Com muita tradição em fabricar TVs, a Panasonic vai recuperando o espaço perdido que ocorreu desde do advento das smart TVs. Uma das apostas da companhia japonesa é na utilização de displays transparentes, conforme pudemos observar na CES deste ano.
Na ocasião, a Panasonic apresentou uma uma tecnologia de telas transparentes fixadas em vidro. A construção neste material Isso porque, contribui para a versatilidade do produto, que pode ser embutido em qualquer espaço doméstico.
Novo protótipo
O modelo apresentado na CES 2016 (confira no GIF acima) chamou muito atenção. No interior da tela transparente existem micro LEDs que trazem a imagem ao painel de vidro. Apesar disso, o protótipo da fabricante possuía algumas limitações. O display podia atingir uma resolução máxima de 1080p (FULL HD) e o nível de transparência da tela não era de 100%.
No novo protótipo apresentado essa semana, a Panasonic trouxe melhorias consideráveis em termos de imagem e iluminação. Além de uma resolução que a coloca muito mais próxima das TVs atuais, o novo display é feito em um vidro ainda mais claro e não necessita de iluminação artificial no fundo.
Outra parte interessante desse sistema é o fato de ele ser integrado a um detector de movimentos. Seria possível interagir com a tela arrastando as mãos no ar para selecionar conteúdo, abrir apps, tocar música ou escolher um filme na Netflix, por exemplo.
Aposta para o futuro
Apesar de extremamente promissoras, as TVs com tela transparentes da Panasonic ainda devem demorar um tempo até fazerem o caminho rumo às prateleiras (virtuais ou reais).
Em entrevista para o portal Engadget, um porta-voz da empresa disse que o tempo de desenvolvimento dos produtos deve durar cerca de 3 anos (quase uma eternidade no universo da tecnologia). O site também trouxe algumas fotos do protótipo que você pode conferir na galeria acima.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.