – Escolha dentre as opções de problemas ocorridos;
3 – Preencha o formulário e é só aguardar.
Principais depoimentos sobre a empresa
“Às vezes, a viagem dos sonhos vira um pesadelo por causa de uma burrada da companhia aérea. […] Foi só em dezembro que descobri a página AeroHelp Brasil, especializada nessas questões, e resolvi relatar o meu caso. Em 5/fev, menos de dois meses depois de entrar com advogado, o dinheiro estava na minha conta. Assim, meu único trabalho foi enviar o e-mail pra abrir o caso e poderia ter ido a uma audiência se não houvesse o acordo” (Felipe Cury).
“Pela segunda vez obtive uma ótima experiência, nos quesitos rapidez e ótimos resultados no meu processo, indico com certeza de bons resultados. Temos com quem contar” (Laila Ramos – @lalarmos).
“Gostaria de agradecer ao Aerohelp Brasil que me ajudou a obter reparação dos danos provocados pela Latam linhas aéreas. Super indico o serviço” (Carlos Davi – @carlos_davi).
Acesse a página da empresa e confira mais informações.
Startup propõe solução imediata para problemas com companhias aéreas
Outra opção para quem passa por problemas assim é uma indenização fixa proposta pela startup Quick Brasil. Fundada em 2017, ela propõe ser uma solução imediata.
Acessada por meio do site quickbrasil.org, a plataforma propõe uma indenização instantânea no valor de R$ 1000,00 por pessoa, em depósito na conta bancária, a cada voo comprovadamente atrasado ou cancelado – a análise do problema é feita, gratuitamente, por consultores e analistas da startup.
Ao receber a compensação, o passageiro renuncia receber qualquer outro valor da companhia aérea referente ao caso. A Quick Brasil, por sua vez, passa a reivindicar a retratação diretamente com a companhia, assumindo os riscos e resultados. Segundo a empresa, mais de dois mil casos já foram atendidos.
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