Índice
- Albus Dumbledore, da saga de Harry Potter
- Mulher-Gato, de Batman: O Retorno (1992)
- Slinky, da franquia Toy Story
- Meg Altman, de O Quarto do Pânico (2002)
- Reggie Mantle, da série Riverdale
- Brian O’Conner, da franquia Velozes e Furiosos
- Tia Vivian, da série Um Maluco no Pedaço
- Plutarch Heavensbee, de Jogos Vorazes: A Esperança
- Gregor Clegane (A Montanha), da série Game of Thrones
- Jesus Foster, da série The Fosters
- Daario Naharis, da série Game of Thrones
- Laurie Forman, da série That ‘70s Show
- Victoria, da saga Crepúsculo
- Zee, de Matrix: Reloaded (2003)
- James Kent, da série True Blood
- Rachel Dawes, de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
- James Rhodes, de Homem de Ferro 2
- Andi Burns, da série O Chefe da Casa
- Bruce Banner ao longo das adaptações de Hulk
- Marnie Cromwell, dos filmes de Halloweentown
- Tony, de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009)
- Helene Beesly (mãe da Pam), na série The Office
- Shrek, o próprio
- Trudy Monk, da série Monk
- Mason Verger, da série Hannibal
- Capheus “Van Damme” Onyango, da série Sense8
- Evelyn Carnahan, dos filmes de A Múmia
- Ann Veal, da série Arrested Development
- Kaitlin Cooper, da série The O.C.
- Morty Seinfeld (pai de Jerry), na série Seinfeld
- Alura Zor-El, da série Supergirl
- Samantha, do filme Her (2013)
- Toby Cavanaugh, da série Pretty Little Liars
- Beric Dondarrion, da série Game of Thrones
- Carol, da série Friends
- Jason, da série Pretty Little Liars
- Robin Hood, da série Once Upon a Time
- Angie Jordan, da série 30 Rock
- Pamela Burkhart, da série That ’70s Show
- Grindelwald, da série de filmes Animais Fantásticos
- Marty McFly, do filme De Volta Para o Futuro (1985)
Tal qual Avril Lavigne, muitos personagens de filmes e séries tiveram atores substituídos antes das filmagens, na troca de temporadas e até mesmo em dublagens de animações. São várias razões pelas quais os atores precisam ser trocados, mas cá entre nós, é sempre uma surpresa esquisita quando começamos a assistir uma nova temporada ou o próximo filme de uma franquia e o personagem de repente surge com um novo rosto. Praticamente um gaslighting cinematográfico que em alguns casos tenho certeza que os produtores torceram para ninguém reparar.
Seja por conflito de agendas, brigas, demissões ou casos que envolvam saúde, confira aqui uma lista com 40 personagens que foram interpretados por mais de uma pessoa.
Albus Dumbledore, da saga de Harry Potter
Em A Pedra Filosofal e Câmara Secreta, os dois primeiros filmes da saga de Harry Potter, o professor Alvo Dumbledore foi interpretado pelo ator Richard Harris. Mas, infelizmente, o ator faleceu antes que o terceiro filme (O Prisioneiro de Azkaban) pudesse ser concluído. Então, para dar continuidade ao papel do diretor de Hogwarts, o ator Michael Gambon foi escalado e se manteve pelos demais filmes. Nos filmes de Animais Fantásticos é a vez de Jude Law dar vida ao Dumbledore.
Mulher-Gato, de Batman: O Retorno (1992)
Foi pela desistência de Annette Bening (Beleza Americana) em interpretar a Mulher-Gato em Batman: O Retorno que a atriz Michelle Pfeiffer (Scarface) entrou em cena. Isso aconteceu porque Bening, ainda que fosse a pessoa originalmente escalada para o filme, precisou recuar antes mesmo do início das filmagens por conta da gravidez.
Porém, estava tudo tão certo para que Annette Bening fosse a Mulher-Gato da vez que, na correria da escalação de Pfeiffer, a nova atriz acabou usando algumas das roupas que foram pensadas para a primeira atriz. De qualquer forma, ela deu o nome no papel e se tornou uma das versões mais bem feitas da personagem.
Slinky, da franquia Toy Story
O ator, comediante e roteirista Jim Varney dublou o cachorro de brinquedo Slinky em Toy Story e Toy Story 2, mas infelizmente morreu por um câncer no pulmão nos anos 2000. Para continuar seu legado na franquia infantil, Blake Clark, ator e amigo de Varney, deu continuidade na dublagem nos filmes Toy Story 3 e Toy Story 4.
Em uma entrevista para a revista People, ao perguntarem para Clark qual foi a parte mais difícil de dublar Slinky, ele respondeu: “Jim era um amigo próximo meu e fizemos um filmes juntos… Eu só tento não estragar tudo”.
Meg Altman, de O Quarto do Pânico (2002)
Acredite ou não, a atriz Nicole Kidman foi originalmente escalada para o papel principal do filme O Quarto do Pânico e gravou por volta de duas semanas no set antes de desistir por conta de uma lesão delicada no joelho. Com isso, Jodie Foster rapidamente substituiu Kidman e entrou como protagonista.
Reggie Mantle, da série Riverdale
O ator Ross Butler interpretou o personagem Reggie Mantle na primeira temporada de Riverdale, mas deixou a série para direcionar sua carreira para outro projeto – que acabou sendo a série 13 Reasons Why. Nisso, Charles Melton assumiu o papel de Reggie a partir da segunda temporada e se mantém desde então.
Na sexta temporada de Riverdale, os roteiristas criaram um plot que envolvia universo paralelo e trouxeram Ross Butler de volta para uma ponta, fazendo com que ambos os Reggies se encontrassem.
Brian O’Conner, da franquia Velozes e Furiosos
O ator norte-americano Paul Walker morreu em um acidente de carro ocorrido em um evento beneficente, à época em que estavam sendo feitas as filmagens de Velozes e Furiosos 7, em 2013. Mas, em vez de reescrever suas cenas, o estúdio gastou por volta de US$ 50 milhões para finalizar o filme utilizando a tecnologia de CGI combinada com a participação dos irmãos mais novos de Walker como dublês de seu personagem Brian O’Conner. Além disso, a equipe de produção também trabalhou arquivos de voz de Paul com as vozes dos irmãos para complementar as cenas que faltavam para fechar o projeto.
Tia Vivian, da série Um Maluco no Pedaço
A artista Janet Hubert, conhecida por seu papel em Um Maluco no Pedaço como tia Vivian, decidiu sair da série depois de ter recebido um mau acordo nos bastidores durante a terceira temporada. A atriz foi substituída por Daphne Maxwell Reid.
Na reunião de 30 anos do seriado na HBO MAX, Janet compartilhou abertamente informações sobre sua saída na época e como Hollywood a abandonou por causa dos rumores que diziam que ela era uma pessoa difícil de trabalhar. Em uma de suas falas, ela comenta: “Chamar uma mulher negra de difícil em Hollywood é o beijo da morte”.
Plutarch Heavensbee, de Jogos Vorazes: A Esperança
Faltando poucos dias para finalizar sua participação nos sets de Jogos Vorazes: A Esperança partes 1 e 2, o ator Philip Seymour Hoffman morreu por uma overdose. Em vez de reescrever o personagem, os executivos do filme consideraram usar CGI para terminar de gravar os takes que faltavam.
Ainda assim, após alguns pequenos reajustes, os personagens de Woody Harrelson e Julianne Moore acabaram herdando algumas de suas falas. O estúdio, de fato, incluiu filmagens já existentes de Philip em cenas em que seu personagem estaria presente e conseguiu concluir o projeto.
Gregor Clegane (A Montanha), da série Game of Thrones
Se prepare porque nessa lista o que não falta são atores trocados no universo de Game of Thrones. Aqui, Gregor Clegane, mais conhecido como A Montanha, foi interpretado por três atores diferentes durante as sete temporadas totais da série.
O personagem apareceu pela primeira vez pelo rosto de Conan Stevens na primeira temporada. Já na segunda, Gregor Clegane tomou outra forma e Ian Whyte assumiu o papel. Aliás, Whyte é pau para toda obra, pois além de ter interpretado A Montanha, também fez uma ponta atuando como White Walkers e o gigante Wun Wun. Por fim, a partir da terceira temporada, Hafþór Júlíus Björnsson se juntou ao bonde dos Clegane e ficou no cargo desde então.
Jesus Foster, da série The Fosters
O eterno caçula dos Feiticeiros de Waverly Place, Jake T. Austin interpretou o personagem Jesus Foster por duas temporadas na série The Fosters, mas deixou a série após saber que seu papel seria reduzido na terceira temporada.
Mesmo que a série seja um tanto antiga (2013-2018), deixo sinalizado que a seguir terá um pequeno spoiler. A segunda temporada termina com o personagem (ainda interpretado por Austin) se envolvendo em um acidente grave de carro, fazendo com que o público ficasse em dúvida se ele sobreviveria para o próximo arco. Assim, a terceira temporada começou com Jesus Foster sobrevivendo e agora sendo interpretado por Noah Centineo. Que acidentes são esses que trocam até sua estrutura óssea, né?
Daario Naharis, da série Game of Thrones
Outro caso em Game of Thrones. O mercenário e amante da eterna Daenerys Targaryen, Daario Naharis, foi interpretado por Ed Skrein na terceira temporada e substituído por Michiel Huisman na quarta e sexta temporadas. Skrein decidiu se afastar da série na época porque queria seguir carreira no cinema.
Laurie Forman, da série That ‘70s Show
A atriz Lisa Robin Kelly foi originalmente escalada para interpretar Laurie Forman em That ’70s Show nas temporadas 1, 3 e 5, mas o papel foi reformulado com Christina Moore para a sexta temporada. Em entrevista à ABC News, Kelly comentou que o fato de ter perdido um bebê e ter tido uma fase muito difícil somada ao abuso do álcool fez com que ela decidisse se afastar da série. Mesmo tentando voltar na quinta temporada, sua participação foi breve e logo substituída por Moore em alguns episódios da sexta temporada.
Victoria, da saga Crepúsculo
Esse caso foi sacanagem. A atriz Rachelle Lefevre interpretou Victoria, uma das vilãs mais marcantes da saga, em Crepúsculo e Lua Nova, mas foi dispensada devido a um compromisso de 10 dias que ela tinha em outro projeto de Dustin Hoffman. Na época, foi algo confuso, uma vez que a atriz tinha um contrato firmado para retornar à saga Crepúsculo no filme Eclipse e estava muito animada e comprometida com a volta, até recusando outros papéis por conta disso.
Foi uma surpresa ingrata para Rachelle Lefevre descobrir que seu papel foi dado para Bryce Dallas Howard. Em uma declaração, Lefevre disse: “Fiquei chocada com a decisão da Summit de reestruturar o papel de Victoria em Eclipse. Eu estava totalmente comprometida com a saga e com a personagem, tanto que recusei várias outras oportunidades e respeitei os meus direitos contratuais. (https://hippainhelp.com/) Aceitei apenas papéis que envolvessem cronogramas curtos de filmagem”.
Zee, de Matrix: Reloaded (2003)
A cantora e atriz Aaliyah foi originalmente escalada como Zee em Matrix: Reloaded. Ela até chegou a filmar parte do longa-metragem, mas faleceu em um acidente de avião em 2001. Após a morte dela, o estúdio fez audições para achar uma nova atriz e, então, veio Nona Gaye, filha de Marvin Gaye. Nona interpretou Zee em Matrix: Reloaded e Matrix Revolutions, também de 2003.
James Kent, da série True Blood
O personagem James Kent de True Blood foi interpretado por Luke Grimes na sexta temporada e por Nathan Parsons na sétima temporada. Quando Grimes deixou a série repentinamente, a HBO divulgou um comunicado dizendo que isso se devia à “divergências de direção criativa do personagem”.
Só que ninguém é bobo e a internet é uma ferramenta rapidíssima. Após o ocorrido, o Buzzfeed divulgou que o ator saiu da série porque não queria interpretar um personagem gay e os roteiristas não estavam abertos a mudar o plot romântico de James Kent.
Rachel Dawes, de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
A atriz Katie Holmes interpretou Rachel Dawes, amiga pessoal de Batman e interesse amoroso em Batman Begins, mas não voltou para a sequência. Por isso, Holmes foi substituída por Maggie Gyllenhaal em O Cavaleiro das Trevas.
Holmes se recusou a voltar para a sequência para seguir com outros projetos, mas disse à MTV que não se arrependia de sua decisão. “Tive uma ótima experiência trabalhando com Chris Nolan [e] tenho certeza que será um ótimo filme” ela disse.
James Rhodes, de Homem de Ferro 2
O ator Terrence Howard interpretou o personagem próximo do Homem de Ferro, James “Rhodey” Rhodes, no primeiro filme da franquia, mas não voltou para a sequência e foi substituído por Don Cheadle. Durante uma entrevista no “Watch What Happens Live”, Howard revelou que a oferta salarial que ele havia recebido originalmente não estava à altura quando ele pediu demissão do segundo – e culpou o estrelismo de Robert Downey Jr.
Em entrevista, ele compartilhou: “Acontece que a pessoa que ajudei a se tornar o Homem de Ferro [Downey Jr.] quando chegou a hora de voltar para o segundo filme, [ele] pegou o dinheiro que deveria ir para mim e me empurrou para fora“, disse ele. “Fizemos um acordo de três filmes, o que significa que foi um combinado com antecedência. Seria uma certa quantia para o primeiro, uma certa quantia para o segundo, uma certa quantia para o terceiro. Ele veio até mim com o segundo e disse: ‘Olha, vamos pagar um oitavo do que tínhamos contratualmente para você, porque achamos que o segundo terá sucesso com ou sem sua presença.”, finaliza.
Andi Burns, da série O Chefe da Casa
E se rolasse um crossover de The Office com Friends? Olha, foi quase. A nossa eterna Pam, Jenna Fischer, foi originalmente escalada para contracenar com o Matt LeBlanc, o Joey Tribbiani, em uma sitcom chamada O Chefe da Casa.
Ela até filmou o episódio piloto antes de ser demitida do programa e substituída por Liza Snyder. Em seu podcast, Jenna disse que os grupos de pesquisa não reagiram bem ao casal da série. “Eles gostaram de mim, mas disseram – esta é uma citação literal – ‘Não acredito que Pam se casaria com Joey.’ A química não funciona entre esses dois.”
Bruce Banner ao longo das adaptações de Hulk
Lá em 2003, Eric Bana era o Bruce Banner em Hulk. Depois, Edward Norton tomou seu lugar e estreou o reboot de O Incrível Hulk em 2008. Após Norton, Mark Ruffalo veio para ficar de vez na pele do super-herói e está no papel desde Os Vingadores. A Marvel readquiriu os direitos do personagem após a virada de Bana em 2003.
Marnie Cromwell, dos filmes de Halloweentown
A atriz Kimberly J. Brown foi originalmente escalada para o papel de Marnie Cromwell na franquia Halloweentown, da Disney, e deu vida à personagem ao longo de três filmes antes de ser substituída por Sara Paxton em Return to Halloweentown.
Nem Kimberly sabia ao certo o porquê de ter sido substituída. Inclusive, em entrevista, compartilhou: “Algumas pessoas disseram que ouviram que eu estava trabalhando em algo, o que não era o caso na época. Eu estava disponível e pronta para voltar ao papel de Marnie e conversei com eles sobre possivelmente fazendo isso, mas a Disney decidiu ir em uma direção diferente e reformular o papel. Então, isso é tudo o que sei sobre a situação.”
Tony, de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009)
O incrível e eterno Heath Ledger morreu na época das filmagens de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, em 2009. Então, o roteiro foi reestruturado de forma que mostrasse que, conforme o protagonista viajasse por diferentes dimensões, sua aparência também se transformava, fato que explica os atores trocados e a adição de Colin Farrell, Jude Law e Johnny Depp ao papel.
Helene Beesly (mãe da Pam), na série The Office
A mãe de Pam em The Office, Helene Beesly, foi interpretada por duas atrizes separadas por temporadas. Originalmente escalada, Shannon Cochran interpretou a primeira versão de Helene no segundo episódio da segunda temporada, enquanto Linda Purl assumiu o papel na sexta temporada.
Shrek, o próprio
O ator e comediante norte-americano Chris Farley foi originalmente escalado para dublar Shrek – isso porque os criadores basearam o relacionamento de Shrek e Burro no relacionamento de Chris e David Spade em Mong e Lóide (1995). Farley gravou os vocais para quase todo o filme antes de sua morte em 1997.
Então, com atores trocados, Mike Myers (Austin Powers) assumiu a dublagem de Shrek e pediu que o roteiro fosse totalmente reescrito para seu próprio estilo de comédia. Nos três anos seguintes, ele gravou o novo roteiro com seu próprio sotaque e uma versão com o sotaque escocês característico do personagem.
Trudy Monk, da série Monk
A personagem Trudy Monk, que era a amada esposa de Adrian na série Monk, foi interpretada por Stellina Rusich nas duas primeiras temporadas, principalmente por meio de flashbacks curtos. Quando os produtores decidiram refazer a personagem para dar mais destaque a ela, procuraram uma atriz que se parecesse com Rusich. A partir disso, chegaram a Melora Hardin.
Mason Verger, da série Hannibal
Os produtores de Hannibal substituíram Michael Pitt por Joe Anderson no papel de Mason Verger entre a segunda e a terceira temporada. Isso porque Pitt estava decidido a não voltar para o papel. O que foi uma pena, afinal Pitt interpretou o personagem de forma impecável e é difícil chegar em seu nível e conseguir substituí-lo bem.
Capheus “Van Damme” Onyango, da série Sense8
O personagem Capheus “Van Damme” Onyango da série Sense8 da Netlfix foi trocado entre a primeira e a segunda temporada. O ator Aml Ameen interpretou o personagem na primeira temporada da série, mas, ao mesmo tempo, na época foi anunciado que haveria mudanças no papel já para o especial de Natal e, consequentemente, na temporada seguinte.
O Deadline informou no período de sua saída que “diferenças criativas” levaram à troca de atores. Então, Toby Onwumere foi escalado em uma semana devido à saída abrupta de Ameen.
Evelyn Carnahan, dos filmes de A Múmia
Na minha cabeça, Rachel Weisz sempre será Evelyn Carnahan e ponto. Lembro até hoje da frustração na infância de não vê-la no filme seguinte. Enfim. Weisz foi escalada para o papel de Evie em A Múmia e O Retorno da Múmia, mas deixou a sequência por problemas com o roteiro. A partir disso, a atriz Maria Bello assumiu o posto e estrelou A Múmia: Tumba do Imperador Dragão.
Ann Veal, da série Arrested Development
A atriz Mae Whitman é conhecida por interpretar Ann em Arrested Development, fato. Mas, vamos ao momento Efeito Mandela: foi Alessandra Torresani que foi originalmente escalada e interpretou a personagem em sua primeira aparição na primeira temporada.
De acordo com Flavorwire, o criador da série Mitch Hurwitz pensou em ter uma atriz diferente interpretando Ann em cada episódio para mostrar como esquecível ela era, mas eles acabaram tendo apenas as duas atrizes.
Kaitlin Cooper, da série The O.C.
Praticamente a Maísa dos Estados Unidos, Shailene Woodley foi escalada para o papel da versão criança de Kaitlin Cooper na série The O.C. Na história, Kaitlin foi enviada para um colégio interno durante a primeira temporada e, na volta, Woodley foi substituída por Willa Holland, na terceira temporada.
Morty Seinfeld (pai de Jerry), na série Seinfeld
O pai de Jerry Seinfeld, Morty, foi interpretado por Phil Bruns em apenas um episódio da primeira temporada. Depois disso, Barney Martin o substituiu em todas as outras aparições. Bruns foi trocado porque os produtores queriam uma abordagem mais dura do pai de Jerry. Ainda assim, o primeiro episódio de Bruns não foi regravado, mesmo com atores substituídos.
Alura Zor-El, da série Supergirl
A atriz Laura Benanti foi originalmente escalada e interpretou Alura Zor-El, a mãe biológica de Kara, nas duas primeiras temporadas de Supergirl, mas foi substituída por Erica Durance na terceira. O produtor executivo Andrew Kreisberg disse que Benanti não poderia continuar no programa por conta de outros compromissos e filmagens em Nova York.
