Pix chega à carteira do google. Veja como funciona. A partir desta terça-feira (30), usuários da carteira do google poderão fazer pagamentos pix direto do app, facilitando as transações.

Pix chega à Carteira do Google. Veja como funciona

Avatar de victor pacheco
A partir desta terça-feira (30), usuários da Carteira do Google poderão fazer pagamentos Pix direto do app, facilitando as transações.

A Carteira do Google, app onde você pode cadastrar cartões de crédito e débito, comprar bilhetes de transporte e até adicionar documentos, agora também fará pagamentos por Pix. A nova funcionalidade será testada a partir desta terça-feira (30), por usuários selecionados, e logo estará disponível para todos. Entenda como ela vai funcionar:

Integração com bancos

Em breve, a tela inicial da carteira do google mostrará a opção de pagamento por pix
Em breve, a tela inicial da Carteira do Google mostrará a opção de pagamento por Pix (Foto: Divulgação)

Assim que estiver disponível, uma seção especial no aplicativo da Carteira do Google aparecerá, dando a opção de fazer pagamentos ou transferências por Pix, utilizando chaves ou QR Code. O usuário precisará então cadastrar seu banco e informar o CPF, para que seja possível fazer pagamentos com ele.

Será possível cadastrar diferentes contas bancárias na Carteira do Google e, na hora de fazer a transferência ou pagamento, a seleção pode ser feita para o dinheiro sair da conta que o usuário desejar.

Segurança

Pix chega à carteira do google. Veja como funciona. A partir desta terça-feira (30), usuários da carteira do google poderão fazer pagamentos pix direto do app, facilitando as transações.
Segurança foi garantida em transações (Foto: Divulgação)

Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina, explicou que todo o processo de validação será feito por meio do Open Finance, o sistema financeiro aberto do Banco Central (BACEN) que permite a troca de informações entre instituições bancárias.

Elisa joia, head de operações de pagamentos do google para américa latina
Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina (Reprodução/LinkedIn)

Para a operação ser concluída, será necessária uma aprovação da instituição financeira, combinada com um dos métodos de desbloqueio seguro do celular, com autenticação biométrica por impressão digital, face ou digitação do número PIN. E isso será necessário todas as vezes que um pagamento ou transferência for requisitado, para que a segurança não seja deixada de lado em nenhum momento.

O Google continua investindo no Brasil e um de nossos objetivos é oferecer a melhor carteira digital para os brasileiros. Temos colaborado com a indústria e reguladores para assegurar uma presença sólida e um produto de qualidade. Ter o Pix como uma forma de pagamento é um movimento natural para atender plenamente às demandas de pagamentos do país.

Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google para América Latina

Em casos de roubo, Elisa explicou que os clientes podem solicitar a desconexão da conta do smartphone roubado, por meio do site Encontrar Meu Smartphone, o mesmo que gerencia os dispositivos Android do usuário. Ao fazer este processo, todos os dados financeiros, incluindo contas bancárias e cartões, serão apagados do aparelho.

Disponibilidade geral

Pix na carteira do google
Novidade ainda passará por testes antes de ser liberada a todos (Foto: Divulgação)

Os primeiros bancos que disponibilizarão a funcionalidade serão com o PicPay e C6 Bank. Eles estão atuando de forma ativa ao lado do Google para acelerar essa implementação. Futuramente, outros bancos também participarão.

Como participar: nesta primeira etapa, um e-mail será enviado a usuários selecionados, correntistas dos bancos acima, para que cadastrem suas contas bancárias no aplicativo e liberem a função de pagamentos e transferências com Pix.

As primeiras transações via Pix na Carteira terão limites estabelecidos pelo Google e os bancos, além de ser necessário enviar feedbacks para que os engenheiros saibam como a funcionalidade está rodando na prática.

Como fazer pagamentos Pix com a Carteira do Google

Após a conta ser cadastrada no aplicativo e todas as validações de segurança terem sido realizadas, você já pode fazer pagamentos Pix. Veja o passo a passo:

Passo 1: abra seu aplicativo Carteira do Google e selecione a modalidade de pagamento via Pix. É possível escolher entre transferência normal, pagamento via leitura de QR Code ou Copia e Cola.

Pix na carteira do google
Seção especial para Pix aparece na tela da Carteira do Google (Foto: Divulgação)

Passo 2: no caso de fazer uma transferência, você pode selecionar um contato caso já tenha enviado dinheiro para a pessoa ou digitar (ou colar) a chave da conta que receberá o dinheiro.

Pix na carteira do google
Processo lembra uso do aplicativo de bancos (Foto: Divulgação)

Passo 3: digite o valor da transferência e depois clique em Próximo.

Pix na carteira do google
É necessário selecionar o valor (Foto: Divulgação)

Passo 4: Agora, basta selecionar a conta bancária de onde sairá o dinheiro. Em seguida, clique em Confirmar e pagar.

Pix na carteira do google
Em seguida, selecione a conta (Foto: Divulgação)

Passo 5: por fim, valide sua identidade por meio do leitor de impressão digital, reconhecimento facial ou digitação do PIN de bloqueio da tela.

Pix na carteira do google
Identificação também será necessária (Foto: Divulgação)

O dinheiro será enviado para a conta que você selecionou logo em seguida e um comprovante será exibido na tela.

Pix na carteira do google
Comprovante pode ser enviado para seus contatos (Foto: Divulgação)

O que achou da novidade na Carteira do Google? Quais bancos você quer ver testando isso? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Carteira do Google fará pagamentos via QR Code

Bilhete do Metrô e CPTM em São Paulo chegam à Carteira do Google


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados