Prefeitura de sp lança serviço 156 no whatsapp

Prefeitura de SP lança serviço 156 no WhatsApp

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Novo canal de atendimento da Prefeitura permite solicitar 11 serviços essenciais aos moradores da cidade de São Paulo

Ampliando os canais de comunicação com os habitantes da cidade de São Paulo, a Prefeitura de SP lançou nesta terça (10) o serviço 156 no WhatsApp, uma forma de facilitar os pedidos por atendimento ao poder executivo municipal. Nele, será possível solicitar serviços importantes e acompanhar os pedidos feitos anteriormente. Neste primeiro momento, serão oferecidos onze serviços considerados essenciais aos cidadãos.

As tecnologias permitem hoje que as gestões públicas tenham um entendimento muito mais abrangente e preciso dos problemas urbanos e prestem aos cidadãos serviços cada vez melhores e com mais rapidez, especificamente para o 156, que é um canal fundamental para os munícipes

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo

Chatbot do 156 no WhatsApp

O serviço 156 no WhatsApp consiste de um chatbot automatizado, que pode ser acessado através do número (11)3230-5156. Nele, basta mandar uma mensagem (um “Oi” ou “Olá” é suficiente) para iniciar o atendimento pela inteligência artificial:

Tela de atendimento do 156 no whatsapp em são paulo
Tela de atendimento do 156 no WhatsApp em São Paulo (Captura de Tela: Glauco Vital / Showmetech)

Os onze serviços disponíveis para o cidadão de São Paulo nesta primeira fase são:

  • Tapa-Buraco
  • Baixas Temperaturas – Solicitar atendimento social
  • Adotar cães e gatos
  • Denunciar violência contra mulher
  • Denunciar racismo
  • Árvore – Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção
  • Entulho e grandes objetos em via pública – Solicitar remoção
  • Solicitar remoção de veículos/carcaça abandonado na via pública
  • Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita
  • Foco de dengue – Solicitar vistoria de local com água parada
  • Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente

Além da solicitação de novos serviços, é possível consultar o andamento de solicitações anteriores. A Prefeitura de SP também informa que haverá serviços sazonais, como “Baixas temperaturas” para o inverno, “Altas temperaturas” para o verão e “Alertas de alagamento” em períodos chuvosos.

O chat vai facilitar muito essa interface do cidadão, que é um usuário do serviço público, com a Prefeitura, que é a prestadora do serviço. Uma demanda antiga, que logo que assumimos tínhamos o desejo de entregar, e agora caminhamos a passos firmes em favor da população, pensando na digitalização, no acesso à informação, democratização e à facilidade

Bruno Lima, Secretário de Inovação e Tecnologia de São Paulo

O atendimento geral é gratuito e dispensa a criação de cadastro e uso de senhas, entretanto serviços como adoção de cães e gatos necessitam do cadastro no serviço SP 156. Vale notar que os dados dos cidadãos serão tratados pela prefeitura conforme o que é preconizado na LGPDLei Geral de Proteção de Dados — de acordo com as Diretrizes para o Programa de Privacidade e Proteção de Dados da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Canais de atendimento do 156 em São Paulo

O Portal de Atendimento SP 156 é o canal de comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo com seus cidadãos, que poderão fazer solicitações ao poder executivo municipal de serviços como tapa-buracos, poda de árvores, Bilhete Único e muito mais. Além do 156 no WhatsApp, é possível obter atendimento em canais online e também presenciais, confira:

Central de atendimento telefônico

A central 156 surgiu como um serviço telefônico, que se mantém até hoje. Se você está na cidade de São Paulo, basta ligar para 156 e solicitar atendimento. Caso esteja em outras cidades da Grande São Paulo, ligue para 0800-011-0156 — mas atenção, o número vale apenas para telefones fixos. O atendimento está disponível 24h.

Além do 156, há outros telefones para solicitação de serviços à prefeitura:

  • Ouvidoria Geral: 156
  • Iluminação Pública: 0800 779 0156
  • Limpeza Pública e Varrição: 0800 777 7156
  • Serviço de Atendimento Especial – ATENDE: 0800 155 234

O 156 não atende emergências, que deverão ser solicitadas pelos telefones a seguir:

  • SAMU: 192
  • Bombeiros: 193
  • Polícia Militar: 190
  • Defesa Civil : 199
  • CPTM: 0800 055 0121
  • Guarda Civil Metropolitana(CGM): 153
  • Disque-Denúncia: 0800 156 315
  • Atendimento à Mulher: 180

Portal 156 (web)

Prefeitura de sp lança serviço 156 no whatsapp. Novo canal de atendimento da prefeitura permite solicitar 11 serviços essenciais aos moradores da cidade de são paulo
Portal de Atendimento SP 156 (Captura de tela: Glauco Vital / Showmetech)

O Portal 156 da Prefeitura de São Paulo oferece uma gama completa de serviços para os cidadãos da cidade. Nele, você poderá fazer novas solicitações, acompanhar solicitações em andamento e tirar dúvidas. Abaixo, seguem as categorias de serviço disponíveis no site:

Aplicativo SP156

Prefeitura de sp lança serviço 156 no whatsapp. Novo canal de atendimento da prefeitura permite solicitar 11 serviços essenciais aos moradores da cidade de são paulo
Aplicativo SP156 (Imagem: Divulgação)

Os moradores que preferem a conveniência e praticidade do smartphone podem utilizar o aplicativo SP156, disponível para Android e iPhone (iOS). Aqui, você poderá solicitar 10 tipos de serviço, incluindo violência contra a mulher, serviços de limpeza urbana e tapa-buraco.

Para utilizar o aplicativo, entretanto, é necessário ser previamente cadastrado no Portal SP156 ou então utilizar sua conta gov.br.

Descomplica Digital

Prefeitura de sp lança serviço 156 no whatsapp. Novo canal de atendimento da prefeitura permite solicitar 11 serviços essenciais aos moradores da cidade de são paulo
Descomplica Digital fica dentro das unidades Descomplica SP (Imagem: Prefeitura de São Paulo)

O Descomplica SP é um espaço físico da prefeitura que oferece serviços aos cidadãos, semelhante ao Poupatempo do governo do Estado de São Paulo. Neste local, o cidadão poderá acessar o Descomplica Digital, um espaço de cidadania digital em que é possível conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos, como os serviços disponíveis no Portal SP156. Saiba onde encontrar as unidades do Descomplica SP:

  • Butantã: R. Ulpiano da Costa Manso, 201 – CEP 05538-000
  • Campo Limpo: R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – CEP 05763-470
  • Capela do Socorro: R. Cassiano dos Santos, 499 – CEP 04827-00
  • Cidade Tiradentes: Estrada do Iguatemi, 7001 – Jardim Pedra Branca – CEP: 08490-500
  • Ipiranga: Rua Breno Ferraz do Amaral, 425 Ipiranga – CEP 04124-020
  • Jabaquara: Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 2314 – CEP 04309-011
  • Penha: R. Candapuí, 492 – CEP 03621-000
  • Santana / Tucuruvi: Av. Tucuruvi, 808 – CEP 02304-002
  • São Mateus: R. Ragueb Chohfi, 1.400 – CEP 08375-000
  • São Miguel: R. Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – CEP 08060-150
  • Vila Maria / Vila Guilherme: Rua General Mendes, 111 – Vila Maria – CEP: 02127-020

Veja mais

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Fonte: Prefeitura da cidade de São Paulo

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim em 11 de outubro de 2023. 


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