Dedede

EXCLUSIVO: Muito mais do que um retrato! Pesquisa mostra o potencial comercial das selfies

Avatar de mariana canhisares
Os resultados da pesquisa realizada pela Sony Mobile indicam como os serviços que você usa todo dia podem mudar nos próximos 5 anos
Exclusivo: muito mais do que um retrato! Pesquisa mostra o potencial comercial das selfies
Empresas como a Mastercard já seguem algumas das conclusões obtidas pela pesquisa da Sony Mobile

As selfies já eram um hábito muito antes das câmeras frontais fazerem parte dos nossos celulares. No entanto, o que muitas pessoas enxergam como uma atitude, muitas vezes, narcisista, na verdade, pode transformar uma série de indústrias num futuro próximo. Basta observar a Mastercard, por exemplo, que já permite ao seu cliente fazer a verificação do pagamento por reconhecimento facial e não mais por senha.

Não acredita? Pois bem, a Sony Mobile, em parceria com a Futurizon, produziu um relatório que comprova o potencial comercial destes famosos autorretratos em outros setores. Além de entrevistar 6.500 consumidores europeus no Reino Unido, Espanha, Alemanha e França, a empresa trabalhou com o futurologista Dr. Ian Pearson, que a ajudou a compreender como a experiência fotográfica pode ser incorporada em múltiplos mercados.

Showmetech recebeu a pesquisa com exclusividade. Confira, a seguir, suas conclusões:

Múltiplas utilidades

Muito mais do que um retrato! Pesquisa mostra o potencial comercial das selfies
Existem, ao menos, 10 possíveis usos da selfie nos serviços que você utiliza

A partir da opinião dos entrevistados a respeito da selfie enquanto tendência social, assim como sua funcionalidade para as tarefas no smartphone, a pesquisa identificou ao menos uma dezena de novos usos para elas. As principais motivações por detrás destas ideias são a preocupação com segurança e saúde e a garantia de um registro fotográfico inusitado.

Veja o que eles esperam que as selfies sejam capazes de fazer nos próximos 5 anos:

1.   Namoro: Os aplicativos de relacionamento são bastante populares, hoje em dia. Mas os europeus querem mais do que encontrar potenciais namorados e namoradas. Para eles, seria interessante poder tirar uma selfie com seu date e descobrir o que estão realmente pensando.

2.   Medicinal: Com um ritmo de vida tão acelerado, tem se tornado cada vez mais difícil ir ao médico com regularidade. Por isso, mais de um quarto das pessoas disseram preferir ver o clínico geral por meio de uma selfie ou vídeo chamada. Para uma consulta preliminar de fato parece uma boa ideia, não?

3.   Banco online para a geração selfie: Quase metade dos entrevistados entre 25-34 anos disseram que se sentiriam mais seguros se houvesse um método para acessar sua conta com uma “senha selfie”, ou seja, usando o reconhecimento facial.

Muito mais do que um retrato! Pesquisa mostra o potencial comercial das selfies
Fazer transações usando uma selfie não é mais sonho

4.   Lazer: Os entrevistados também demonstraram um interesse por registrar suas aventuras. Os viciados em adrenalina afirmaram que adorariam tentar o selfiecoaster, uma montanha-russa que te coloca no controle de capturar sua experiência durante o passeio. Você encararia uma dessas?

5.   Fitness: Mais uma vez, a saúde foi preocupação. Os europeus gostariam que as selfies funcionassem com inteligência artificial para monitorar o corpo, testando batimentos cardíacos e até sugerindo como melhorar a técnica dos exercícios.

6.   Medir roupas: Os entrevistados querem uma maneira de tirar uma imagem 3D do corpo inteiro para medir o tamanho ideal das roupas.

7.   No varejo: A preguiça de experimentar roupas se tornou inspiração para o uso das selfies. As pessoas gostariam de provar roupas diferentes apenas usando a câmera do celular.

8.   Moeda social: Praticidade na hora do pagamento também é bastante desejada. Já pensou pagar pela entrada no cinema ou uma atração turística por meio de uma selfie?

9.   Robôs: Por que não utilizar seu smartphone para controlar drones e tirar suas selfies em locações complicadas? Mais uma ideia para a lista.

10. Casa: Foi sugerido, ainda, que as selfies poderiam servir como um método de segurança e acesso à casa e carros.

É possível inovar tanto?

Segundo o futurologista, as conclusões são indicativos interessantes do comportamento dos consumidores daqui alguns anos. “Os resultados claramente mostram que as selfies estão no caminho da transição tecnológica e fornecer subsídios a uma série de indústrias. O potencial é enorme e será excitante ver isso acontecer nos próximos anos”, afirmou Pearson.

Já Jun Makino, gerente sênior de Marketing e Experiência de Produto da Sony Mobile, mostrou-se satisfeito com o relatório. “O projeto nos deu uma perspectiva legítima de como as selfies e chamadas de vídeo se desenvolveram e por que eles podem transformar tantos setores diferentes”, disse. “É incrível saber que os consumidores estão prontos para adotar as selfies para uma vasta opção de usos futuros que melhoram a nossa vida cotidiana”.

As empresas têm mostrado interesse em trazer essas inovações ao consumidor. Algumas delas, inclusive, já deram o primeiro passo rumo ao futuro analisado pela Sony Mobile. Mas o que você acha: é possível inovar tanto, como sugerem os entrevistados da pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados