Pat gelsinger

Pat Gelsinger anuncia aposentadoria da Intel

Avatar de victor pacheco
Notícia tem efeito imediato; David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus serão novos líderes até escolha de novo CEO. Entenda a trajetória

Pegando todos de surpresa já no segundo dia de dezembro, a Intel anunciou a aposentadoria de Pat Gelsinger, CEO que dedicou diversos anos de sua vida para a empresa e foi responsável por mudanças importantes que levaram a empresa ao que é hoje. Um novo nome para o cargo de CEO ainda não foi divulgado, mas a notícia tem efeito imediato. Entenda os motivos e efeitos deste acontecimento.

Cronologia: o legado de Pat Gelsinger

Pat gelsinger
Ex-CEO tinha carreira de mais de 40 anos na Intel (Foto: Divulgação)

Iniciando sua carreira em 1979, quando tinha apenas 18 anos, Pat Gelsinger, um tempo após estar na Intel, foi o primeiro diretor de tecnologia da empresa, atuando em diversas frentes.

A notícia do chefe de tecnologia é uma grande surpresa, pois Gelsinger voltou à Intel em 2021. Após uma carreira de 30 anos, ele foi trabalhar na EMC, mas voltou à Intel para ser CEO e estava no cargo desde então. Quando fez este retorno, ele tinha a missão de resolver uma grande crise interna na empresa que se posterga até hoje.

Em 2022, Pat Gelsinger, em entrevista ao podcast Decoder do The Verge, ressaltou que “tinha que reconstruir a cultura interna e a execução, mas também temos que reconstruir a confiança dos nossos clientes”.

O motivo para a aposentadoria de Pat Gelsinger não foi revelado, mas é provável que os atuais prejuízos e a própria crise interna da Intel tenham caído sobre o ombro do agora ex-CEO. Frank Yeary, que agora passa a ser presidente executivo interino, citou que a Intel precisa recuperar a confiança de seus investidores:

Apesar de termos feito um progresso expressivo na recuperação da competitividade da fabricação e na construção de capacidades para termos uma fundição de nível mundial, sabemos que temos muito mais trabalho a fazer na empresa e estamos comprometidos em restaurar a confiança dos investidores. Enquanto conselho, sabemos, antes de qualquer coisa, que devemos colocar nosso leque de produtos no centro de tudo o que fazemos. Nossos clientes exigem isso de nós, e nós entregaremos isso a eles.

Frank Yeary, presidente executivo interino da Intel

Pat Gelsinger diz estar eternamente grato pelo seu trabalho na Intel e citou que, por mais que tenha tomado decisões difíceis, tem orgulho de tudo o que conquistou com a empresa nesses 40 anos. Confira:

Liderar a Intel foi a honra da minha vida – este grupo de pessoas está entre os melhores e mais brilhantes do mercado, e tenho a honra de chamar cada um de colega. Posso olhar para trás com orgulho para tudo o que conquistamos juntos. Foi um ano desafiador para todos nós, pois tomamos decisões difíceis, mas necessárias, para posicionar a Intel para a dinâmica atual do mercado. Sou eternamente grato aos muitos colegas ao redor do mundo com quem trabalhei como parte da família Intel.

Pat Gelsinger sobre sua aposentadoria da Intel.

Apesar de ser uma empresa consolidada no mercado, a Intel tem passado por problemas que a fez até mesmo pensar em vender uma de suas divisões. A Intel Foundry, criada para auxiliar empresas americanas a reduzir sua dependência de fabricantes asiáticas na produção de chips de alta tecnologia, tem gerado altos custos: apenas no segundo trimestre de 2024, registrou um prejuízo de US$ 2,8 bilhões.

Pat gelsinger
Pat Gelsinger deixou de trabalhar na Intel desde 01 de dezembro (Foto: Divulgação)

A Qualcomm e AMD até pensaram em fazer uma aquisição da Intel, mas isso foi deixado de lado por desinteresse de ambas. Em 20 de novembro deste ano, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, em entrevista à Bloomberg, disse que a empresa“não identificou nenhuma grande aquisição que seja necessária“.

Novos nomes no conselho

David zinsner e michelle johnston holthaus
Novos CEOs já possuíam cargos de liderança na Intel (Foto: Divulgação)

Além da saída do cargo de CEO, Pat Gelsinger deixa a Intel de forma geral: ele também não faz mais parte do conselho de administração da empresa. Com isso, David Zinsner e Michelle Johnston Holthaus passam a ser CEOs interinos da empresa até que o nome de um novo CEO seja escolhido.

David Zinsner tem uma carreira de 25 anos no mercado financeiro e operacional em semicondutores, manufatura e indústria de tecnologia. Antes da mudança, ocupava o cargo de CFO (líder do departamento financeiro). Zinsner ingressou na Intel em 2022, anteriormente trabalhando como presidente e diretor de operações da Affirmed Networks e vice-presidente sênior de finanças e CFO da Analog Devices.

David zinsner
David Zinsner (Foto: Mayela López)

Michelle Johnston Holthaus é gerente geral e líder comprovada: ela trabalha na Intel há quase 30 anos e atualmente estava no cargo de CEO da Intel Products. Antes disso, foi vice-presidente executiva e gerente geral da CCG. Michelle já teve outros cargos de liderança na Intel, incluindo diretora de receitas e gerente geral do Grupo de Vendas e Marketing.

Michelle johnston holthaus
Michelle Johnston Holthaus (Foto: Divulgação)

Outra mudança até que o novo CEO da Intel seja escolhido envolve o nome de Frank Yeary: anteriormente presidente independente do conselho, ele agora passa a ser e presidente executivo interino. Não foram divulgadas alterações em relação ao Intel Foundry, mas atualizaremos a matéria com novas informações assim que elas forem divulgadas.

Frank yeary
Frank Yeary (Foto: Divulgação)

Quem você acha que deve ser o novo CEO da Intel? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Com informações: The Verge l Reuters l Intel Newsroom


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados