Plataforma culitho, da nvidia, desenvolverá processadores em uma noite. Novidade foi anunciada para mudar indústria de litografia e a plataforma culitho já está sendo testada por empresas deste mercado. Veja todos os anúncios

Plataforma cuLitho, da NVIDIA, desenvolverá processadores em uma noite

Avatar de victor pacheco
Novidade foi anunciada para mudar indústria de litografia e a plataforma cuLitho já está sendo testada por empresas deste mercado. Veja todos os anúncios

Durante o NVIDIA GTC, a empresa, que também realiza lançamentos para empresas fabricantes de outros produtos, anunciou muitas novidades que irão acelerar o mercado corporativo. A maior delas é a plataforma cuLitho, que permite que novas tecnologias e a fabricação de processadores seja feita em menos de 24 horas. A biblioteca já vem sendo aderida por grandes empresas da indústria de litografia.

Outras novidades incluem o lançamento de um pacote que inclui três serviços da NVIDIA, o lançamento de um servidor que permite o acesso a supercomputadores de forma personalizada e muito mais. Veja tudo o que foi anunciado.

Acelerando a fabricação de processadores

Definida pela NVIDIA como uma grande biblioteca que evita a pesquisa de métodos existentes para que o processo de criação de novas tecnologias seja acelerado, a plataforma cuLitho foi anunciada como principal novidade do NVIDIA GTC. De uma forma simplificada, a ideia bebe da fonte dos sistemas DGX H100 e uma biblioteca que evita a alta pesquisa para ter um alto desempenho que entrega:

  • Uso de apenas um oitavo do espaço de um servidor físico tradicional;
  • Poder um nono maior do que servidores tradicionais;
  • Economia de 20 mil toneladas de C02.

A NVIDIA também lembra que a plataforma cuLitho funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, para que o desenvolvimento jamais seja interrompido. A empresa confirma que 500 sistemas NVIDIA DGX H100 podem ter o poder de desempenho de 40 mil CPUs.

Isso permite que todas as etapas do processo de desenvolvimento de novas tecnologias e a fabricação de processadores seja feito sem a necessidade de atingir o meio-ambiente e ter um alto gasto de energia.

Chip da nvidia para a culitho
Plataforma irá ajudar na criação de novos processadores (Foto: Divulgação)

Empresas como a TMSC, que realiza lançamentos de processadores para tablets e smartphones, já fazem bom uso da plataforma cuLitho e a diferença é percebida assim que o uso é iniciado. Outros nomes da indústria de processadores, como a ASML e Synopsys, também fazem parte do programa da NVIDIA para aumentar o uso da nova biblioteca.

A equipe cuLitho fez um progresso admirável na aceleração da litografia computacional, transferindo operações caras para a GPU. Esse desenvolvimento abre novas possibilidades para a TSMC implantar soluções de litografia como tecnologia de litografia inversa e aprendizado profundo de forma mais ampla na fabricação de chips, fazendo contribuições importantes para a continuação da escala de semicondutores.

C.C. Wei, CEO da TSMC

Estamos planejando integrar o suporte para GPUs em todos os nossos produtos de software de litografia computacional. Nossa colaboração com a NVIDIA em GPUs e cuLitho deve resultar em um enorme benefício para a litografia computacional e, portanto, para o dimensionamento de semicondutores. Isso será especialmente verdadeiro na era da litografia ultravioleta extrema de alto NA

 Peter Wennink, CEO da ASML

A litografia computacional, especificamente a correção de proximidade óptica, ou OPC, está expandindo os limites das cargas de trabalho de computação para os chips mais avançados. Ao colaborar com nosso parceiro NVIDIA para executar o software Synopsys OPC na plataforma cuLitho, aceleramos enormemente o desempenho de semanas para dias! A união de nossas duas empresas líderes continua a forçar avanços surpreendentes na indústria.

Aart de Geus, presidente e CEO da Synopsys

O grande propósito da plataforma, além de acelerar a fabricação de processadores e desenvolvimento de novas tecnologias, é acabar com possíveis gargalos na produção. Problemas que, antes, levariam meses para serem resolvidos, agora podem ter seu tempo reduzido por meio do uso da plataforma que também conta com sistemas de IA.

