De acordo com as expectativas de muitos usuários de iPhones, o novo lançamento da Apple seria com uma tela igual ou maior do que o anterior, pois os dispositivos anteriores lançados vinham seguindo esta mesma linha de produção, em que a tela era um dos principais pontos de inovação. Mas, seguindo os rumores, foi lançado um iPhone de quatro polegadas, muito semelhante ao modelo 5/5S, este agora denominado iPhone SE.
Com o pequeno intervalo de uma semana do lançamento, o numero de compras na pré-venda disparou na China, passando pela marca de 3 milhões de pedidos de acordo com a CNBC. A China ter se tornado uma grande consumidora mesmo que dos produtos intermediários da Apple, significou um bom sinal para a empresa, em vista de que a Sul-Coreana, Samsung, já detém boa parte do comercio local chinês.
Com este fato, uma dúvida ainda paira no ar: por que celulares lançados pela Samsung (a famosa série “mini”) e o atual iPhone SE tiveram uma aceitação tão forte no mercado, fazendo esta discussão sobre o tamanho de tela voltar? Qual seria o real motivo do sucesso desses aparelhos?
Alguns dados fortaleceram bastante a nova atitude por parte das empresas, segundo o chefe de marketing da Apple, Greg Joswiak. Em sua ultima apresentação de negócios, foram vendidos aproximadamente no ano de 2015, 30 milhões de iPhones com tela de quatro polegadas, resultado considerado bastante satisfatório.
Mesmo com essas informações Greg se atentou a expor que a Apple deposita ainda muita confiança em seus iPhones, o que nem sempre pode se tornar uma saída viável para perdurar o sucesso. Segundo Dr Aleksi Aaltonen, a Apple precisa tomar o máximo de cuidado pois pode se tornar vítima de si mesma.
Em vista dos dados trimestrais, pode-se concluir que a Apple já atingiu a margem mais alta de sua renda com os iPhones, chegando ao pico de lucro. Talvez este fascínio pelos recordes alcançados durante 13 anos tenha tornado a empresa um pouco cega em relação a produtos ainda mais inovadores.
Com o alcance do pico de produção para mercados maduros como dos Estados Unidos da America, China e o continente Europeu, a empresa do vale do silício tenta mudar seu foco e atender agora alguns mercados mais emergentes, o que também pode ser mais um dos motivos da entrada do iPhone SE.
A empresa busca atender esse novo mercado, caracterizado por não ser premium, já que por diversos fatores, seus produtos chegam a ser inacessíveis como na própria China, Índia e Brasil. Muitos acreditam que Apple ainda tenta fechar seus usuários dentro de seus ecossistemas e não visa apenas tornar seus dispositivos mais acessíveis, ela atualmente faz isso deixando seus usuários dependentes de aplicativos restritos a dispositivos apenas da empresa.
Outra noticia que vem sendo veiculada é que Apple estaria se focando também no mercado de automóveis, para produzir seu próprio veiculo, no caso um carro elétrico. Quanto a isso ainda não muito se sabe, mas talvez seria um saída alternativa.
Pode-se notar então, que a Apple trás de volta o visual um tanto quanto retrô de seu novo iPhone, não somente por motivos estéticos, mas também para baratear custos de produção e assim conseguir garantir interesses comerciais muito mais fortes.
Por trás disto tentar se adequar ainda mais as expectativas do mercado, já que a concorrência possui uma gama bem maior no que se diz respeito a variedades de produtos.
Atualmente a Apple é brilhante, seu passado incontestável, mas seu futuro ainda uma incógnita. Seria necessário pensar diferente novamente (“Think Different”, bordão utilizado pelo empresa)? Sem dúvidas é o que melhor a Apple soube, sabe e saberá fazer.
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