Drone cinza e preto voa sobre ceú azul.

Drone que consegue voar sem precisar pousar é testado na China

Avatar de matheus maia
Aeronave usará laser de longa distância para ser recarregado e poderá ser útil em desastres naturais; Confira

O objetivo dos pesquisadores da Northwestern Polytechnical University (NPU), da China, é manter o drone no ar com alimentação de bateria remota através de um laser, que já é usado para condução sem fios por controle.

Carregamento sem fio

Os pesquisadores, da escola de Inteligência Artificial, Ótica e Eletrônica, vão equipar drones com laser de alta energia capazes de transmitirem energia do controle ou ponto de recarga para a bateria da aeronave, se baseando nos sistemas de disparo eletrônico que inutilizam ou danificam outras aeronaves, ou estruturas.

Os drones de acionamento ótico(ODD), usados nesse teste, precisaram passar por experimentos, primeiro foi analisada a capacidade de rastreamento, para que se possa transmitir os raios de forma correta, para resolver foi desenvolvido um algoritmo de previsão de trajeto de voo e assim puderam mapear as possibilidades.

Arte gráfica mostrando drones sendo alimentados por energia a distância sobre lago e com cidade e montanhas ao fundo.
Simulação da recarga sem fio dos drones da NPU. (Divulgação/NPU)

Com o rastreamento correto, a equipe conseguiu combinar os processos de transmissão inteligente de bateria com um autônomo processo de recarga, e assim, supostamente, manter a aeronave no ar de forma ininterrupta. O relatório, traduzido pelo South China Morning Post, também confirmou que aspectos como luz, escala e rotação foram aprovados em diferentes cenários.

Outro obstáculo, como informado pelo professor Li Xuelong, foi a distância em que o drone poderia ficar para poder receber a carga remota, para isso, foi programado um novo sensor com sensibilidade adaptável autônomo. 

Relatório de pesquisa

O time comentou no Wechat, em tradução feita pelo Morning Post, que as melhores conquistas da pesquisa são o rastreamento ótico inteligente de 24 horas e a recarga autônoma que provém energia para o drone, eles complementaram afirmando que testes foram feitos em locais indoor e externos, de dia e de noite.

Além disso, não informaram detalhes sobre a longevidade e capacidade de recarga, pelas informações sensíveis e possíveis usos militares, o que não é o desejo dos engenheiros da NPU.

Os usos emergenciais foram um ponto comentado por Li e seus colegas no relatório “Em missões de alto consumo de tempo, como rastreamento de turistas em inundações relâmpago, o voo contínuo de drones vai salvar muito tempo de salvamento. Os ODD são esperados participação profunda em governança social, como controle de tráfego, patrulhas policiais, resgate em desastres e logística sem contato”.

Vídeo da AT Reports sobre a inovação chinesa.(Divulgação/AT Reports)

Encarecimento da tecnologia

Uma das preocupações é com o uso diário e ininterrupto dos lasers, podendo ser prejudicial à saúde da população e necessitar de muitos pontos de recarga sem fio pela área coberta, tornando esse tipo de serviço extremamente caro para quem utilizar.

Veja também:
Drone poderá ser usado em primeira pessoa

Drones agrícolas com utilidades no campo

Fontes: South China Morning Post e Interesting Engineering.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados