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Ampliando os canais de comunicação com os habitantes da cidade de São Paulo, a Prefeitura de SP lançou nesta terça (10) o serviço 156 no WhatsApp, uma forma de facilitar os pedidos por atendimento ao poder executivo municipal. Nele, será possível solicitar serviços importantes e acompanhar os pedidos feitos anteriormente. Neste primeiro momento, serão oferecidos onze serviços considerados essenciais aos cidadãos.
As tecnologias permitem hoje que as gestões públicas tenham um entendimento muito mais abrangente e preciso dos problemas urbanos e prestem aos cidadãos serviços cada vez melhores e com mais rapidez, especificamente para o 156, que é um canal fundamental para os munícipes
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo
Chatbot do 156 no WhatsApp
O serviço 156 no WhatsApp consiste de um chatbot automatizado, que pode ser acessado através do número (11)3230-5156. Nele, basta mandar uma mensagem (um “Oi” ou “Olá” é suficiente) para iniciar o atendimento pela inteligência artificial:
Os onze serviços disponíveis para o cidadão de São Paulo nesta primeira fase são:
- Tapa-Buraco
- Baixas Temperaturas – Solicitar atendimento social
- Adotar cães e gatos
- Denunciar violência contra mulher
- Denunciar racismo
- Árvore – Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção
- Entulho e grandes objetos em via pública – Solicitar remoção
- Solicitar remoção de veículos/carcaça abandonado na via pública
- Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita
- Foco de dengue – Solicitar vistoria de local com água parada
- Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente
Além da solicitação de novos serviços, é possível consultar o andamento de solicitações anteriores. A Prefeitura de SP também informa que haverá serviços sazonais, como “Baixas temperaturas” para o inverno, “Altas temperaturas” para o verão e “Alertas de alagamento” em períodos chuvosos.
O chat vai facilitar muito essa interface do cidadão, que é um usuário do serviço público, com a Prefeitura, que é a prestadora do serviço. Uma demanda antiga, que logo que assumimos tínhamos o desejo de entregar, e agora caminhamos a passos firmes em favor da população, pensando na digitalização, no acesso à informação, democratização e à facilidade
Bruno Lima, Secretário de Inovação e Tecnologia de São Paulo
O atendimento geral é gratuito e dispensa a criação de cadastro e uso de senhas, entretanto serviços como adoção de cães e gatos necessitam do cadastro no serviço SP 156. Vale notar que os dados dos cidadãos serão tratados pela prefeitura conforme o que é preconizado na LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados — de acordo com as Diretrizes para o Programa de Privacidade e Proteção de Dados da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Canais de atendimento do 156 em São Paulo
O Portal de Atendimento SP 156 é o canal de comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo com seus cidadãos, que poderão fazer solicitações ao poder executivo municipal de serviços como tapa-buracos, poda de árvores, Bilhete Único e muito mais. Além do 156 no WhatsApp, é possível obter atendimento em canais online e também presenciais, confira:
Central de atendimento telefônico
A central 156 surgiu como um serviço telefônico, que se mantém até hoje. Se você está na cidade de São Paulo, basta ligar para 156 e solicitar atendimento. Caso esteja em outras cidades da Grande São Paulo, ligue para 0800-011-0156 — mas atenção, o número vale apenas para telefones fixos. O atendimento está disponível 24h.
Além do 156, há outros telefones para solicitação de serviços à prefeitura:
- Ouvidoria Geral: 156
- Iluminação Pública: 0800 779 0156
- Limpeza Pública e Varrição: 0800 777 7156
- Serviço de Atendimento Especial – ATENDE: 0800 155 234
O 156 não atende emergências, que deverão ser solicitadas pelos telefones a seguir:
- SAMU: 192
- Bombeiros: 193
- Polícia Militar: 190
- Defesa Civil : 199
- CPTM: 0800 055 0121
- Guarda Civil Metropolitana(CGM): 153
- Disque-Denúncia: 0800 156 315
- Atendimento à Mulher: 180
Portal 156 (web)
O Portal 156 da Prefeitura de São Paulo oferece uma gama completa de serviços para os cidadãos da cidade. Nele, você poderá fazer novas solicitações, acompanhar solicitações em andamento e tirar dúvidas. Abaixo, seguem as categorias de serviço disponíveis no site:
- Acessibilidade
- Bilhete Único
- Canais de Atendimento
- Cidadania e assistência social
- Comércio e serviços
- Cultura, esporte e lazer
- Documentos e licenças
- Educação
- Finanças
- Lixo e limpeza
- Meio ambiente
- Obras, imóveis e habitação
- Rua e bairro
- Saúde
- Trabalho
- Trânsito e Transporte
- Segurança Urbana
- Serviço funerário
- Animais
Aplicativo SP156
Os moradores que preferem a conveniência e praticidade do smartphone podem utilizar o aplicativo SP156, disponível para Android e iPhone (iOS). Aqui, você poderá solicitar 10 tipos de serviço, incluindo violência contra a mulher, serviços de limpeza urbana e tapa-buraco.
Para utilizar o aplicativo, entretanto, é necessário ser previamente cadastrado no Portal SP156 ou então utilizar sua conta gov.br.
Descomplica Digital
O Descomplica SP é um espaço físico da prefeitura que oferece serviços aos cidadãos, semelhante ao Poupatempo do governo do Estado de São Paulo. Neste local, o cidadão poderá acessar o Descomplica Digital, um espaço de cidadania digital em que é possível conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos, como os serviços disponíveis no Portal SP156. Saiba onde encontrar as unidades do Descomplica SP:
- Butantã: R. Ulpiano da Costa Manso, 201 – CEP 05538-000
- Campo Limpo: R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 – CEP 05763-470
- Capela do Socorro: R. Cassiano dos Santos, 499 – CEP 04827-00
- Cidade Tiradentes: Estrada do Iguatemi, 7001 – Jardim Pedra Branca – CEP: 08490-500
- Ipiranga: Rua Breno Ferraz do Amaral, 425 Ipiranga – CEP 04124-020
- Jabaquara: Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 2314 – CEP 04309-011
- Penha: R. Candapuí, 492 – CEP 03621-000
- Santana / Tucuruvi: Av. Tucuruvi, 808 – CEP 02304-002
- São Mateus: R. Ragueb Chohfi, 1.400 – CEP 08375-000
- São Miguel: R. Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – CEP 08060-150
- Vila Maria / Vila Guilherme: Rua General Mendes, 111 – Vila Maria – CEP: 02127-020
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Fonte: Prefeitura da cidade de São Paulo
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim em 11 de outubro de 2023.