A Philips fez um evento em São Paulo para apresentar a linha de Smart TV’s 2013. A empresa vai colocar no mercado 24 novos modelos. Entre as novidades, aparelhos com bordas mais finas e telas maiores para brigar pela preferência entre as famílias que pretendem comprar um aparelho novo para a Copa das Confederações este ano e a Copa do Mundo em 2014.
Toda a linha 2013 será de LED; 17 dos 24 modelos são Smart TV e 55% das séries terão Ambilight – três vezes mais do que no ano passado.
Ambilight
Aliás, é justamente neste ponto que a Philips vai concentrar os esforços de marketing. O sistema Ambilight utiliza luzes de LED para iluminar a parte traseira das tv’s no que a empresa chama de “imagem além da tela”.
Um estudo feito na fábrica em Manaus mostrou que numa tela de 42 polegadas, a sensação visual com o uso do Ambilight é de 49 polegadas. Num aparelho de 55″, a sensação vai para 65 polegadas.
“No total, serão quatro séries com essa tecnologia, que oferece ao consumidor uma percepção de expansão da tela e uma impressionante sensação de imersão ao assistir TV”, diz Alexandre Escorel, diretor de marketing da TP Vision Brasil que é quem fabrica os aparelhos com a marca Philips.
Modelos
A série 3000 é considerada a porta de entrada no mundo dos aparelhos LED e briga no segmento de tv’s mais baratas. A série 5000 possui a maior opção de tela com 65 polegadas. O modelo top de linha é o da série 8000 que traz evolução em design, Ambilight em três lados e Skype com câmera integrada para chamadas de voz e vídeo.
Para facilitar a interação do consumidor com a plataforma Smart TV, esses modelos oferecem acesso com um só clique aos serviços e aplicativos – que incluem guia de programação, vídeos online, locadoras virtuais, mídias sociais entre muitos outros.
Controle remoto premium
Uma novidade interessante dos modelos das séries 7000 e 8000 é um controle remoto que funciona como um cursor integrado (uma espécie de mouse para tv) e um teclado no verso que facilitam o uso das funções do aparelho.
No teste feito durante a apresentação, a novidade pareceu interessante, especialmente na hora de digitar informações para navegar na internet ou procurar vídeos no YouTube. O sistema do aparelho também disponibiliza um guia digital com a possibilidade de agendar a gravação de programas, inclusive por um aplicativo para tablets e smartphones. O aplicativo pode ser usado ainda como controle remoto
Mercado brasileiro
No ano passado, a Philips ficou em terceiro lugar na venda de TV’s atrás de Samsung e LG. Apesar disso, foi a fabricante que mais vendeu modelos com Smart TV. A expectativa é que este ano, os aparelhos inteligentes alcancem a marca de 30% do mercado com um crescimento de 45% em relação ao ano passado.
Os novos aparelhos só chegarão às lojas a partir de abril e a empresa não divulgou os preços sugeridos para cada modelo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.