As selfies já eram um hábito muito antes das câmeras frontais fazerem parte dos nossos celulares. No entanto, o que muitas pessoas enxergam como uma atitude, muitas vezes, narcisista, na verdade, pode transformar uma série de indústrias num futuro próximo. Basta observar a Mastercard, por exemplo, que já permite ao seu cliente fazer a verificação do pagamento por reconhecimento facial e não mais por senha.
Não acredita? Pois bem, a Sony Mobile, em parceria com a Futurizon, produziu um relatório que comprova o potencial comercial destes famosos autorretratos em outros setores. Além de entrevistar 6.500 consumidores europeus no Reino Unido, Espanha, Alemanha e França, a empresa trabalhou com o futurologista Dr. Ian Pearson, que a ajudou a compreender como a experiência fotográfica pode ser incorporada em múltiplos mercados.
O Showmetech recebeu a pesquisa com exclusividade. Confira, a seguir, suas conclusões:
Múltiplas utilidades
A partir da opinião dos entrevistados a respeito da selfie enquanto tendência social, assim como sua funcionalidade para as tarefas no smartphone, a pesquisa identificou ao menos uma dezena de novos usos para elas. As principais motivações por detrás destas ideias são a preocupação com segurança e saúde e a garantia de um registro fotográfico inusitado.
Veja o que eles esperam que as selfies sejam capazes de fazer nos próximos 5 anos:
1. Namoro: Os aplicativos de relacionamento são bastante populares, hoje em dia. Mas os europeus querem mais do que encontrar potenciais namorados e namoradas. Para eles, seria interessante poder tirar uma selfie com seu date e descobrir o que estão realmente pensando.
2. Medicinal: Com um ritmo de vida tão acelerado, tem se tornado cada vez mais difícil ir ao médico com regularidade. Por isso, mais de um quarto das pessoas disseram preferir ver o clínico geral por meio de uma selfie ou vídeo chamada. Para uma consulta preliminar de fato parece uma boa ideia, não?
3. Banco online para a geração selfie: Quase metade dos entrevistados entre 25-34 anos disseram que se sentiriam mais seguros se houvesse um método para acessar sua conta com uma “senha selfie”, ou seja, usando o reconhecimento facial.
4. Lazer: Os entrevistados também demonstraram um interesse por registrar suas aventuras. Os viciados em adrenalina afirmaram que adorariam tentar o selfiecoaster, uma montanha-russa que te coloca no controle de capturar sua experiência durante o passeio. Você encararia uma dessas?
5. Fitness: Mais uma vez, a saúde foi preocupação. Os europeus gostariam que as selfies funcionassem com inteligência artificial para monitorar o corpo, testando batimentos cardíacos e até sugerindo como melhorar a técnica dos exercícios.
6. Medir roupas: Os entrevistados querem uma maneira de tirar uma imagem 3D do corpo inteiro para medir o tamanho ideal das roupas.
7. No varejo: A preguiça de experimentar roupas se tornou inspiração para o uso das selfies. As pessoas gostariam de provar roupas diferentes apenas usando a câmera do celular.
8. Moeda social: Praticidade na hora do pagamento também é bastante desejada. Já pensou pagar pela entrada no cinema ou uma atração turística por meio de uma selfie?
9. Robôs: Por que não utilizar seu smartphone para controlar drones e tirar suas selfies em locações complicadas? Mais uma ideia para a lista.
10. Casa: Foi sugerido, ainda, que as selfies poderiam servir como um método de segurança e acesso à casa e carros.
É possível inovar tanto?
Segundo o futurologista, as conclusões são indicativos interessantes do comportamento dos consumidores daqui alguns anos. “Os resultados claramente mostram que as selfies estão no caminho da transição tecnológica e fornecer subsídios a uma série de indústrias. O potencial é enorme e será excitante ver isso acontecer nos próximos anos”, afirmou Pearson.
Já Jun Makino, gerente sênior de Marketing e Experiência de Produto da Sony Mobile, mostrou-se satisfeito com o relatório. “O projeto nos deu uma perspectiva legítima de como as selfies e chamadas de vídeo se desenvolveram e por que eles podem transformar tantos setores diferentes”, disse. “É incrível saber que os consumidores estão prontos para adotar as selfies para uma vasta opção de usos futuros que melhoram a nossa vida cotidiana”.
As empresas têm mostrado interesse em trazer essas inovações ao consumidor. Algumas delas, inclusive, já deram o primeiro passo rumo ao futuro analisado pela Sony Mobile. Mas o que você acha: é possível inovar tanto, como sugerem os entrevistados da pesquisa? Deixe sua opinião nos comentários.