Muitos se referem aos Simpsons como uma série “genial”, mas provavelmente os fãs do seriado não dizem isso no sentido científico da palavra. Por isso mesmo, milhares de fãs foram surpreendidos com a revelação que Homer Simpson, maior comedor de donuts da TV, quase previu a massa do bóson de Higgs, 14 anos antes de qualquer cientista.
No 2º episódio da 10° temporada intitulado de “The Wizard of Evergreen Terrace” – que foi ao ar originalmente na TV americana no 20 de setembro de 1998 – Homer formula uma equação no quadro negro de sua garagem que acaba por ser uma equação que quase prevê a massa do Bóson de Higgs, também conhecida como a “Partícula de Deus”.
Essas e outras curiosidades científicas (matemáticas) fazem parte de algumas das descobertas do escritor britânico Simon Singh em seu mais recente livro chamado “The Simpsons and their Mathematical Secrets” (Os Simpsons e Seus Segredos Matemáticos). O livro, publicado em 2013, parte da premissa de que “muitos dos roteiristas de Os Simpsons são profundamente apaixonados por números, e procuram de forma velada alimentar a matemática no subconsciente dos espectadores“.
A notícia ganhou força na web essa semana após uma entrevista de Simon Singh ao diário britânico The Independent, em que o autor ressalta a façanha científica de Homer Simpson. “Se você desenvolver a equação, você chega a uma massa do Bóson de Higgs que é apenas um pouco maior do que a nano-massa que o Bóson de Higgs realmente tem”, disse à reportagem. “É meio impressionante como Homer fez essa previsão 14 anos antes de ela ser descoberta”, completou o escritor.
A existência do Bóson de Higgs foi confirmada em simulações feitas no acelerador de partículas – Grande Colisor de Hádrons (LHC) – e sua descoberta tem grande relevância no universo científico por comprovar a Teoria do Modelo Padrão de partículas fundamentais, que descreve as forças fundamentais forte, fraca e eletromagnética.
A curiosidade reforça a ideia de que Os Simpsons – série mais longeva da TV atual – é um entretenimento com alma educativa. Segundo Singh: “É o programa de TV mais matemático a ir ao ar no horário nobre. Muitos telespectadores também são matemáticos“, explica o autor, acrescentando que o primeiro episódio da animação também tem uma piada com cálculo. “A série pode ajudar a entusiasmar adolescentes pela matemática” completa o Dr. Singh.
Apesar de divertida, a notícia não é exatamente verdadeira e Homer Simpson não encontrou uma das maiores científicas do nosso século brincando num quadro negro com donuts. Apesar do bóson de Higgs ter sido descoberto em 2013, sua existência através de fórmulas já era conhecida desde 1964, quando o físico teórico Peter Higgs – juntamente com outros 5 físicos – começou a desenvolver os cálculos da existência dessa partícula.Mais tarde, a informação foi confirmada por um dos escritores da série. Em entrevista ao Daily Mail, o roteirista e matemático, David X. Cohen, explicou a coincidência do resultado da equação do Bóson de Higgs. Ele contou que, na época, ele pediu ajuda a um amigo do ensino médio, que atualmente é astrônomo da Universidade de Columbia, para lhe ajudar nos cálculos. No vídeo abaixo, o próprio Singh explica o episódio.
Independente de prever grandes descobertas, Os Simpsons continua no ar na sua 26ª temporada. Sem nenhuma obrigação de ser científico, a animação continua sendo um interessante (e delicioso para os fãs) entretenimento que fornece um raio X da sociedade americana. A matemática oculta é mais um bom motivo para você acompanhar!
Fontes: Daily Mail / Mashable / The Independent
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.