Índice
Cerca de quase um mês desde que o primeiro implante cerebral da Neuralink foi realizado, Elon Musk afirmou na rede social X que os primeiros avanços já podem ser vistos. O bilionário disse que, pela primeira vez, a pessoa conseguiu mover a seta de um computador sem usar um mouse físico. A novidade chega para inovar a biotecnologia e está apenas começando. Veja detalhes.
Como funciona o implante cerebral da Neuralink
Com o nome oficial de Telepathy (Telepatia) e do tamanho de uma moeda, o chip cerebral da Neuralink conta com uma bateria alimentada por um carregador indutivo e que permite que ela seja recarregada apenas pela aproximação, sem a necessidade de fios. Algo semelhante ao que fazemos com relógios inteligentes e estojos de fones sem fios.
Quando instalado no cérebro de uma pessoa, ele é colocado em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento. Implantado por um robô que conta com “uma agulha mais fina que um fio de cabelo“, cinco câmeras e um sistema de tomografia, o computador instalado no cérebro é envolvido em uma capa biocompatível que suporta diversas condições fisiológicas. A empresa também afirma que a tal proteção é bastante resistente e pode ser utilizada por anos.
Outro detalhe é que o implante cerebral da Neuralink realiza o processamento em 1.024 eletrodos, distribuídos em 64 fios extremamente flexíveis. Na prática, os chips eletrônicos “leem” as ondas cerebrais e enviam para o aplicativo. E é neste momento que a “mágica acontece”.
A autorização para que o primeiro implante fosse realizado saiu em setembro de 2023 e, até o fechamento desta matéria, apenas uma pessoa recebeu o chip cerebral da Neuralink. Ainda não há informações de que mais humanos tenham recebido o implante, mas as inscrições para voluntários foram abertas em setembro e eram voltadas para pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
Explicando os testes
Implementado pela primeira vez em janeiro, Elon Musk afirmou em um Spaces no X que a pessoa começou a testar o chip após recebê-lo na última semana de janeiro de 2024. Para os testes serem feitos, é necessário que o dispositivo tenha o aplicativo da Neuralink e o chip enviará as informações.
O processo de mover mouse com a mente funciona em quatro etapas:
- O cérebro indica que quer fazer o movimento de mover mouse com o pensamento;
- O chip recebe estas informações;
- Os dados são enviados para o aplicativo da Neuralink;
- A ação acontece no dispositivo emparelhado.
O progresso é bom e o paciente parece ter se recuperado totalmente, sem nenhum efeito nocivo de que tenhamos conhecimento. O paciente é capaz de mover um mouse pela tela apenas pensando.
Elon Musk sobre os testes da primeira pessoa com o implante cerebral da Neuralink
Pode-se dizer que a empresa teve sucesso nesta primeira etapa. O objetivo inicial era justamente permitir que uma pessoa não precisasse de um mouse físico e, agora que isso foi atingido, é hora de passar para a próxima etapa.
Próximos passos
Musk citou que sua empresa de biotecnologia irá focar em treinar a pessoa que recebeu o implante cerebral a clicar em uma opção da tela, mas sem precisar de um dispositivo físico para isso acontecer. O bilionário também comentou que tem planos de disponibilizar isso para tratar obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.
Estamos tentando fazer com que o maior número possível de botões seja pressionado pelo pensamento. É nisso que estamos trabalhando atualmente
Elon Musk sobre os testes da primeira pessoa com o implante cerebral da Neuralink
A empresa faz testes com o chip cerebral desde 2021, mas isso foi feito com macacos. Na época, a Neuralink afirmou que os animais estavam conseguindo jogar jogos como pongue com a mente. Os primeiros testes foram realizados em humanos três anos após disso e, por agora, apenas pessoas com mobilidade reduzida serão o foco.
Se pudesse, você receberia o implante cerebral da Neuralink? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Pesquisadoras criam brinco inteligente que monitora temperatura corporal
Com informações: Reuters (1 e 2)
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.