Samantha, do filme Her (2013)
A atriz britânica Samantha Morton (The Walking Dead) originalmente dublou a I.A. em Her antes de Scarlett Johansson regravar o papel. “Samantha estava conosco no set e foi incrível. Foi apenas na pós-produção, quando começamos a editar, que percebemos que o que a personagem e o filme precisavam era diferente do que Samantha e eu criamos juntos“, disse o diretor Spike Jonze em uma declaração por e-mail ao Vulture. “Nós reformulamos e então Scarlett assumiu esse papel.”
Toby Cavanaugh, da série Pretty Little Liars
Cá entre nós, essa série era um circo. O tímido Toby Cavanaugh deixou de ser chantageado por sua meia-irmã Jenna para eventualmente se tornar um policial e encontrar o amor com Spencer Hastings. No episódio piloto, Toby Cavanaugh, na verdade, se chamava Toby Marshall (uma mudança de nome veio com a reestruturação do papel) e era interpretado por James Neate. O ator Keegan Allen assumiu e interpretou o personagem quando Neate passou a estrelar a série The Man in the High Castle.
Beric Dondarrion, da série Game of Thrones
Claro que iríamos voltar para Game of Thrones. Essa troca chega ser até um insulto aos espectadores. Como que substituem David Michael Scott após um episódio e colocam Richard Dormer como Beric Dondarrion e esperam que ninguém note essa mudança?
Carol, da série Friends
Por apenas um único episódio, Carol, a ex-mulher de Ross Geller, foi interpretada por Anita Barone, atriz originalmente escalada — aliás, foi uma cena muito importante, considerando que foi o momento em que Ross descobriu que seria pai. Anita acabou optando por sair da série para buscar outros papéis mais centrais, digamos assim, sem ser pontas soltas em episódios esporádicos. Com isso, Jane Sibbett se juntou ao elenco de Friends.
Jason, da série Pretty Little Liars
Literalmente nada fazia sentido em Pretty Little Liars, sério. Na primeira temporada, Jason, o irmão de Alison, foi interpretado por Parker Bagley. Depois, do NADA, numa onda de atores trocados, ele retornou com um rosto completamente diferente, cabelos sedosos e um físico bem SmartFit por meio de Drew Van Acker. Vai entender.
Robin Hood, da série Once Upon a Time
O ator Tom Ellis interpretou Robin Hood em um episódio da segunda temporada de Once Upon a Time, mas não conseguiu retornar ao papel devido a conflitos de agenda. Com os atores substituídos, Sean Maguire assumiu o personagem.
Angie Jordan, da série 30 Rock
A atriz e comediante Sherri Shepherd é completamente ICÔNICA como a esposa de Tracy, Angie, em 30 Rock, sem mais. Porém, foi Sharon Wilkins que foi originalmente escalada para o papel – e acabou aparecendo em apenas um episódio da série antes de ser substituída.
Pamela Burkhart, da série That ’70s Show
Antes da atriz Brooke Shields assumir o papel de mãe de Jackie, Pamela Burkhart era interpretada por Eve Plumb e, para quem acompanhou a série, chega a ser gritante a diferença de vibração e energia entre as duas.
Grindelwald, da série de filmes Animais Fantásticos
O ator Mads Mikkelsen (Hannibal) foi escalado para interpretar o bruxo Gellert Grindelwald no terceiro filme da franquia de Animais Fantásticos, substituindo Johnny Depp. Os produtores agiram rápido, uma vez que o longa já estava sendo produzido no Reino Unido.
Marty McFly, do filme De Volta Para o Futuro (1985)
O diretor Robert Zemeckis e a equipe do longa-metragem filmaram cinco semanas com Eric Stoltz (Anaconda) antes de perceberem que haviam cometido um grande erro. Olhando para as imagens compiladas, Zemeckis e o produtor executivo Steven Spielberg concordaram que Stoltz não era tão charmoso e engraçado quanto o filme precisava – imagina ouvir isso? A autoestima de Stoltz deve ter ido lá embaixo. Enfim, Michael J. Fox ganhou a vez e o sucesso.
Veja também
Os 101 melhores filmes de terror de todos os tempos
As 10 melhores playlists de trilha sonora no Spotify
Fontes: Buzzfeed, Insider e Cosmopolitan
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Faltou a Claire , de eu a patroa e as crianças filha do meio de mycow kile.