Índice
Você pode não saber a origem completa dele, mas com toda certeza, já usou o meme do “Senta lá, Cláudia”, frase dita pela apresentadora Xuxa quando ela comandava o programa Clube da Criança nos anos 80. O vídeo e frase ficaram bastante famosos no Twitter, Facebook e Instagram e demais redes sociais.
E tudo fica ainda mais engraçado quando você descobre que, na verdade, a “Rainha dos Baixinhos” usou a frase como uma forma de falar com a garota Cláudia após ela pisar em seu pé. E na verdade, a menina no famoso vídeo nem mesmo se chama Cláudia. Entenda os detalhes dessa história agora mesmo.
O vídeo-origem do Senta lá, Cláudia
Em seu programa Clube da Criança, que foi ao ar entre 1983 e 1986 na extinta TV Manchete, Xuxa tinha o hábito de receber os famosos baixinhos para competir em brincadeiras que davam seus famosos e bastante desejados brinquedos. O vídeo que deu origem ao meme da Cláudia mostra a apresentadora organizando o palco entre uma brincadeira e outra, com muitas crianças ao palco.
Como apenas algumas eram selecionadas para as provas, acabou que a Cláudia, que na verdade se chamava Érica, não foi chamada para a brincadeira que seria feita no momento. Então, como uma forma de pedir para que ela fosse sentar, Xuxa usou a famosa frase “Senta lá, Cláudia”. Assista:
Em entrevista sobre o evento, quase 30 depois, a apresentadora conta que, na verdade, a criança pisou no pé dela e ela também pisou de volta. Xuxa também comenta que após o vídeo ficar famoso na internet, em meados de 2011, ficou um tanto preocupada com o mau comportamento dela mesma no vídeo, mas, depois, aceitou o meme como forma de brincadeira.
Uma criança pisou no meu pé com uma botinha, eu fui lá e pisei no pé dela. Não podia [fazer isso], né, gente. Fui muito criticada. ‘Senta aí, Claudia’. Como eu podia fazer isso? Eu não podia ter feito aquilo.
Xuxa sobre o dia do meme Senta lá, Cláudia
A Cláudia, que na verdade, se chama Érica
Com tantas crianças chamando seu nome ao mesmo tempo, Xuxa acabou criando o meme com o nome errado da menina que pisou em seu pé naquele fatídico dia.
Mas, anos após ter participado do programa na TV Manchete, Érica Oliveira, que atualmente tem mais de 40 anos, contou que quando viu Xuxa pela primeira vez, ela ainda não era fã da cantora e apresentadora de verdade. Em entrevista sobre o caso, ela também compartilhou que seu tio, João, conseguiu os ingressos e levou ela e seus primos.
Acho que aquela foi a primeira vez que fui. Fomos em grupo para passar o dia lá, já que a gravação durava o dia inteiro. Naquele momento, aos cinco anos, não lembro de ser fã, acho que estava começando a acontecer. Depois me tornei sim, até os 13 anos, tendo a oportunidade de ir mais umas duas ou três vezes aos programas da Xuxa.
Erica Oliveira, a criança do meme da Xuxa
Érica também conta que a confusão aconteceu porque ela tentou entregar o crachá que uma menina chamada Cláudia havia perdido. Com tantas crianças chamando o nome de Xuxa ao mesmo tempo, ela achou que, na verdade, Érica era a dona do crachá que estava segurando. E ela descobriu os vídeos daquele dia apenas depois de se tornar um verdadeiro meme na internet.
Minha prima mandou o link, vi uma imagem minha entregando um papel para a Xuxa. Durante os programas as crianças queriam muito ajudá-la, lembro de achar o papel no chão e entregar a ela. Eu nem conhecia a expressão “Aham”, mas vi que era sempre uma imagem minha. E aí meu marido falou: ‘Érica, você é ‘a Cláudia’!
Érica Oliveira, a criança do meme da Xuxa
As desculpas para a Cláudia
Com um pequeno arrependimento por ter tratado Cláudia de uma forma um tanto grosseira (segundo ela mesma disse), Xuxa fez questão de encontrar Érica de Oliveira em seu programa na TV Record para colocar tudo em “panos limpos”. O momento foi transmitido em rede nacional e também pode ser assistido no canal oficial de Xuxa no YouTube. Confira:
Aproveitando a brincadeira, a apresentadora também se desculpou ao dar uma cadeira para Érica. Sempre que viesse ao programa, ela sentaria no mesmo lugar. Érica também fez questão de ressaltar que tudo não se passou de uma grande confusão que não, a rainha dos baixinhos não precisava pedir desculpas sobre o meme.
Melhores memes do Senta lá, Cláudia
Com mais de uma década de história, o meme do “Senta lá, Cláudia” é conhecido por até mesmo quem não tinha idade para compreender a ideia quando ela começou a fazer sucesso.
Muitas pessoas pegaram a frase da Rainha dos baixinhos como uma forma de dispensar quem está sendo inconveniente. Também tem gente usando o “Senta lá, Cláudia” como uma forma de evitar uma discussão.
Você sabia da origem deste grande meme da internet? De qual outro gostaria de saber a origem? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Negão do WhatsApp: conheça a origem de um dos memes mais icônicos do Brasil
Com informações: Aventura na História l Bahia Notícias l Revista Crescer
Revisado por Glauco Vital em 2/5/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.