Índice
- Maior investimento em conectividade e mais fatores
- Maior automação para reduzir custos de operação
- Problemas na contratação de líderes
- Maior priorização na governança de dados
- Problemas na contratação de serviços
- Ajuda na redução da escassez de competências
- Atrasos em 2027 por conta de alta demanda de processadores
- Tecnologias com fio podem trazer problemas
- Problemas devido à resistência de funcionários humanos
- Sistemas de visão computacional começarão a ser tendência
A IDC Telecom divulgou seu famoso estudo anual de previsões para o mercado de TI, e nele é possível inferir que a expectativa é que o mercado de dispositivos móveis cresça na América Latina cresça apenas no segundo semestre do próximo ano. A empresa também prevê que o mercado tecnologia de informação cresça cerca de 5 pontos, média bastante distante da projeção de 12% após um crescimento de 9% entre 2020 e 2021.
Boa parte das previsões indica que o ano de 2023 deve ser dedicado para ações de correção para evitar problemas a partir de 2024 — o famoso prevenir para não ter que remediar. Confira todos os detalhes a seguir:
Maior investimento em conectividade e mais fatores
A primeira previsão para o mercado de TI da IDC Telecom cita que até 2027, as 500 maiores empresas da América Latina irão destinar 35% de seu investimento de TI em soluções de conectividade, ativos de segurança, computação e dados usados para fornecer seus próprios processos como serviço e
produtos inteligentes.
A regra é clara: após boa parte dos funcionários e gestores se adaptarem mais às tecnologias e perceberem os benefícios que isso pode trazer no dia a dia, o investimento aumentará de forma exponencial para que, mesmo com muitas demandas, ainda haja um grande avanço por conta da tecnologia. Os chefes de tecnologia da informação investirão ainda mais em dar suporte para suas equipes para que estes funcionários consigam trabalhar mais e melhor, principalmente com mais recursos disponíveis.
Mas para isso ocorrer corretamente, já em 2023, é importante que as empresas invistam mais na construção de habilidades de relacionamento com as partes interessadas nas organizações de TI e crie um pool de negócios encarregados em atender melhor as organizações voltadas para o cliente.
A IDC Telecom também lembra que é importante criar um mindset que consiga vender soluções de TI como serviço e o mais essencial: que todas as empresas saibam como criar formas de tornar produtos viáveis a longo prazo.
Maior automação para reduzir custos de operação
Hoje em dia não é difícil ver que muitas pessoas estão deixando de fazer atividades repetitivas para se dedicarem a tarefas mais complexas, já que a tecnologia consegue atuar com maestria e ainda evita possíveis erros. A IDC Telecom aponta que até o ano de 2026, 40% da infraestrutura de segurança, dados e ofertas de rede irão obrigar o uso de serviços baseados em nuvem para permitir automação e reduções majoritárias nos custos de operação.
Apesar disso soar como algo positivo, os profissionais do mercado de TI ainda se sentem pressionados a se adequarem às novidades e é importante que mesmo que a tecnologia possa nos ajudar bastante e claro, reduzir custos de operação, os desenvolvedores ainda precisam estar em controle dos projetos. Atividades mais complexas devem ser controladas por “pessoas reais”.
Os gestores precisam encontrar formas de reorientar todas as práticas operacionais de TI na construção de habilidades estratégicas para que o valor da empresa ainda aumente e não perca sua qualidade devido a muitas tarefas serem cuidadas por pessoas.
Problemas na contratação de líderes
Ainda falando sobre chefes de tecnologia da informação, a terceira previsão cita que até 2026, 70% das empresas do mercado de TI devem enfrentar problemas para conseguir valor total por meio dos investimentos em soluções de dados, nuvem e automação. Isso significa que os atuais líderes já encontram problemas em seus trabalhos em 2022 e tudo deve ser mudado agora em 2023 para que os problemas não se tornem maiores.
A dica da IDC Telecom para as empresas de tecnologia que já passam por problemas no mercado é fazer o uso de métricas para saber o que vem dando de errado e claro, tudo seja amplamente resolvido.
Há uma grande falta de pessoas, principalmente talentos no mercado de TI no momento, e até que isso seja diminuído de forma exponencial, é importante investir em tecnologias que tenham um fácil sistema de implantação, o que não exige nem tanto investimento de tempo, como o investimento de pessoas.
É importante lembrar que muitos chefes de tecnologia da informação hoje em dia também passam por longos turnos de trabalho, então cada minuto conta.
A estratégia de aprendizado deve andar de mãos dados com a estratégia de tecnologia para que as atuais dificuldades sejam deixadas de lado da melhor forma possível. Vale a pena certificar se estes gestores não estão desencorajando a equipe em relação à busca de melhor qualificação, treinamento técnico e desenvolvimento de carreira.
Maior priorização na governança de dados
Com o dia a dia se tornando mais tecnológico, é esperado que até 2026, ocorra uma troca de prioridades em relação às pessoas, sustentabilidade, orçamentos e demais partes de uma empresa. A IDC Telecom ressalta que 5000 CIOs das 5000 maiores empresas do mercado de TI da América Latina terão que se adequar à mudança e pode ocorrer um aumento de 30% para que um investimento em ativos e dados tenham maior visibilidade dentro das empresas.
Até 2026, mais de 49% das organizações na América Latina vai
IDC Telecom sobre mudanças para o mercado de TI em 2023
priorizar fatores como governança de dados e privacidade como central
elementos de sua resiliência cibernética e estratégia de sustentabilidade
A maior dica da empresa para isso dar certo em companhias de diversos portes é sempre ter relações com parceiros que estão sempre atualizando suas soluções, o que garante a liderança de mercado hoje e claro, também nos próximos anos.
Problemas na contratação de serviços
Como nem sempre um novo ano traz boas notícias, também foi ressaltado no estudo que 40% das empresas que contratam alguma solução estarão com maior dificuldade para saber como os benefícios a longo prazo serão percebidos na prática. A estimativa é que o problema alcance seu pico em 2026 e para isso ser evitado, é necessário que os problemas atuais também sejam resolvidos agora.
Equipes de contratação que atualmente participam de reuniões de contratação precisam tirar suas dúvidas e claro, saber como passar isso a quem fará o uso no dia a dia. Pode ocorrer de que o problema para saber os benefícios seja um fator mais decisivo do que o preço.
Outra boa ação fica por conta das próprias empresas que vendem soluções para o mercado de TI: é necessário ter uma boa transparência nos benefícios e possíveis problemas que podem acontecer após um tempo dos contratos terem sido assinados. Além disso, é importante investir em métricas de integração e sucesso do cliente para que o uso seja feito de forma completa.
Ajuda na redução da escassez de competências
A necessidade de contratação de pessoas no mercado de TI pode ser resolvida se empresas que vendem soluções como serviço passarem a entregar aprendizados para todo um grupo como uma espécie de “brinde”.
Caso o atual comportamento siga sendo aderido por estas companhias, a estimativa é que até o final de 2026, 30% de soluções aaS (as a Service, ou como serviço) tenham uma forma de reduzir o impacto da falta de conhecimento necessária para as novas tecnologias.
Com a compra de uma nova solução, também será oferecido o treinamento completo para que os profissionais consigam aproveitar a novidade ao máximo. Além disso, as empresas precisarão ter uma confiança em compartilhar dados com seus parceiros (mesmo que de uma forma mais geral) para que o melhor seja aproveitado quando uma nova ferramenta for implementada.
Atrasos em 2027 por conta de alta demanda de processadores
Por mais que a pandemia de COVID-19 tenha regredido e as fábricas de processadores tenham voltado a funcionar, a IDC Telecom aponta que as atuais decisões feitas por muitos líderes podem causar um problema. Há a previsão de que 20 lançamentos em 2027 possam apresentar problemas por conta da decisão de onde a força de trabalho vem sendo colocada atualmente.
A empresa criadora do estudo ressalta que a escolha por caminhos “óbvios” pode trazer problemas no futuro e estas soluções, que apenas parecem o melhor caminho para evitar dificuldades, serão facilmente derrubadas pela falta de infraestrutura e principalmente pela convergência entre ambiente físico e nuvem.
Os gestores devem concentrar suas forças em planejar alguma forma para aprimorar a estratégia de continuidade de negócios, assim como proprietários de empresas precisam entrar de uma forma mais completa em assuntos que falam sobre processadores e infraestrutura em geral. É necessário que todos se unam em 2023 para que nada de errado aconteça, mesmo sem uma pandemia que pode fazer com que as fábricas sejam fechadas novamente.
Tecnologias com fio podem trazer problemas
As tecnologias que se classificam como tecnologia com fios, também chamadas de Tech-by-Wire, que entregam sistemas independentes, funções definidas por software, sistemas de controle baseados em nuvem assistidos por IA e tomada de decisão baseada em dados, podem ser um problema para empresas em um futuro não tão distante.
Até o ano de 2027, 25% das empresas que optarem por usar tecnologias como esta podem ter um aumento nos custos de conectividade, o que também pode trazer problemas no compartilhamento de dados. As ações para evitar isso são:
- Novamente, é hora de treinar equipes de TI com as habilidades/processos certos para aproveitar a nova automação baseada em controle sem comprometer a segurança e a confiabilidade;
- Reinicialização de KPIs para capacidade de resposta, otimização e confiabilidade para permitir uma avaliação mais eficaz do benefícios prometidos pelas ofertas baseadas no plano de controle.
- Comprometimento com dados de planos de controle cruzado e compartilhamento de processos, com foco em padrões abertos, quando avaliando os principais fornecedores de qualquer oferta de aaS.
Problemas devido à resistência de funcionários humanos
É esperado que 50% das maiores 50 mil empresas da América Latina, em 2027, tenham problemas com seus funcionários humanos devido aos processos de automação crescerem dia após dia. A sensação de possível substituição deve gerar problemas para que estas tecnologias sejam implantadas.
Os líderes precisam não apenas passar uma segurança para seus colaboradores, mas também procurar todos os problemas causados por esta novidade e resolvê-los com quem desenvolveu as ferramentas de automação. Uma boa forma de acabar com a resistência é tirar pessoas de atividades repetitivas e colocá-las para cuidar de tarefas mais complexas e que geram mais valor em seu dia a dia.
A penetração das tecnologias digitais relacionadas com automação, serviços de IA e sistemas autônomos terão crescimento de 60% até 2023.
IDC Telecom sobre mudanças para o mercado de TI em 2023
Sistemas de visão computacional começarão a ser tendência
Finalizando as previsões para o mercado de TI no ano de 2023, é esperado que o trabalho que começa agora no próximo ano seja uma semente que deve gerar frutos em 2028. Neste ano em específico, a previsão é de que todas as soluções de tecnologia tenham a visão computacional como característica primária, ainda mais quando todos os benefícios forem compreendidos pelos desenvolvedores.
O grande trabalho a ser feito no momento é entender que o investimento em visão computacional pode ser tratada como um funcionário que faz o serviço de vigia por 24 horas, durante os sete dias da semana, 365 dias do ano.
Em 2021, a Lenovo lançou um servidor com serviço de reconhecimento e que consegue prevenir roubos, tudo automatizado. Mais soluções como esta devem aparecer em 2023 e demais anos, mas em 2028, estaremos bastante avançados.
O que achou de todas as previsões para o mercado de TI em relação a 2023? Fale para a gente nos comentários!
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Com informações: IDC Telecom
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