NVIDIA DGX Cloud e DGX Quantum

Já falando sobre o DGX Cloud, esta é a solução que permite que supercomputadores sejam acessados por meio de um navegador web tradicional. Por meio de um simples acesso, os profissionais conseguirão treinar ferramentas de IA sem a necessidade de uma máquina super potente, uma vez que tudo roda nos servidores da própria NVIDIA.

Plataforma culitho, da nvidia, desenvolverá processadores em uma noite. Novidade foi anunciada para mudar indústria de litografia e a plataforma culitho já está sendo testada por empresas deste mercado. Veja todos os anúncios
NVIDIA DGX Cloud permitirá acesso a supercomputador por meio de navegador tradicional (Foto: Divulgação)

O grande foco da empresa com este lançamento é evitar que os profissionais usem computação de alto desempenho, que atualmente está em alta demanda no mercado e pode gerar atrasos nos processos de produção. A empresa lembrou durante o NVIDIA GTC que seus serviços de IA estão integrados ao supercomputador na web. Para a popularização dar certo, foi fechada uma parceria com empresas como a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para que a novidade seja implementada nos servidores e acessada pelos clientes.

O uso é feito desta forma: as empresas alugam clusters de forma mensal, de acordo com sua necessidade e, em seguida, já podem trabalhar como se o computador fosse próprio da companhia. Três empresas já fazem o uso do NVIDIA DGX Cloud:

  • AMGEN: uso de modelos linguagem para a descoberta de remédios;
  • servicenow: uso de modelos de linguagem para geração de códigos de programação;
  • CCC: uso de IA para leitura de processos judiciais.

Estamos no momento do iPhone da IA. As startups estão correndo para criar produtos e modelos de negócios disruptivos, e as empresas estabelecidas estão procurando responder. O DGX Cloud oferece aos clientes acesso instantâneo à supercomputação NVIDIA AI em nuvens de escala global.

ensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA

Já falando sobre o serviço DGX Quantum, este é o novo sistema para computação quântica clássica acelerada, também voltado para profissionais que precisam de computação de alto desempenho para entregar seus projetos. O DGX Quantum foi anunciado como “o primeiro sistema de computação acelerado por GPU do mundo”.

Dgx quantum
DGX Quantum entrega alta potência quântica para desenvolvimento de projetos (Foto: Divulgação)

Os avanços permitem que pesquisadores criem aplicativos extraordinariamente poderosos que combinam computação quântica com computação clássica de última geração, permitindo calibração, controle, correção de erros quânticos e algoritmos híbridos.

Para fazer isso dar certo, a empresa usou um sistema com superchip Grace Hopper, conectado a um armazenamento PCIe e também às máquinas Quantum Machines OPX+, que permitem baixa latência de microssegundos entre GPUs e unidades de processamento quântico (QPU).

Estamos caminhando para uma nova era de computação quântica que é mais acessível a mais pesquisadores do que nunca. Nossa colaboração com a NVIDIA no sistema DGX Quantum permitirá que uma nova geração de inovadores resolva alguns dos maiores desafios do mundo.

 Itamar Sivan, cofundador e CEO da Quantum Machines

NVIDIA AI Foundations

Este é o pacote especial que unificará três aplicações anunciadas pela NVIDIA anteriormente: BioNemo, Picasso e NeMo. De uma forma simplificada, a empresa permitirá que com uma simples assinatura, empresas de diversos segmentos tenham acesso às ferramentas de uma forma completa.

Pacote anunciado sobre o nvidia gtc 2023
Pacote especial permite acesso a três aplicativos da empresa (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O BioNemo é um modelo de IA que conta com uma grande biblioteca de proteínas. Isso permite que especialistas de mecidicina façam simulações para criar novas proteínas que, mais tarde, irão se tornar medicamentos para o tratamento de doenças presentes em nosso dia a dia. A AMGEN é uma empresa que faz uso desta ferramenta e já é possível perceber uma velocidade no desenvolvimento de proteína 100 vezes maior em relação ao processo tradicional.

Já falando sobre o NeMo, este é o kit de ferramentas de código aberto para o desenvolvimento de modelos de AI conversacional. O uso é feito por empresas que precisam realizar treinamentos de ferramentas para os mais diversos mercados.

Nvidia nemo
NeMo é usado para gerar modelos de linguagem com maior facilidade (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

O Picasso é serviço de nuvem que consegue criar imagens 2D, vídeos ou até mesmo aplicações, por meio de comandos de texto ou voz. A ferramenta já vem sendo usada pela Adobe, Getty Images e Shutterstock para o desenvolvimento de modelos pré-treinados. A Adobe ressaltou que esta parceria com a NVIDIA irá ajudar os clientes a crescerem com o apoio da inteligência artificial.

A Adobe e a NVIDIA têm uma longa história de trabalho conjunto para promover a tecnologia de criatividade e marketing. Estamos entusiasmados por fazer parceria com eles em maneiras pelas quais a IA generativa pode oferecer aos nossos clientes mais opções criativas, acelerar seu trabalho e ajudar produção de conteúdo em escala.

Scott Belsky, diretor de estratégia e vice-presidente executivo de produtos emergentes e de design da Adobe

Nossa parceria 3D generativa com a NVIDIA fortalecerá a próxima geração de contribuidores de ferramentas 3D, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para criar modelos lindamente texturizados e estruturados. Esta parceria inédita reforça nossa estratégia de alavancar o enorme conjunto de metadados da Shutterstock para trazer novos produtos, ferramentas e conteúdo ao mercado. Combinando nosso conteúdo 3D aos modelos básicos da NVIDIA e utilizando nossas respectivas plataformas de marketing e distribuição, podemos capitalizar sobre um extraordinariamente grande
oportunidade de mercado.

CEO da Shutterstock, Paul Hennessy

Nova GPU NVIDIA L4 e H100 NVL

A NVIDIA também anunciou o lançamento de uma nova GPU que, segundo a empresa, será focada apenas na geração de vídeo por IA. Foi confirmado que a L4 entregará desempenho 120x maior do que as CPUs tradicionais, isso com uma eficiência energética 99% melhor.

Gpu l4 da nvidia
Novidade é voltada para servidores que não possuem alta demanda (Foto: Divulgação)

A novidade será implantada dentro dos servidores da NVIDIA e permitirá o acesso a recursos aprimorados de decodificação e transcodificação de vídeo, streaming de vídeo, realidade aumentada, vídeo AI generativo e muito mais.

Supercompiutador h100 da nvidia
GPU chega para entregar alto desempenho (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Outro anúncio do evento foi o H100 NVL, um modelo voltado para o grande processamento de linguagens a nível Chat GPT. A empresa explica que este lançamento tem duas placas de vídeo ligadas por meio de um conector especial da NVIDIA e que ela é “a maior GPU do mercado, 188 GB de memória (94 GB de cada lado)”. O poder de desempenho é 12x maior do que a HGX 100 e o lançamento está pronto para uso via datacenters.

Omniverse como serviço

Por fim, foi anunciada que a plataforma Omniverse, bastante utilizada por profissionais de criação de diversos projetos criativos, agora será lançada como serviço para os assinantes do Microsoft 365. A empresa espera que isso entregue uma maior qualidade e produtividade no dia a dia e assinantes que usam o serviço Microsoft Azure poderão testar o Omniverse de forma nativa em breve.

Omniverse como serviço no microsoft azure
Omniverse como serviço no Microsoft Azure é uma realidade (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Vale lembrar que este aplicativo também pode ser acessado gratuitamente, mas acessá-lo por meio do Microsoft Azure deve trazer maior poder de desempenho e inclusive, será possível utilizar todas as funcionalidades sem o pagamento de nenhum custo adicional. Já falamos mais sobre o aplicativo em uma matéria especial, não deixe de conferir.

O que achou de todas as novidades do NVIDIA GTC? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

NVIDIA anuncia lançamento de GPUs GeForce RTX Série 40 em notebooks

Com informações: Pressroom


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados