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A questão de operadoras que atuam no Brasil ainda é um pouco complexa. Dificilmente os brasileiros parecem estar completamente satisfeitos com uma ou outra e por muitas vezes para conseguir realizar ligações mais baratas e até mesmo utilizar planos e benefícios dados por elas, as pessoas acabam optando por ter 2 ou mais chips e linhas.
Para ajudar o consumidor a se decidir por uma operadora em caso de dúvidas, a Anatel realiza de forma anual uma pesquisa de opinião para selecionar as melhores em atuação.
Consumidores votam
Essa pesquisa visa analisar principalmente a qualidade de serviço oferecido por elas. Ela também serve para identificar alguns problemas nesse serviço, como por exemplo um problema recorrente que é em relação ao atendimento. Quantas pessoas você conhece que já passou raiva em uma tentativa de comunicação com sua operadora?
Os próprios consumidores dão notas de 0 a 10 para cada operadora em relação a diversos aspectos de qualidade. O resultado da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017 foi divulgado essa semana, e as operadoras avaliadas foram as quatro principais (Claro, Oi, Tim e Vivo), e as que possuem sua atuação limitada a alguns estados (Algar, Nextel, Porto Seguro Conecta e Sercomtel).
Segmento Pré-pago
Em relação aos serviços pré-pagos, as empresas regionais saem na frente, mostrando que as vezes ter um público limitado pode fazer a diferença no agrado. Enquanto a Claro, Oi e Tim tiveram melhorias nos índices de aceitação em relação a 2016, a Vivo apresentou uma queda nessa popularidade. Os 5 melhores foram:
- Sercomtel (7,71)
- Algar (7,41)
- Claro (6,92)
- Vivo (6,88)
- TIM (6,82)
Como podemos ver no quadro de indicadores, o atendimento telefônico ainda parece ser o maior problema encontrado para os consumidores entrevistados. Essa categoria ficou com uma média de 5,97, e a Vivo acabou abaixando ainda mais sua nota em relação ao ano anterior, com 5.37.
Segmento Pós-Pago
Já na categoria pós-paga, a Vivo consegue uma nota melhor, ficando em segundo lugar entre as cinco operadoras com os índices mais altos. Com uma nota de 7,26 de média, ela fica atrás apenas da Porto Seguro Conecta, de São Paulo, que obteve uma média de 8,32 na satisfação geral dos consumidores.
- Porto Seguro Conecta (8,32)
- Vivo (7,26)
- TIM (7,16)
- Algar (7,04)
- Nextel (7,02)
Enquanto o serviço de telefonia móvel pós-paga se destaca como o melhor entre os abordados na pesquisa, o de banda larga fixa se destaca como o pior em termos de avaliações de clientes. O segmento pós-pago também apresentou uma melhoria em todos os indicadores em comparação ao ano passado.
Entendendo a pesquisa
Vale ressaltar que a pesquisa da Anatel é de opinião, ou seja, leva em consideração o que os clientes acham dos serviços de uma forma mais subjetiva, sem levar em conta aspectos técnicos desses serviços. Por isso alguns fatores como o atendimento ao cliente e até mesmo cobranças são mais influentes do que por exemplo infraestrutura de antenas. Um exemplo disso é a Tim e a Porto Seguro Conecta, que compartilham essa infraestrutura mas ainda assim tiveram notas distintas.
Para ver o estudo na íntegra, basta acessar os links do estudo pré-pago e pós-pago da Anatel. Lembrando que, como mostramos aqui, a empresa já começou a primeira fase do bloqueio de celulares piratas. Mas e você, está satisfeito com sua operadora? Qual nota daria a ela?
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