Índice
- Mais Hades não significa exatamente ‘mais do mesmo’
- Uma história de vingança que foge do chavão
- A jogabilidade continua deliciosamente variada
- Mesmo estando em acesso antecipado há bastante conteúdo
- Audiovisual simplesmente mitológico
- Requisitos mínimos
- Preço e disponibilidade
- Mas pelas barbas de Ares, Hades 2 vale a pena?
O mais novo jogo do estúdio Supergiant Games trata-se da primeira continuação direta desenvolvida pela equipe sediada em São Francisco. Fique sabendo nesta matéria o que faz dela um jogo tão especial com nossas primeiras impressões de Hades 2 em sua fase de acesso antecipado no Steam!
Mais Hades não significa exatamente ‘mais do mesmo’
Hades foi um sucesso esmagador de audiência. O quarto jogo da Supergiant Games abordou de forma inteligente o gênero dos roguelites – aquele em que a estrutura de jogo conta com tentativas repetidas, mas, diferentemente do roguelike, seu personagem se torna mais forte a cada nova partida – apresentando um desafio extremamente recompensador para jogadores mundo afora ao contar uma focada na mitologia grega que sempre tinha algo novo a dizer mesmo quando sofríamos uma derrota esmagadora.
Da mesma maneira que seu antecessor, Hades 2 busca alcançar um público ainda maior, e para fazer isso conta com uma série de novidades que fazem dele um jogo incrível já em sua versão de acesso antecipado no Steam. A Supergiant Games foi muito sagaz ao escolher fazer desse jogo uma continuação, que ao mesmo tempo que traz de volta a jogabilidade viciante do primeiro, oferece mecânicas novas que fazem de Hades 2 algo único e o mais importante, ainda mais divertido, e que estamos adorando jogar.
Uma história de vingança que foge do chavão
A heroína da vez é Melinoe, filha de Hades e Perséfone, uma maga com poderes incríveis que está em busca de vingança contra o titã Cronos, assassino de sua família. Sob o manto da misteriosa Hécate, cabe à garota tornar-se cada vez mais forte, para que sua missão seja completada com sucesso. Como todo bom jogo do estilo caracterizado por tentativas repetidas onde o jogador se torna mais forte quanto mais joga e aprende as nuances do jogo, Hades 2 oferece diversos caminhos variados para tanto, ainda mais que o primeiro Hades.
Para início de conversa, Melinoe é uma personagem mais focada em ataques à distância, o que já a separa de Zagreus, o protagonista anterior, o que faz seu modo de jogar mais desafiador, já que os inimigos estão sempre em movimento. Para contê-los, a garota é capaz de conjurar uma armadilha no solo que os prende por alguns momentos, muito útil não só nas fases normais, mas também contra chefes. Da mesma maneira que Hades, é possível tornar não só este mas os outros ataques de Melinoe cada vez mais fortes ao se comunicar com outras figuras da mitologia, todas dedicadas a ajudá-la em sua missão sangrenta.
A jogabilidade continua deliciosamente variada
Essa variedade é uma das coisas que faz de Hades 2 ser tão bom, porque não só multiplica o leque de possibilidades e variedade de jogo, mas ajuda você a encontrar seu jeito especial de jogar mesmo que não saiba exatamente como ele será. Cada partida fará com que você aprenda a lidar com os muitos obstáculos a sua frente e ter um senso de improvisação afiado, afinal nunca dá para saber quais vantagens os deuses irão trazer a cada nova arena de combate.
Para te ajudar, toda vez que Melinoe morre, é possível voltar ao hub do jogo, onde ela pode comprar novas cartas de arcana, uma das mecânicas novas de Hades 2, que conferem à personagem aumentos permanentes de suas capacidades, gastando itens ganhos durante suas lutas. Há também novas armas a serem destravadas, cada uma trazendo uma abordagem diferente para o combate, podendo ser atualizada conforme a aventura vai avançando, para fora do Érebo e adentrando novas partes do submundo mitológico.
Mas é a história do jogo que torna cada derrota um prazer e não uma frustração. Bem como o jogo original, Hades 2 vai dando farelos da trama cada vez que você pisa em seu lar, com personagens novos marcando presença e oferecendo a Melinoe suas opiniões e conselhos conforme a moça vai avançando, ou até mesmo quando isso não acontece. E há MUITO a ser descoberto da narrativa, das motivações da protagonista e de como este jogo tem em relação ao primeiro por se tratar de uma continuação. Mesmo que zerado, há razões dentro da história para voltar e continuar jogando, o que o torna algo realmente único entre os videogames.
Mesmo estando em acesso antecipado há bastante conteúdo
A Supergiant Games já se pronunciou quanto à quantidade de conteúdo de Hades 2, dizendo que o novo jogo traz ainda mais que o antecessor em termos de história e até mesmo de chefes, inimigos e locais onde as lutas acontecem, mesmo em sua fase de acesso antecipado. Levando em conta que o primeiro jogo ficou mais de um ano sendo testado de maneira antecipada pelos fãs antes de chegar à versão 1.0, crê-se que Hades 2 chegue nesse ponto no ano que vem.
No entanto, não há com que se preocupar quanto ao estado atual dele, pois o que temos aqui é um jogo já bem recheado, até mais do que muitos outros lançamentos ditos completos quando chegam ao mercado. Dito isso, o estúdio, mesmo vendendo o jogo pelo preço cheio no Steam, conta com seu apoio para relatar possíveis defeitos e bugs que ele venha apresentar. Nas muitas horas já jogadas por aqui, não notamos quase nada que tenha chegado a atrapalhar nossa jogatina, pelo contrário, Hades 2 parece estar em um estado ainda mais caprichado que o primeiro quando ele estreou no acesso antecipado.
Audiovisual simplesmente mitológico
Bem como outros jogos da Supergiant Games, este aqui é absolutamente primoroso em sua apresentação. Gráficos poligonais com tratamento 2D conferem ao game um visual lindo, suave e super bem animado. Você vai adorar o modo com que personagens há muito conhecidos, como Odisseu, são interpretados pela talentosa equipe de arte do estúdio, sem falar, literalmente, do roteiro do jogo, que dá a eles muito o que falar e compartilhar com Melinoe. As interpretações mantêm o mesmo nível de qualidade pelo qual a equipe do norte da Califórnia é conhecida, e juntas das excelentes músicas compostas por Darren Korb, fazem de Hades 2 um puro deleite audiovisual.
Para os fãs preocupados com a maneira que irão acompanhar a trama do jogo, a gente já pode tranquilizá-los, porque o game traz uma excelente localização em nosso idioma, mesmo que ainda sem dublagem. O estúdio não se pronunciou a respeito sobre a inclusão de vozes em português, mas levando em conta a quantidade absurda de falas e de personagens apresentados, é bem pouco provável que isso venha acontecer mesmo na versão final. A tradução e adaptação estão bem caprichadas, então pelo menos dá para acompanhar a história sem medo.
Hades 2 é um jogo que impressiona pelo alto nível de qualidade mesmo estando ainda em fase de testes. A Supergiant Games está tão confiante em seu produto que o está trazendo para as mãos dos jogadores de todo o planeta mesmo ainda não estando pronto de fato. O que temos aqui é a mais pura e viciante diversão que ainda tem chão para crescer, cuja jornada a gente estará aqui para acompanhar e participar, algo que raramente acontece no mundo dos games. E é danado de bom!
Requisitos mínimos
- Sistema operacional: Windows 10 64-bit
- Processador: CPU Dual Core 2.4 GHz.
- Memória: 8 GB RAM
- Placa de vídeo: GeForce GTX 950, Radeon R7 360, ou Intel HD Graphics 630.
- API: DirectX 12
- Espaço livre no HD: 10 GB
Preço e disponibilidade
Por enquanto, Hades 2 é um jogo exclusivo no PC, por meio do Steam. Ele pode ser comprado na loja digital da Valve por R$88,99; há também a sua trilha sonora, que por si só sai por R$32,99.
Ao chegar à versão 1.0, tomando como exemplo o primeiro Hades, haverá um aumento no número de plataformas em que ele estará disponível: muito provavelmente no PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
Mas pelas barbas de Ares, Hades 2 vale a pena?
Hades 2 é um dos jogos do gênero roguelite mais divertidos e recompensadores que há para se curtir no Steam. Se você já jogou e gostou do primeiro, este daqui é tão bom quanto e tem o potencial para ser ainda melhor do que ele, uma conquista absurda de incrível da Supergiant Games, que a cada lançamento se mostra um grupo de desenvolvedores de extremo esmero e talento.
Mesmo que você nunca tenha jogado algo assim, dê uma oportunidade ao jogo, porque ele é simplesmente um dos melhores que há, oferecendo meios de se curtir mesmo que você não seja muito habilidoso. A aventura por si só já faz deste game uma excelente pedida, algo que fará com que volte e tente novamente sem frustrações e cada vez aprendendo maneiras novas de se jogar.
Ah, e chegando o lançamento da versão completa do jogo, fique ligado no Showmetech, porque teremos um review completo para você!
VEJA MAIS!
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.