Depois de um ano atípico, com muitas surpresas e grande diversidade nas indicações, finalmente temos os vencedores do Oscar 2021, a grande premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Diferente dos anos anteriores, essa edição ocorreu em dois palcos: o tradicional Dolby Theater, e algumas partes foram apresentadas no Union Station, uma estação antiga e bem charmosa de Los Angeles.
A cerimônia do Oscar 2021 não contou com um único apresentador pelo terceiro ano consecutivo, e se abriu com a belíssima apresentação de Regina King, que já anunciou a primeira premiação em Roteiro. Além disso, uma outra novidade foi que todas as performances das canções originais foram feitas antes da cerimônia. E em palcos diferentes (alguns em seus próprios países) respeitando assim as normas de segurança. E também, os indicados que não moravam nos EUA, não se deslocaram de seus países. Neste ano a Academia enviou a estatuetas para seus vencedores.
E claro, além dos distanciamentos entre os indicados, todas as equipes da produção estão de máscara, e os indicados e apresentadores, apesar de não usar as máscaras, estão testados e vacinados.
Veja também nosso vídeo resumão do Oscar:
Vencedores do Oscar 2021
Melhor Filme
- Nomadland
Melhor Diretor
- Chloé Zhao – Nomadland
Além de melhor filme Chloé Zhao também levou na Melhor Direção. Esse ano foi surpreendente e histórico, pois foram indicadas duas mulheres na categoria de Direção — Emerald Fennell foi indicada também por Bela Vingança e isso nunca tinha acontecido em 93 anos de história do Oscar.
Melhor Roteiro Original
- Bela Vingança
Melhor Roteiro Adaptado
- Meu Pai
Melhor Atriz
- Frances McDormand – Nomadland
Melhor Ator
- Anthony Hopkins – Meu Pai
Melhor Atriz Coadjuvante
- Youn Yuh-jung – Minari
Mais um grande marco na história da Academia, a primeira mulher coreana a ganhar a estatueta nesta categoria. E em sua primeira indicação! Seu discurso foi maravilhoso, já pode ser convidada para apresentar a cerimônia.
Melhor Ator Coadjuvante
- Daniel Kaluuya – Judas e o Messias Negro
Merecídíssimo, Daniel Kaluuya leva a estatueta, e não só seu íncrível trabalho, Kaluuya entra entre os poucos homens de cor que levam a estatueta. A inclusão está realmente penetrando a maior premiação do cinema. É claro, um momento icônico é Kaluuya falando sobre a relação sexual de seus pais no fim de seu discurso.
Melhor Cinematografia/Fotografia
- Mank
Melhor Design de Produção
- Mank
Prêmio duplo. O longa que estava com 10 indicações, levou dois para casa.
Melhor Design de Figurino
- A Voz Suprema do Blues
Melhor Maquiagem e Penteado
- A Voz Suprema do Blues
Melhor Edição
- O Som do Silêncio
Melhor Efeitos Especiais
- Tenet
O trailer oficial do remake ‘Amor Sublime Amor‘ com direção de Steven Spielberg foi exibido durante a cerimônia. O filme da 20th Century Studios já havia liberado algumas fotos em 2020 e seu lançamento está previsto para dezembro de 2021.
Melhor Sonoplastia
- O Som do Silêncio
Já era esperado que O Som do Silêncio levasse nesta categoria, afinal o filme é exatamente uma grande história sobre música e surdez, o filme te transmite isso através do som no longa.
Melhor Trilha Sonora
- Soul
Melhor Música Original
- Fight for You de Judas e o Messias Negro
Logo após anunciado o vencedor de Música Original, houve uma pequena dinâmica, e Glenn Close brilhou ao chamar Kaluuya de criança, além de dar uma pequena aula de história, e deu um show dançando.
Melhor Curta Metragem
- Two Distant Strangers
Nas categorias de curtas, o tema principal foi a crítica contra o abuso de poder militar, e a Netflix levou a melhor. Two Distant Strangers relembra todos os homens e mulheres que morreram por serem pretos. Em resposta ao movimento #BlackLivesMatter, Two Distant Strangers é o curta que realmente demonstra o racismo em sua forma mais crua. Estatueta justamente merecida. Caso tenha ficado interessado, confira este ganhador do Oscar 2021.
Melhor Documentário
- Professor Polvo
Melhor Documentário em Curta-Metragem
- Colette
Melhor Animação em Curta-Metragem
- Se Algo Acontecer… Te Amo (If Anything Happens I Love You)
Melhor Animação
- Soul
Melhor Filme Internacional / língua não-inglesa
Com um discurso tocante, Thomas Vinterberg, relembra a alegria de sua filha que faleceu poucos dias depois que começaram a rodar o longa. O diretor chegou a se emocionar.
- Druk (Another Round) – Dinamarca
Confira também os ganhadores do Oscar 2020!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.