Um novo Galaxy com tela transparente pode ser a próxima inovação tecnológica da Samsung. Uma patente publicada pela empresa sul-coreana nos Estados Unidos descreve a tecnologia que seria necessária para criar um celular transparente.
Ainda é cedo para afirmar que o próximo lançamento da Samsung pode usar essa tecnologia, pois um registro de patente não significa que isso vai virar um produto comercial para o futuro. Entretanto, já indica que a empresa está investigando novas possibilidades para fazer um smartphone transparente e quais ideias estão em seu radar para o futuro, e talvez o caminho da próxima grande aposta da empresa, depois de anunciar smartphones dobráveis, como o Galaxy Z Flip e o Galaxy Z Fold 2, além dos recentes Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra.
A novidade só apareceu agora — embora a patente tenha sido registrada em janeiro nos Estados Unidos. O Letsgodigital, em parceria com o designer Guiseppe Spinelli, lançaram os primeiros renders de como poderia ser esse smartphone inovador.
O conceito de celular transparente da Samsung
Segundo a patente da Samsung, o celular transparente terá um painel OLED, o que indica baixo consumo de energia, alto contraste e brilho, e rápido tempo de resposta. O display possibilitaria enxergar através dele, exibindo tudo que está atrás do dispositivo ao mesmo tempo em que mostra ícones, textos e sites, como comumente vemos na tela de qualquer smartphone.
Essa tela poderia ser plana e flexível — podendo até mesmo dobrar ou rolar, como mostra a patente. Ainda não é possível entender como ficariam possíveis câmeras frontal e traseira, ou mesmo os componentes internos. Segundo o Letsgodigital, a patente possui muitos detalhes sobre as diferentes camadas e componentes necessários para obter transparência.
Ideia não é nova e alguns desafios
Embora pareça futurista e ainda não vemos smartphones transparentes por aí, alguns protótipos já foram desenvolvidos. Alguns celulares como Sony Ericsson Xperia Purenes e o Xiaomi Mi 10 Ultra são transparentes apenas na sua parte traseira.
A dificuldade de se ter um smartphone 100% transparente é exatamente como fazer para colocar os componentes internos — como bateria e câmera — para que o smartphone seja completamente transparente. Para isso, nenhum peça poderia ficar atrás da tela, onde é colocado todo o hardware dos smartphones atuais. Seria necessário colocar na parte inferior ou superior do aparelho — como a Sony já fez na patente que registrou em 2018 para sua versão de smartphone transparente — fazendo com que o aparelho tenha bordas largas para abranger todos os componentes necessários, algo que poderia arruinar a sua aparência futurista que, segundo a patente, já prevê bordas finas.
Porém, a patente descreve que a Samsung pode optar por tornar apenas parte da tela transparente, o que pode ser uma solução para o problema. Muitos fabricantes vêm trabalhando na possibilidade de reduzir cada vez mais o tamanho dos componentes que vão dentro de um smartphone.
Outra dificuldade seria a capacidade do olho humano de distinguir entre o que está entre o primeiro plano e o fundo, comprometendo a experiência do usuário. Uma possibilidade seria aumentar o brilho da tela, mas isso diminuiria a autonomia e a vida útil da bateria.
Fontes: Letsgodigital | 4gnews