Mobizap sp

MobizapSP: Prefeitura de São Paulo lança app de corridas de táxi próprio

Avatar de carlos soares
Apelidado de “Uber da Prefeitura”, novo app chega para concorrer com o próprio Uber e 99 Táxis, oferecendo tarifas reduzidas

Na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura de São Paulo anunciou a criação do aplicativo Mobizap SP. Com o objetivo de tornar a mobilidade urbana da cidade mais acessível, a Administração Municipal apresenta uma alternativa aos consolidados Uber e 99Táxi, prometendo abaixar tarifas para motoristas e viajantes.

Segundo informado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, o Mobizap SP funciona como uma plataforma individual de passageiros, possuindo benefícios tanto para a população como para os motoristas. Contudo, a Prefeitura ainda não divulgou os valores que serão cobrados por cada quilômetro rodado. O aplicativo será disponibilizado primeiro para motoristas fazerem seu cadastro, só depois para os passageiros.

Como funciona o Mobizap SP?

A princípio, o Mobizap SP busca se apresentar como uma alternativa mais econômica de transporte individual do que as oferecidas pelos aplicativos privados, como a Uber e a 99Táxi. Analisando pelo lado dos passageiros, não terá aquela cobrança chamada de tarifa dinâmica, aplicada quando existem mais pedidos de viagens do que de motoristas disponíveis em uma zona específica.

Já pela visão dos motoristas, a taxa de administração, que tem de ser paga de forma obrigatória, será fixada em 10,95%. Em tese, este número apresenta uma diminuição considerável quando comparado com os cobrados pelas empresas privadas, que variam de 14,9% até 19,9%, ou seja, um valor muito maior. Apesar de já confirmar estas informações, a Prefeitura ainda não anunciou os valores que serão pagos por quilômetro rodado.

.
Aplicativo Mobizap SP chega para concorrer com Uber e 99Táxi – Foto: Reprodução/Migalhas

Além dos pontos já informados, o aplicativo também estima a adoção de normas específicas de segurança. O regulamento vai desde a produção de uma fotografia (selfie), para usuários e motoristas no momento do cadastro, até a presença do chamado “botão de pânico”, que aciona a polícia militar imediatamente.

“Há uma fragilidade do poder público no controle dos aplicativos privados, o que aponta a necessidade de um aplicativo público”, afirmou Ricardo Teixeira, Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, se referindo à nova alternativa aos aplicativos privados.

Em suma, o Mobizap SP possui o foco voltado para as viagens que começam na cidade de São Paulo, com o destino podendo variar de acordo com a necessidade de cada um dos clientes. A ideia foi desenvolvida por meio de uma licitação pública. Ao vencer a disputa, o Consócio 3C determinou que quer um menor percentual sobre o valor das corridas.

Por fim, o Mobizap SP possui versões disponíveis para download em celulares Android e iOS. Para utilizar o aplicativo, basta fazer o cadastro clicando aqui. O usuário deve informar os seus dados pessoais, como nome, e-mail e um número de telefone. Na sequência, precisa informar se quer atuar como motorista, passageiro ou em ambas as formas. Todas as corridas poderão ser pagas com dinheiro vivo, cartões de crédito e débito, além de crédito no próprio aplicativo.

A passo a passo para utilizar o Mobizap SP

Baixar o aplicativo

Mobizap sp

O primeiro passo é baixar o aplicativo na loja do seu celular. O Mobizap SP está disponível para Android e iOS. Quando encontrar o app, selecione a opção que desejar, para atuar como passageiro ou como motorista e faça o download. (https://expo.aspe.org) Se preferir atuar utilizando os dois, baixe ambas as opções.

Faça seu cadastro

.

Após o download completo, abra o aplicativo e selecione a opção “cadastrar”. O mobizap SP vai solicitar a identificação através de código enviado por e-mail. Após a confirmação, basta inserir suas informações e completar o cadastro.

Solicitar viagem

.

O processo para solicitar uma corrida é muito parecido com o que os usuários já fazem nos aplicativos privados. Você só precisar selecionar o seu ponto de partida, o de destino e a forma de pagamento. Em seguida, é só confirmar e aguardar o a viagem começar.

.

A CPI dos aplicativos

Segundo dados informados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em 2021 o número de brasileiros que trabalham para aplicativos de transportes ou mercadorias chegou a 1,4 milhão. Dessa forma, a análise revela que o meio de transporte pessoal cresce de modo acelerado nas principais capitais do país. Ao todo, 31% da população no Brasil atua neste setor.

.
Protesto realizado por motorista de aplicativo – Foto: Reprodução/Senado Federal

Este crescimento assíduo apontou a necessidade de se debater a situação, principalmente em locais como a grande cidade de São Paulo. Afinal, com tantas pessoas envolvidas, é preciso discutir a regulamentação das empresas de aplicativo que operam no transporte particular de passageiro individual remunerado. Sendo assim, no começo de 2021 foi instaurada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos.

O objetivo da CPI era investigar os serviços realizados por plataformas de aplicativo na cidade de São Paulo, durante o período de dois anos. Ao que parece, a criação do Mobizap SP é uma ação em resposta ao levantamento apresentado pela CPI, que revelou uma série de fragilidades na regulamentação deste tipo de trabalho.

O relatório final foi apresentado em dezembro de 2022, e cobrou a regulamentação dos serviços de transporte de passageiros e de entregas, além de melhores condições trabalhistas e a necessidade reforçar a legislação com seguridade social. Outro ponto abordado é a exigência de auditoria dos pagamentos dos quilômetros rodados pelas empresas em política vigente desde 2016. A auditoria deve ser feita junto à Prefeitura de São Paulo.

Matéria revisada por Dácio Castelo Branco em 09/03/2023

Veja também:

Corridas de Uber agora podem ser solicitadas via WhatsApp

Fontes: Prefeitura de São Paulo, Mobizap SP


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

10 comentários
  1. Por ser um APP ” público ” já pode pensar em cadastrar os veiculos para a possibilidade de circular nas faixas exclusivas para ônibus assim como os taxis.

  2. Esta é uma informação importante:
    – Com quantos anos de uso um veículo poderá continuar ser cadastrado?
    O estado de conservação, a meu ver, é tão importante, ou até mais, do que o ano de fabricação.

  3. quero comecar logo ja me cadastrei nao vejo a hora de ter um trabalho digno e nao ser mais escrava da Uber, Deus abençoe que esse App dê muito certo, estou estafada com tantas obrigações impostas pela Uber, e o salário mal da pra pagar as contas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados