Índice
O mundo está sendo dominado pelo mercado de inteligência artificial e cada vez mais estamos vendo recursos de AI em nosso dia a dia. A Microsoft, que já investe nisso há um tempo, pode estar preparando o Windows 12 para 2024, conforme informações de um relatório publicado pelo Commercial Times. Veja o que se sabe sobre isso agora mesmo.
Quando o Windows 12 será lançado?
Detalhes iniciais apontam que a nova versão do sistema operacional da Microsoft deve ser lançado entre junho e agosto de 2024, mas uma data certa ainda não foi divulgada pela empresa.
Na verdade, pouco se sabe quando a próxima atualização massiva será disponibilizada; mas uma entrevista de Barry Lam, fundador e presidente do fabricante de PCs Quanta, e por Junsheng (Jason) Chen, presidente e executivo-chefe da Acer, aponta que ele pode chegar em junho de 2024.
Junsheng (Jason) Chen, presidente e executivo-chefe da Acer, espera que até o verão estadunidense do próximo ano (entre junho e agosto), com o lançamento de uma nova geração do sistema operacional Windows, também sejam lançados PCs AI, e a demanda ainda é difícil de estimar.
Commercial Times sobre possível data de lançamento do Windows 12.
A informação mais concreta que se tem sobre este fato é que 2024 será marcado pelo lançamento de AI PCs. Estima-se que uma nova geração do Windows seja disponibilizada para aproveitar estas novidades que serão focadas nos serviços de AI local, uma vez que tudo ainda acontece na nuvem e exige a conexão com a internet. É como se os assistentes pessoais “morassem” nos PCs por meio de um chip focado apenas para esta atividade, que leva o nome de NPU.
Outra informação que reforçam os rumores que o Windows 12 será baseado em IA é que, Panos Panay, durante sua passagem pela CES 2023, também assumiu que a inteligência artificial vai reinventar a forma de tudo o que você faz no Windows
Processadores com AI
Empresas fabricantes de CPUs estão de olho no mercado e tendência de inteligência artificial em 2024 e processadores com um chip focado apenas em inteligência artificial já foram anunciados.
Em setembro de 2023, a Intel apresentou o Core Ultra, processador voltado para notebook que contará com diversos recursos de AI local e terá seu lançamento realizado em 14 de dezembro deste ano. É provável que os primeiros modelos com este chip apareçam na CES 2024, que acontece entre os dias 09 e 12 de janeiro do próximo ano.
A AMD apresentou o Ryzen AI, uma unidade de processamento neural (também chamada de NPU) apenas para permitir que seus próximos processadores consigam rodar recursos de inteligência artificial sem internet.
Por fim, outra empresa de olho neste mercado é a Qualcomm: em outubro, a empresa anunciou o Snapdragon X Elite para notebooks supera topos de linha da Apple e Intel. Ele possui uma NPU com 50% poder computacional 50% maior e 5x mais performance que a NPU da geração passada.
O processador é capaz de gerar até 30 tokens de IA por segundo, sendo essas unidades as responsáveis pela comunicação e processamento de atuação do modelo de inteligência artificial na totalidade. Isso gera, no total, uma performance 4,5 vezes maior do que a de competidores nas mesmas atividades, segundo a Qualcomm, mostrando o foco do processador em workflows com IA.
De fato, estas CPUs chegam ao mercado em 2024, então imaginar que o Windows 12 focado em AI não é um rumor sem fatos concretos. A Intel prepara o terreno para isso desde março deste ano, então o lançamento já deve estar virando a esquina.
Novidades esperadas
Pode ser muito cedo para tocar neste assunto, pois como dizemos anteriormente, a própria empresa que cuida deste assunto ainda nada falou sobre a existência do Windows 12. Entretanto, é possível ter uma prévia por meio das versões lançadas para o programa Windows Insider, utilizado pela Microsoft para testar novidades. Outros vazamentos e rumores também nos ajudam a saber o que esperar de tudo.
Nova interface
Durante a conferência Microsoft Ignite 2022, uma captura de tela do Windows nunca vista antes foi exibida para todos. Ainda não há muitas informações e confirmações se esta seria a nova interface do sistema da Microsoft, mas ela existe e pode ser vista abaixo:
É importante lembrar que esta novidade também pode ser lançada no próprio Windows 11 e, então, ficarmos sem saber o que esperar do visual da próxima versão do sistema operacional. Além de ser completamente das versões que já vimos em outras versões do Windows, a barra de pesquisa flutuante é outra novidade que deve estar no W12. Lembrando que: este novo layout também pode ser implementado no Windows 11.
Dados do Windows Central também citam que uma nova tela de bloqueio (mostrando mais informações e sendo tão útil quanto a dos smartphones) estreie com a nova versão do OS da empresa. Um designer desenvolveu um conceito do Windows 12 e o resultado é realmente impressionante, assista:
Volta do CoreOS
O Windows10x é uma versão do sistema da Microsoft que nunca foi de fato lançada, apesar de ter sido desenvolvido pela Microsoft com base no CoreOS. O maior foco com isso é permitir que os usuários tenham uma versão variante e personalizável conforme os mais diversos tipos de dispositivos.
O Windows Central também cita que um CorePC tem um sistema de partição separado para oferecer atualizações separadas e que também pode ser utilizado apenas para a leitura de arquivos, o que também permite maior segurança no dia a dia. O lançamento disso é incerto, mas com a chegada do Windows 12, nada deve ser desconsiderado, certo?
O fim do painel de controle
Apesar do Windows 8 estrear os blocos coloridos e muitas pessoas terem achado que o Painel de Controle seria algo do passado, ele está disponível até hoje. Especialistas de tecnologia apontam que esta mudança deve finalmente acontecer com base nas mudanças feitas, já que o Windows Update por exemplo, agora pode ser acessado apenas pelas Configurações.
Então, tudo seria realmente agrupado para o sistema operacional em vez de ficar separado em um aplicativo separado. Boa parte das mudanças feitas atualmente pelo Painel de Controle do Windows 11 também já podem ser feitas pelas Configurações, então a Microsoft apenas deixaria tudo mais organizado.
Papéis de parede animados
Você pode imaginar que isso, na verdade, já está disponível. Mas a verdade é que até o Windows 11, quem deseja ter uma papel de parede animado em seu computador ainda precisa usar um aplicativo secundário. Seria interessante permitir que, agora, isso seja feito de forma nativa em vez de simplesmente termos que baixar um aplicativo para fazer uma mudança tão simples.
Enquanto o Windows 12 não chega, o Showmetech se adiantou tem uma matéria completa sobre o assunto, não deixe de conferir para dar uma nova estética para seu computador de forma gratuita.
Instalação nativa de arquivos APK
O Windows 11 até permite a instalação de alguns aplicativos Android, mas tudo ainda está bastante limitado à disponibilidade da Amazon Store. Apesar de tudo, seria muito interessante se o Windows 12 rodasse os mais diversos arquivos da mesma forma que lê programas do tipo .exe. Esta não é nem um possível rumor, mas sim um grande pedido relativamente antigo de muitos usuários.
Isso com certeza afetaria toda a indústria de emuladores Android para PCs, mas também daria um novo uso para computadores com Windows. Então fica aqui o nosso pedido para a Microsoft.
O retorno do MSN Messenger
Por fim, um rumor que cita uma unificação do Teams e o Skype pode resultar no retorno do famoso aplicativo de mensagens descontinuado em 2013. Desta vez, o foco da Microsoft seria mais empresarial do que voltar ao dia a dia das pessoas para disputar o espaço com WhatsApp e outros aplicativos de troca de mensagens.
Ainda assim, estes são apenas rumores que podem ser verdadeiros ou não e boa parte deles podem nem estar sendo cogitados pela Microsoft. São respostas que apenas o tempo irá responder (isso se ele realmente responder).
Possíveis requisitos mínimos do Windows 12
Alguns modelos mais antigos e lançados na época do Windows 8 podem não ter as especificações técnicas necessárias para rodar a nova versão do SO da Microsoft. É claro que isso não será comentado pela empresa até o lançamento de fato acontecer, mas podemos esperar, com base nos requisitos do Windows 11, que seja necessário um computador ter:
- 8 GB de RAM;
- 64 GB de armazenamento interno (no mínimo);
- Processador 64-bits;
- CPU com velocidade de ao menos 1 GHz.
Novo padrão de lançamento
Por fim, outro fato que complementa um possível lançamento do Windows 12 é que a Microsoft voltou a seguir o padrão de apresentar uma nova versão de seu sistema operacional a cada três anos. O Windows 11 foi lançado em 05 de outubro de 2021 e o Windows 10 chegou em 29 de julho de 2015.
Ao mesmo tempo, como os investimentos em inteligência artificial estão acontecendo de uma forma nunca vista na indústria de tecnologia, não é de se estranhar que a Microsoft comece a preparar o terreno com empresas de CPUs para que os recursos baseados em inteligência artificial funcionem sem problemas. É certo que o novo Windows terá novidades baseadas em IA e estamos apenas no começo de uma nova era.
Você acredita que a nova versão do Windows seja lançada em 2024? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Bing Chat agora é Copilot, assistente de IA da Microsoft
Com informações: PC World
Revisado por Glauco Vital em 4/12/23.