Índice
Recentemente, fizemos um post sobre o Pixel Fold aqui no Showmetech dando alguns detalhes sobre o que deveria ser o aparelho, segundo os vazamentos. Hoje (10), no evento Google I/O 2023, tivemos o anúncio oficial do dobrável e agora você confere todos os detalhes e se de fato os vazamentos estavam certos ou não.
O lançamento desse aparelho pode ser um passo importantíssimo para o Android no geral, afinal é a própria Google trabalhando no sistema de dobráveis aqui. Será que finalmente o sistema do robozinho vai ser otimizado para telas maiores e poderemos tirar proveito de todos os benefícios não só nesse aparelho, mas também em outros dispositivos Android? É isso que vamos descobrir.
O que é o Pixel Fold?
O Pixel Fold é a aposta do Google no mundo dos smartphones dobráveis. Apesar de chegar um pouco atrasado em relação aos concorrentes, ele pode ser um ponto de virada no mundo dos Android.
Ele chama a atenção por ser um aparelho completamente fora da curva em relação ao concorrente Galaxy Z Fold, principalmente no design. Por aqui temos algo que parece muito mais um tablet dobrável que um smartphone e isso pode ser algo bem promissor.
Enquanto sua tela externa ser maior parece muito interessante, o mesmo acontecer na parte interior pode ser um tiro no pé, já que temos bordas bem grandes e um design que soa ultrapassado.
Design e tela
O design do Pixel Fold segue o padrão criado nos últimos smartphones da fabricante, mas com o diferencial de ser dobrável.
Como já citei, o que chama a atenção aqui é a tela externa ter um design igualzinho a de um smartphone convencional, sem parecer algo menor ou apertado. Ela tem uma bordinha e o furo de câmera na parte superior, mas ainda assim tem um aproveitamento bem interessante. Ela tem 5,8″ e resolução FHD+ (1080 x 2092) e consegue atingir um pico de até 1550 nits de brilho
Já na parte interior, o que temos é uma tela dobrável de 7,6″ também com resolução FHD+ (2208 x 1840), conseguindo atingir até 1450 nits de brilho. Ambas as telas contam com a tecnologia OLED e atingem até 120Hz na taxa de atualização. Para proteger o aparelho, ele conta ainda com Gorilla Glass Victus e IPX8 para resistência à água.
Embora essas especificações sejam boas, se considerarmos que o valor do aparelho chega perto dos 2000 dólares, elas ficam aquém do que se espera, mas será que vale a pena? O tempo dirá.
Hardware e software
O Pixel Fold vem equipado com o Google Tensor G2, mesmo chipset da linha Pixel 7 e no Pixel Tablet — também anunciado no evento. Esse processador se mostrou muito poderoso e deve dar conta do recado no dobrável do Google.
Para auxiliar nas tarefas, ele ainda vem equipado com 12GB de RAM e opções de 256 ou 512 GB de armazenamento, sem opção de expansão por cartão de memória.
Agora a parte mais interessante de tudo foi quando falaram sobre a aplicação do Android no aparelho. Parece que finalmente o Google está otimizando o seu sistema para funcionar de forma nativa em telas maiores, como a dos tablets e agora dos smartphones dobráveis.
Foram anunciadas parcerias com os principais apps do mercado e com o lançamento do Android 14 no segundo semestre, o Android receberá a sua versão mais interessante em anos — assim espero.
Dentre as novidades de software mostradas, tivemos alguns destaques para as multitarefas, agora com uma nova barra de navegação — igual da Samsung, inclusive –, melhorias no teclado e no copiar e colar, agora podendo simplesmente tocar, segurar e arrastar em uma imagem para levá-la num mensageiro ou documento, por exemplo.
Como novidade do Android 14, foi mostrado o chamado Dual Screen Interpreter (algo como Interpretador Duas Telas, em tradução direta) e ele traz um uso bem interessante das duas telas do aparelho. Usando ambas simultaneamente, você pode falar o seu idioma enquanto a tradução aparece na tela externa e o mesmo acontece quando a outra pessoa responder, mas agora na tela interna.
Câmeras
Apesar de terem falado que o conjunto de câmeras do Pixel Fold é o melhor da categoria, as informações foram vagas e não tivemos muitos detalhes no evento. O que temos é o seguinte:
- Câmera selfie da tela externa de 8,3 MP;
- Câmera selfie da tela interna com 8,3 MP;
- Câmera traseira principal de 48MP;
- Câmera traseira Ultrawide de 10,8MP;
- Câmera traseira telefoto de 10,8MP com zoom de 5X;
Todos os recursos já conhecidos na linha Pixel estão por aqui, entre eles o Real Tone, Night Sight e o modo Retrato, além de coisas mais parrudas como o vídeo em HDR 10, exclusivo do Pixel 7 Pro. Além disso, trouxeram a novidade chamada Magic Eraser e Photo Unblur — que já falamos por aqui antes –, dois recursos do Google Fotos para aprimorar suas fotos.
Contudo, não tivemos nenhum dado sobre as especificações da câmera, ou um teste real delas, comparando com outros smartphones, por exemplo. Eles usaram como base a fonte vozes da minha cabeça e foi isso que tivemos.
Bateria e conectividade
A bateria do Pixel Fold é de 4,800 mAh, divido em duas células e a promessa do Google é aguentar “mais de 24 horas”. Pelos números, isso não parece algo surpreendente, mas se o sistema estiver bem otimizado, podemos ter uma boa surpresa aqui.
Os padrões de carregamento envolvem o carregamento com fio de até 30W ou então no modo sem fio no padrão Qi. Infelizmente, como de praxe nos últimos tempos, nada de carregador na caixa.
Preço e disponibilidade do Pixel Fold
O Pixel Fold foi anunciado oficialmente hoje (10) e já está disponível para pré-venda no site oficial do Google nas cores Porcelain (branco) ou Obsidian (preto) pelo valor de 1799 dólares na versão com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento (quase R$ 9000,00 em conversão direta), ou 1919 dólares na versão com 512GB (quase R$ 9500,00 em conversão direta).
Por tempo limitado, eles estão dando um Pixel Watch de brinde para quem fizer a pré-venda. No entanto, há duas coisas no nosso caminho. A primeira é o seu preço nada barato. A segunda é que, assim como os Google Pixel convencionais, esse modelo também não chega ao Brasil de forma oficial.
Logo, se você se interessou, terá de importar ou então aproveitar suas férias para comprar em um dos países em que o aparelho estará disponível.
Especificações do Pixel Fold
Marca | |
Modelo | Pixel Fold |
Chipset | Google Tensor G2 SoC |
Memória | Até 12GB de memória RAM; Até 512GB de memória interna |
Sistema operacional | Android 13 |
Bateria | 4700 mAh; Carregamento de 30W; Aceita carregamento sem fio no padrão Qi |
Tela | Display externo de 5,8″ FHD+ OLED; Display interno de 7,6″ FHD+ OLED; ambos com taxa de atualização de 120Hz |
Câmeras | Traseiras: Primária de 48MP + Ultrawide de 10.8MP + Telefoto de 10.8MP Selfie: 9.5MP na tela externa e 8MP na tela interna |
Disponibilidade | Junho de 2023 (não disponível no Brasil) |
Fonte: MyMobileIndia, Google, TheVerge
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (10/05/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.